Pular para o conteúdo principal

SEMINÁRIO DISCUTE INTEGRAÇÃO DAS POLICIAS DE MINAS E RIO DE JANEIRO

Estreitar e integrar ações entre as polícias militares dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esse é o objetivo do 1º Seminário de Integração das Polícias Militares de Minas Gerais e Rio de Janeiro, realizado pela 4ª Região de Polícia Militar nesta quinta-feira (1º), em Juiz de Fora, Zona da Mata mineira.
O evento visa a troca de informações e experiências entre os participantes, em busca do entrosamento em ações que necessitem da intervenção conjunta das corporações dos dois estados.

Na abertura do evento, o secretário de Estado de Defesa Social de Minas, Maurício Campos Júnior, destacou a importância de iniciativas de integração regional como esta. “A política de integração é um dos pilares da segurança pública em Minas Gerais. Em regiões de divisa, ações integradas facilitam e agilizam as rotinas de diligências e enfrentamento à criminalidade”, ressaltou.
De acordo com Maurício Campos, quanto melhor for o mecanismo para a troca de informações entre as polícias, maior será o sucesso no combate ao crime e a violência. Durante o encontro, que se estendeu até sexta (2), o secretário apresentou o modelo de segurança pública adotado em Minas. Ele tomou como ponto de partida a transformação da Secretaria de Estado de Justiça em Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ocorrida em 2002.
Como destaque, apresentou a integração das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e os investimentos feitos para que esse modelo obtenha resultados positivos.

Divisas

Em todo o Estado de Minas Gerais existem hoje 16 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), 91 unidades prisionais e 28 centros socioeducativos. Ainda neste ano, 12 cadeias públicas, atualmente administradas pela polícia civil, serão incorporadas ao sistema prisional da Seds. Outras quatro unidades, entre presídios e penitenciárias, serão inauguradas, liberando cada vez mais policiais civis e militares para os trabalhos de investigação e policiamento ostensivo.

Para o vice-prefeito de Juiz de Fora, José Eduardo de Freitas, o encontro trará mais segurança à população das cidades de fronteira. “A integração das polícias vai garantir mais qualidade de vida à população de Minas Gerais e das cidades do Rio de Janeiro que fazem divisa com nosso Estado”, afirmou.

O comandante geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, falou sobre a importância do alinhamento de estratégias para impedir que o crime organizado ultrapasse fronteiras. “Temos trabalhado diariamente para desarmar e impedir o trânsito dos criminosos. O Rio de Janeiro vive um momento de reação, com bons resultados, frutos de uma política de integração que importamos de Minas Gerais”, disse.

Em sua palestra, o comandante falou sobre a ideologia do crime organizado, o fenômeno da criminalidade nas favelas cariocas e citou o sucesso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), recentemente implementadas em aglomerados da capital fluminense. “O projeto está implantado em quatro complexos. Em uma primeira fase, entramos com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e, em seguida, com um grupo de soldados jovens, recém-formados que têm naquele local sua primeira experiência profissional e acabam criando um vínculo com a população daquela área”, explicou.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho