Pular para o conteúdo principal

DISQUE DENÚNCIA BATE RECORDE EM MINAS

Estatísticas expressivas de denúncias e credibilidade do serviço junto à população deram fôlego para criação de novo programa de recaptura de foragidos: o “Procura-se”. O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), apresentou, nesta terça-feira, 4, um balanço dos quatro anos de atividade do Disque Denúncia Unificado (DDU – 181). Juntamente com o comandante da 1ª Região da Polícia Militar, coronel José Geraldo de Azevedo Lima, a chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, delegada-geral Tania Darc, e o gerente de projetos do Instituto Minas Pela Paz, Maurílio Pedrosa, o secretário aproveitou a oportunidade para lançar um novo programa de captura de criminosos foragidos da Justiça, o “Procura-se”.

O 181 Disque Denúncia, serviço unificado das Polícias Militar, Civil, e do Corpo de Bombeiros no combate à violência, crimes e sinistros, completa quatro anos de atuação no mês de outubro com um balanço positivo. Foram 3,5 milhões de ligações recebidas e mais de 208 mil denúncias desde a sua implementação, resultando na condução de 26.949 pessoas. Quase três milhões de reais (R$ 2.937.700,00) foram recolhidos pelo desmantelamento do tráfico de entorpecentes e de jogos de azar via ligações ao 181. Outras 13 toneladas de drogas, entre papelotes de cocaína, buchas de maconha e pedras de crack, também foram apreendidas graças ao serviço. Nestes quatro anos de 181, das 208,9 mil denúncias recebidas pelo Disque Denúncia, que já abrange todo o Estado de Minas Gerais, a maior parte veio do interior do Estado (47%), 28% de Belo Horizonte e 25% das cidades da Região Metropolitana. 

Em 2011, a média mensal foi de 5.800 denúncias recebidas, sendo que, somente em agosto deste ano, foram 7.068 denúncias, o recorde de denúncias em um único mês, dos quatro anos de atuação. A grande maioria das denúncias recebidas por meio do DDU tem como natureza o tráfico de entorpecentes/drogas. No último ano, de um total de 67.871 denúncias, 66% eram desta tipificação. Em quatro anos foram apreendidos através do Disque Denúncia: 167.422 pedras de crack, 158.336 buchas de maconha, 48.705 papelotes de cocaína, 3.397 armas de fogo, 10.956 máquinas caça-níquel, 11.506 animais silvestres e 405.757 produtos pirateados, entre CDs e DVDs.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.