Pular para o conteúdo principal

CAFÉ BOM DIA DUPLICA PRODUÇÃO EM VARGINHA

Maior exportadora de café industrializado do País, a mineira Café Bom Dia, responsável por mais da metade dos embarques de café torrado e moído para o exterior, especialmente para a América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, vai duplicar a sua capacidade produtiva. Nos próximos anos, a produção da fábrica, localizada em Varginha, no Sul de Minas, deve passar para 260 toneladas por dia. O plano de expansão é motivado pelo aquecimento dos negócios. Desde 2007, as vendas da Café Bom Dia, tanto para o mercado externo quanto para o doméstico, cresceram em torno de 14% ao ano, o dobro da média do setor. "No mercado externo, o potencial é enorme", diz Sydney Marques de Paiva, presidente da empresa, que emprega 450 funcionários e é dona de sete fazendas de café em Minas Gerais.

Segundo ele, a participação do Brasil no mercado mundial de café não chega a 1%, a despeito de sua condição de maior produtor mundial do grão. Alemanha e Itália lideram as exportações do produto industrializado, com cerca de 70% do mercado, mesmo não sendo produtoras de café. Em 2009, o Brasil exportou US$ 3,7 bilhões de café em grão e apenas US$ 29,6 milhões do produto torrado e moído, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Mercado doméstico. O consumo interno também justifica a duplicação da produção da Café Bom Dia. De acordo com Paiva, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma demanda 10% menor, e está crescendo num ritmo mais veloz que o americano. "Dentro de três a quatro anos, assumiremos a liderança do consumo mundial", afirma Paiva. A Café Bom Dia tem oito marcas próprias de café e é responsável pela produção de mais de 90 produtos personalizados para clientes no Brasil, Estados Unidos, Chile e Canadá.
por Clayton Netz, de O Estado de São Paulo

Nova logomarca
A história do café Bom Dia começa em 1895, quando João Marques de Paiva plantou seu primeiro pé de café nas terras de Minas Gerais. Hoje, após quatro gerações, e sob o comando de Sydney Marques de Paiva, a empresa conta com oito marcas – Bom Dia, Sul de Minas, Princesa, Copa de Ouro, Marques de Paiva, Mr Coffee, Café Brazil e National Geographic Terra Firma, é responsável pela produção de mais de noventa produtos de marcas próprias de café no Brasil e também para o mercado dos EUA, Chile e Canadá, além de ser a maior exportadora de café torrado e moído do país com clientes na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

A fábrica, localizada em uma área de 65 000m² na cidade de Varginha, Sul de Minas Gerais, conta com tecnologia de ponta – o controle industrial é totalmente automatizado – para produzir até 130 toneladas de café por dia. Para abastecer a fábrica, são sete fazendas com mais de três milhões de pés de cafés e várias parcerias envolvendo produtores da região, que inclui os pequenos produtores com a certificação Fair Trade para garantir a qualidade de seu produto desde a origem. Certificações: ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), ISO 22000 (segurança alimentar), Carbon Neutral, American Institute of Baking (AIB), British Retail Consortium (BRC), OU, Utz Kapech, FairTrade, Rainforest, Orgânico e ABIC.

A partir do dia 20 de novembro, a Café Bom Dia, maior exportadora de café torrado e moído e café torrado em grão do Brasil, coloca nos supermercados sua linha de cafés Bom Dia com nova identidade visual e um novo produto: o Bom Dia Superior. As novidades refletem o processo de renovação da marca, que tem como objetivo mostrar o verdadeiro valor de sua marca para o consumidor, aumentando suas vendas em 30% em 2011.

Para o lançamento do café Bom Dia Superior foi criada uma embalagem especial para o produto: uma lata comemorativa. A lata de 1kg, na cor roxa, traz palavras e frases soltas e cheias de alto astral como Espalhe Alegria, Pense Menos, Um Dia de Cada Vez, Nunca Diga Nunca e Sonhe. É uma edição limitada que pode servir como presente de Natal. O empacotamento de café em lata é mais uma novidade no mercado nacional (só é possível graças a alta tecnologia que a fábrica desenvolveu para atender aos exigentes mercados que trabalha), além de ter um prazo de validade muito maior, também pode ser utilizado para armazenar o pó de café e outros produtos.
com Inteligemcia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho