Pular para o conteúdo principal

ZONA DA MATA TEM NOVO CIRCUITO TURÍSTICO

Deputado Lafayette Andrada participa de cerimônia do Governo de Minas que certifica novo circuito turístico da Zona da Mata

por Isadora Sabino

O deputado Lafayette Andrada (PSDB) participou da certificação do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce, em Alto Rio Doce, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG), no dia 24 de junho. A nova associação do circuito turístico é integrada por seis municípios da região da Zona da Mata. Além da cidade anfitriã, também fazem parte da associação os municípios de Cipotânea, Presidente Bernardes, Ressaquinha, Senador Firmino e Senhora dos Remédios.Segundo Lafayette, o novo circuito é um avanço no setor turístico da região. “Através da associação, as cidades participantes, além de serem contemplados pela Secretaria de Turismo com sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço do setor, serão ainda promovidas a destino turístico. É uma excelente oportunidade para movimentar a economia dessas cidades”, avaliou o deputado.A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, que presidiu a solenidade, disse que “a Associação do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce passou a integrar a política pública de turismo do Estado, que prevê a descentralização da gestão por meio do fortalecimento das instâncias de governança”, explicou. Na avaliação do presidente da Associação do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce, Marcos Túlio Barreto, a certificação significa a comunhão entre o Estado e uma entidade privada.


“Estamos somando esforços com o Governo de Minas para o desenvolvimento do turismo e a nossa expectativa é de que isso sirva de exemplo para que outros municípios da região também se sensibilizem quanto à importância do setor para a economia”, concluiu o presidente do circuito.Representantes do executivo e legislativo de cidades da região prestigiaram o evento e foram recepcionados num tradicional almoço mineiro, oferecido pela prefeita da cidade anfitriã, Maria de Lourdes (PPS). Dentre eles, marcaram presença os prefeitos Mário Pereira (PSDB), de Carandaí; Luiz Moreira Pedrosa (PTB), de Cipotânea; Mário Tafuri (PMDB), de Desterro do Melo; Izaltino Souza (PSDB), de Presidente Bernardes; Ilário Lacerda (PMDB), de Oliveira Fortes; Frede (PP), de Ressaquinha; Sônia Milagres (PMDB), de Senhora dos Remédios; representado Senador Firmino, o vice-prefeito Varonil Oliveira (PMDB), e Paiva foi representada pelo chefe de gabinete do prefeito, Elson Fernandes.


Vereadores de Alto Rio Doce e ainda representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também compareceram ao evento.A Região da Nascente do Rio Doce compreende uma área montanhosa, na Serra da Mantiqueira, razão pela qual foi dado seu nome à nova Associação de Circuito Turístico. A origem dos municípios integrantes da Associação Circuito Turístico Nascente do Rio Doce está ligada ao Ciclo do Ouro, do apogeu à decadência. Todas as cidades fazem parte do projeto “Estrada Real”, trajeto percorrido para o escoamento das riquezas das Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.