Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE DISCUTE SUSTENTABILIDADE EM PORTUGAL

O futuro do planeta vem sendo debatido à exaustão. Medidas ecologicamente corretas estão sendo avaliadas e implementadas no Brasil. O Governo de Minas já aplica ações que garantem uma destinação e tratamento corretos dos resíduos sólidos em diversas regiões do Estado. No entanto, ainda há muito a ser feito e muito a ser aprendido. Dentro dessa vertente, o deputado Lafayette Andrada (PSDB) participou “ISWA/APESB World Congress 2009” – Congresso Mundial de Resíduos Sólidos - da International Solid Waste Association, na cidade de Belém, em Portugal. “Essa histórica cidade, de onde saíram os desbravadores do século XV para a inacreditável jornada em busca de territórios desconhecidos, serviu de berço para as novas concepções, ideias e soluções inovadoras no descarte e manejo de resíduos, tendo como foco a sustentabilidade do planeta”, explica o presidente da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, professor José Vieira.


O tema do congresso - “Transformando resíduos em ideias para um mundo melhor” - reuniu cerca de 800 pessoas de todo o mundo, com especialistas de vários setores da sociedade, do governo e líderes políticos para conduzirem os debates. O deputado Lafayette Andrada fez parte desse seleto grupo e é categórico na necessidade de se pensar alternativas para reduzir os impactos ambientais. “Essa é uma responsabilidade de todos nós. Precisamos nos articular, trocar experiências e conhecimento na busca de soluções inovadoras para o descarte de resíduos. No congresso foi possível analisar argumentos de política econômica, mudanças climáticas, e o entendimento publico versos o privado dentro desse cenário da sustentabilidade”, afirma.

Várias atividades, como sessões científicas e técnicas, além do Simpósio Ibero-Americano focado em paises Latino-Americanos, compuseram a plataforma de desafios das organizações nesse mundo globalizado. O saldo é bastante positivo. Tanto que “criaram uma pauta para um pré-congresso com temas como plano emergencial para gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de resíduo biológico, sustento de pequenas áreas e tratamento termal de resíduo”, completa o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...