No terreno da casa onde Pelé nasceu, só sobraram jaboticabeiras |
Às vésperas do 70º aniversário de Pelé e de olho no crescimento do turismo, Três Corações, em Minas Gerais, e Bauru, em São Paulo, esforçam-se para homenagear seu "filho" mais famoso. A terra natal e a cidade que viu o Rei do Futebol crescer querem recuperar casas onde o ex-jogador morou antes de se transformar em uma das maiores celebridades do planeta. Um amplo terreno de 1.300 metros quadrados na antiga rua 13, atual rua Edson Arantes do Nascimento, promete ser a principal atração turística de Três Corações, cidade do sul de Minas Gerais que se orgulha de ser berço de Pelé. A rua não ganhou esse nome à toa. Foi lá que no dia 23 de outubro de 1940 nasceu o maior jogador de futebol da história. Mas da velha casa de Dondinho e Dona Celeste sobrou apenas o terreno, com quatro jabuticabeiras.
Pelé já disse que essas árvores estão nas primeiras memórias de sua infância. Ele deixou o local com três anos incompletos e a casa foi derrubada. Entretanto, a Prefeitura de Três Corações conseguiu verba para desapropriar o pequeno sobrado que foi construído no local. Até o ano que vem, uma réplica deve estar pronta. A ideia é mobiliar o local com peças de época. Tudo está sendo providenciado seguindo à risca as recordações de Dona Celeste, mãe do craque. Ela se reuniu com arquitetos contratados pela cidade e descreveu a casa, detalhe por detalhe. Isso foi necessário porque não há fotos do local. "Quando o desenho estava pronto, o mostramos a Dona Celeste e ela até se assustou, dizendo que, realmente, havia ficado muito parecido com a casa original', conta o secretário de Cultura, Lazer e Turismo de Três Corações, Valério Neder. Entre a compra do terreno e a construção da casa, serão gastos R$ 211 mil. A verba vem do Ministério do Turismo.
"Acreditamos que o fluxo de turistas interessados em conhecer o local será intenso. Por isso, estamos nos empenhando para deixar tudo pronto o mais rápido possível", diz Neder. A ideia é contar com o próprio Rei do Futebol na inauguração ou pelo menos no lançamento da pedra fundamental. Pelé não visita Três Corações desde 1987. Boa parte da infância e adolescência de Pelé foi vivida no interior de São Paulo. Durante esse período, o craque morou em várias residências, mas a casa da rua 7 de Setembro, número 10 da quadra 4, se transformou em um ponto de referência para os bauruenses. Foi o primeiro imóvel adquirido por ele com o dinheiro ganho na conquista da Copa do Mundo de 1958.
do Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário