Aprenda a preparar a sobremesa que faz sucesso em Lavras, no Sul de Minas. Os produtores usam a fruta madura, que não é mais comercializada, para fazer a delícia. No sítio do agricultor Mozart Scarassatti tem goiaba o ano todo. A previsão para este mês é de 20 toneladas nas 1,3 mil goiabeiras. “Por causa de temperatura mais alta, umidade no solo maior, o dia mais longo e com mais luminosidade são fatores que influenciam na produção. Então, geralmente nessa época a produtividade chega a até o dobro”, falou. Já em outra fazenda da região o agricultor Hedeilson Figueiredo faz o manejo planejado para poder produzir mais na entressafra, de abril a dezembro, quando o preço é melhor. “Foi um modo que a gente adotou na fazenda para poder fornecer uma quantidade maior no mercado”, disse.
A fruta é comida ainda verde. Amadurecida ela não serve para a comercialização in natura. Uma opção para quem produz goiaba é processar a fruta. O produto que não pode ir para a mesa pode ser aproveitado na fabricação artesanal de polpas, doces e sorvetes. Essa é uma forma de agregar valor à fruta. Uma das delícias produzidas é o sorvete de goiabada. Os ingredientes para fazer cinco litros da receita são:
2 litros de leite
160 gramas de leite em pó
360 gramas de açúcar
20 gramas de liga neutra
500 gramas goiabada cremosa
O primeiro passo é colocar no liquidificado o leite, a liga neutra, metade da goiabada cremosa, o leite em pó e o açúcar. Bata por cerca cinco minutos. Depois, bata a massa pronta na sorveteira por cerca de dez minutos. Então, retire a massa e coloque num pote, mesclando com goiabada cremosa. Quem não tem a máquina pode encerrar o processo depois de bater os ingredientes no liquidificador. Pegue um pote para sorvete, mescle o pote e coloque a massa. Leve ao congelador e, depois de pronto, mescle novamente. Sorvete no ponto, é só se deliciar.
por Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário