Pular para o conteúdo principal

ANDRADA LANÇA LIVRO NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

Na última quinta-feira, 24, o vice- presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), o conselheiro Antônio Carlos Doorgal de Andrada, lançou o livro "Política, ainda é possível?". O evento aconteceu na Academia Mineira de Letras a partir das 19h. O livro é uma publicação da Editora Del Rey, e faz uma análise profunda da prática da política institucional contemporânea, através de um pensamento que se fixa pela experiência pessoal de um homem público que, além do conhecimento acadêmico, exerceu várias atividades nos poderes Executivo e Legislativo. O objetivo dessa obra é ampliar o debate sobre a funcionalidade da política na vida da coletividade. É um trabalho que traz mais perguntas do que respostas, mas que tem um tom ousado ao desconstruir antigas fórmulas ainda usadas pelas atuais instituições políticas.


"A prática política institucional contemporânea, em grande parte ainda presa a pressupostos estabelecidos nos primórdios da construção dos Estados liberais, apresenta-se amplamente superada num mundo cujas referências deixaram, há muito, de ser aquelas de outrora", mais a frente Andrada faz uma reflexão provocadora: "As transformações introduzidas pelas inovações tecnológicas e das comunicações, aceleraram o intercâmbio dos saberes, impondo a construção de uma sociedade do conhecimento dominada pelas ciências exatas, sobretudo a econômica, numa época que já pode ser denominada de pós-moderna. (...) É justamente para este mundo novo que as práticas políticas institucionais revelam- se superadas".

Antônio Carlos Doorgal de Andrada já escreveu outros livros que são referências para intelectuais, estudantes e pesquisadores. Além dos artigos publicados, que não são poucos, o conselheiro já publicou os livros: "Ideologias em luta" (1986); "Ensaios Históricos" (1987); "Um século de história - A imigração italiana em Barbacena" (1988); "Em defesa do Parlamento" (2003); "O Município na Federação brasileira - Uma proposta" (2003); "Computocracia - O Déficit Democrático da Globalização" (2007).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.