Maior exportadora de café industrializado do País, a mineira Café Bom Dia, responsável por mais da metade dos embarques de café torrado e moído para o exterior, especialmente para a América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, vai duplicar a sua capacidade produtiva. Nos próximos anos, a produção da fábrica, localizada em Varginha, no Sul de Minas, deve passar para 260 toneladas por dia. O plano de expansão é motivado pelo aquecimento dos negócios. Desde 2007, as vendas da Café Bom Dia, tanto para o mercado externo quanto para o doméstico, cresceram em torno de 14% ao ano, o dobro da média do setor. "No mercado externo, o potencial é enorme", diz Sydney Marques de Paiva, presidente da empresa, que emprega 450 funcionários e é dona de sete fazendas de café em Minas Gerais.
Segundo ele, a participação do Brasil no mercado mundial de café não chega a 1%, a despeito de sua condição de maior produtor mundial do grão. Alemanha e Itália lideram as exportações do produto industrializado, com cerca de 70% do mercado, mesmo não sendo produtoras de café. Em 2009, o Brasil exportou US$ 3,7 bilhões de café em grão e apenas US$ 29,6 milhões do produto torrado e moído, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
Mercado doméstico. O consumo interno também justifica a duplicação da produção da Café Bom Dia. De acordo com Paiva, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma demanda 10% menor, e está crescendo num ritmo mais veloz que o americano. "Dentro de três a quatro anos, assumiremos a liderança do consumo mundial", afirma Paiva. A Café Bom Dia tem oito marcas próprias de café e é responsável pela produção de mais de 90 produtos personalizados para clientes no Brasil, Estados Unidos, Chile e Canadá.
por Clayton Netz, de O Estado de São Paulo
Nova logomarca
A história do café Bom Dia começa em 1895, quando João Marques de Paiva plantou seu primeiro pé de café nas terras de Minas Gerais. Hoje, após quatro gerações, e sob o comando de Sydney Marques de Paiva, a empresa conta com oito marcas – Bom Dia, Sul de Minas, Princesa, Copa de Ouro, Marques de Paiva, Mr Coffee, Café Brazil e National Geographic Terra Firma, é responsável pela produção de mais de noventa produtos de marcas próprias de café no Brasil e também para o mercado dos EUA, Chile e Canadá, além de ser a maior exportadora de café torrado e moído do país com clientes na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
A fábrica, localizada em uma área de 65 000m² na cidade de Varginha, Sul de Minas Gerais, conta com tecnologia de ponta – o controle industrial é totalmente automatizado – para produzir até 130 toneladas de café por dia. Para abastecer a fábrica, são sete fazendas com mais de três milhões de pés de cafés e várias parcerias envolvendo produtores da região, que inclui os pequenos produtores com a certificação Fair Trade para garantir a qualidade de seu produto desde a origem. Certificações: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), ISO 22000 (segurança alimentar), Carbon Neutral, American Institute of Baking (AIB), British Retail Consortium (BRC), OU, Utz Kapech, FairTrade, Rainforest, Orgânico e ABIC.
A partir do dia 20 de novembro, a Café Bom Dia, maior exportadora de café torrado e moído e café torrado em grão do Brasil, coloca nos supermercados sua linha de cafés Bom Dia com nova identidade visual e um novo produto: o Bom Dia Superior. As novidades refletem o processo de renovação da marca, que tem como objetivo mostrar o verdadeiro valor de sua marca para o consumidor, aumentando suas vendas em 30% em 2011.
Para o lançamento do café Bom Dia Superior foi criada uma embalagem especial para o produto: uma lata comemorativa. A lata de 1kg, na cor roxa, traz palavras e frases soltas e cheias de alto astral como Espalhe Alegria, Pense Menos, Um Dia de Cada Vez, Nunca Diga Nunca e Sonhe. É uma edição limitada que pode servir como presente de Natal. O empacotamento de café em lata é mais uma novidade no mercado nacional (só é possível graças a alta tecnologia que a fábrica desenvolveu para atender aos exigentes mercados que trabalha), além de ter um prazo de validade muito maior, também pode ser utilizado para armazenar o pó de café e outros produtos.
com Inteligemcia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário