Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE NEGA SAÍDA DA PASTA DA DEFESA SOCIAL

Secretário anunciou que o sub-secretário Ronaldo Araújo Pedron irá trabalhar direto com o governador Antonio Anastasia
O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), negou na terça-feira, 24, ao Hoje em Dia que vá deixar o cargo. Segundo ele, não existe crise na área e o governador Antonio Anastasia (PSDB) não o procurou para conversar sobre os rumos da pasta bem como os últimos episódios envolvendo as polícias. “Não sei, acho que fico. Hora nenhuma ele (o governador) não deu nenhum sinal”, afirmou, ao ser questionado se deixaria o cargo. Quando perguntado, porém, se queria permanecer, ele se limitou a dizer. “Estou pronto para servir ao governo”.

No início deste ano começaram a surgir especulações de que Andrada iria retornar à Assembleia Legislativa. Assumiria a liderança do Executivo no lugar do virtual candidato a prefeito de Uberlândia, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB). As suspeitas cresceram, após incidentes envolvendo as polícias Militar e Civil, e culminaram com a troca do comando da Polícia Militar. Saiu o coronel Renato Vieira de Souza, comandante geral da PM. Em seu lugar, entrará o coronel Márcio Martins Sant’Ana.

Também deixa o posto a Georgia Ribeiro Rocha, responsável pela integração entre as policiais. Andrada também anuncia que mais um quadro do alto escalão sairá. Desta vez, será Ronaldo Araújo Pedron. Ele irá trabalhar direto com o governador. “O que está acontecendo são trocas já previstas”, informou Andrada. Segundo ele, a crise na Defesa Social, bem como a envolvendo as polícias, é artificial. “Estou procurando onde está a crise. Não existe”, completou.

Andrada disse que o modelo de integração das polícias em Minas é exemplo a ser seguido. “Com frequência recebo ligações de outros estados para conhecer o Igesp (Integração da Gestão da Segurança Pública)”, completou. Desde o primeiro ano de gestão do então governador Aécio Neves (PSDB), hoje senador, ocorre a integração das polícias.

“No princípio, houve dificuldades”, afirmou. Pelo modelo, PM e Polícia Civil, além de Bombeiros e agentes penitenciários, devem atuar em conjunto. Antes de 2003, por exemplo, os militares não tinham acesso ao banco de dados dos civis. Se uma pessoa fosse abordada pela PM, poderia ser foragida, mas saía impune porque não havia meios de saber se ela tinha mandado de prisão expedido. Também foram criadas áreas de atuação, seguindo uma circunferência territorial.
por Amália Goulart, do Hoje Em Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...