Pular para o conteúdo principal

GLOBO ESPORTE FALA DA RECONSTRUÇÃO DA CASA PELÉ EM TRÊS CORAÇÕES

No terreno da casa onde Pelé nasceu, só sobraram jaboticabeiras
Às vésperas do 70º aniversário de Pelé e de olho no crescimento do turismo, Três Corações, em Minas Gerais, e Bauru, em São Paulo, esforçam-se para homenagear seu "filho" mais famoso. A terra natal e a cidade que viu o Rei do Futebol crescer querem recuperar casas onde o ex-jogador morou antes de se transformar em uma das maiores celebridades do planeta. Um amplo terreno de 1.300 metros quadrados na antiga rua 13, atual rua Edson Arantes do Nascimento, promete ser a principal atração turística de Três Corações, cidade do sul de Minas Gerais que se orgulha de ser berço de Pelé. A rua não ganhou esse nome à toa. Foi lá que no dia 23 de outubro de 1940 nasceu o maior jogador de futebol da história. Mas da velha casa de Dondinho e Dona Celeste sobrou apenas o terreno, com quatro jabuticabeiras.

Pelé já disse que essas árvores estão nas primeiras memórias de sua infância. Ele deixou o local com três anos incompletos e a casa foi derrubada. Entretanto, a Prefeitura de Três Corações conseguiu verba para desapropriar o pequeno sobrado que foi construído no local. Até o ano que vem, uma réplica deve estar pronta. A ideia é mobiliar o local com peças de época. Tudo está sendo providenciado seguindo à risca as recordações de Dona Celeste, mãe do craque. Ela se reuniu com arquitetos contratados pela cidade e descreveu a casa, detalhe por detalhe. Isso foi necessário porque não há fotos do local. "Quando o desenho estava pronto, o mostramos a Dona Celeste e ela até se assustou, dizendo que, realmente, havia ficado muito parecido com a casa original', conta o secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Três Corações, Valério Neder. Entre a compra do terreno e a construção da casa, serão gastos R$ 211 mil. A verba vem do Ministério do Turismo.

"Acreditamos que o fluxo de turistas interessados em conhecer o local será intenso. Por isso, estamos nos empenhando para deixar tudo pronto o mais rápido possível", diz Neder. A ideia é contar com o próprio Rei do Futebol na inauguração ou pelo menos no lançamento da pedra fundamental. Pelé não visita Três Corações desde 1987. Boa parte da infância e adolescência de Pelé foi vivida no interior de São Paulo. Durante esse período, o craque morou em várias residências, mas a casa da rua 7 de Setembro, número 10 da quadra 4, se transformou em um ponto de referência para os bauruenses. Foi o primeiro imóvel adquirido por ele com o dinheiro ganho na conquista da Copa do Mundo de 1958.
do Globo Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.