Pular para o conteúdo principal

ANDRADA LANÇA LIVRO NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

Na última quinta-feira, 24, o vice- presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), o conselheiro Antônio Carlos Doorgal de Andrada, lançou o livro "Política, ainda é possível?". O evento aconteceu na Academia Mineira de Letras a partir das 19h. O livro é uma publicação da Editora Del Rey, e faz uma análise profunda da prática da política institucional contemporânea, através de um pensamento que se fixa pela experiência pessoal de um homem público que, além do conhecimento acadêmico, exerceu várias atividades nos poderes Executivo e Legislativo. O objetivo dessa obra é ampliar o debate sobre a funcionalidade da política na vida da coletividade. É um trabalho que traz mais perguntas do que respostas, mas que tem um tom ousado ao desconstruir antigas fórmulas ainda usadas pelas atuais instituições políticas.


"A prática política institucional contemporânea, em grande parte ainda presa a pressupostos estabelecidos nos primórdios da construção dos Estados liberais, apresenta-se amplamente superada num mundo cujas referências deixaram, há muito, de ser aquelas de outrora", mais a frente Andrada faz uma reflexão provocadora: "As transformações introduzidas pelas inovações tecnológicas e das comunicações, aceleraram o intercâmbio dos saberes, impondo a construção de uma sociedade do conhecimento dominada pelas ciências exatas, sobretudo a econômica, numa época que já pode ser denominada de pós-moderna. (...) É justamente para este mundo novo que as práticas políticas institucionais revelam- se superadas".

Antônio Carlos Doorgal de Andrada já escreveu outros livros que são referências para intelectuais, estudantes e pesquisadores. Além dos artigos publicados, que não são poucos, o conselheiro já publicou os livros: "Ideologias em luta" (1986); "Ensaios Históricos" (1987); "Um século de história - A imigração italiana em Barbacena" (1988); "Em defesa do Parlamento" (2003); "O Município na Federação brasileira - Uma proposta" (2003); "Computocracia - O Déficit Democrático da Globalização" (2007).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...