Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NA UFJF DETECTA TUMORES NA MAMA

Técnica desenvolvida por mastologista de Juiz de Fora se mostra eficaz na localização de nódulos na mama e na segurança da retirada do tecido lesionado. Material não apresenta riscos, como o iodo, garante médico

Um polímero sintético extraído de silício, desenvolvido pelo mastologista Geraldo Vitral, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, tornou mais segura e eficaz a retirada de minúsculos tumores na mama, suspeitos de serem malignos. A substância, que integra um kit composto por polímero, agulha e seringa, será comercializada este ano por empresas de Manaus (AM) e São Paulo (SP). Elas adquiriram a patente do produto, batizado de BLD Marker (sigla em inglês que significa marcador da lesão mamária). “O polímero proporciona maior precisão cirúrgica que o contraste iodado radiológico”, conta Vitral.

O iodo, usado atualmente, é inserido na região do tecido da lesão suspeita por meio da técnica Roll (sigla em inglês para localização radioguiada de lesões ocultas), desenvolvido pelo Instituto Europeu de Oncologia, em 1996. O procedimento permite a marcação de lesões mamárias não detectáveis por palpação durante o procedimento cirúrgico, com o uso de ultrassonografias ou mamografias. No entanto, por utilizar o contraste iodado, a técnica apresenta dois problemas: risco de reações alérgicas, além de grande e rápida dispersão tecidual desse meio de contraste. “Ela não funciona adequadamente”, salienta o mastologista.

Já o polímero sintético polidimetilsiloxano (PDMS), que usará o mesmo método para ser injetado na mama, não apresenta qualquer restrição à sua aplicação em nenhum tipo de paciente. A substância permanece em contato com o corpo do paciente por um curto espaço de tempo — cerca de três horas. Ela não é absorvida pelo organismo e é retirada juntamente com a lesão.

O repasse da tecnologia do PDMS para a iniciativa privada foi feito pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF). A Universidade Federal de Juiz de Fora receberá royalties sobre a comercialização do produto. O BLD Marker aguarda o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março. A pesquisa de Vitral foi apresentada em congressos e publicada, em 2008, na Revista Brasileira de Mastologia. Além de receber prêmios internacionais, o estudo foi o único brasileiro selecionado para o 11° Congresso de Câncer de Mama de Milão, na Itália, no ano passado.
por Ricardo Beghini, do Correio Brasiliense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...