Pular para o conteúdo principal

NOVAS REGRAS PARA DE BOTA-FORA EM LAVRAS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), apresentou na manhã desta terça-feira, 27, detalhes do Sistema de Gestão de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, que será implantado em Lavras, no Sul de Minas, e que tem como meta principal regulamentar o descarte do entulho oriundo de construção civil, de serviços de capina, terraplanagem ou mesmo de particulares, adequando o município às exigências da Resolução 307/2012 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Lavras não tem legislação específica para a questão do descarte, o que resultou num enorme passivo ambiental em decorrência da disposição irregular de entulho, com risco para a saúde pública e para as famílias que residem próximas dos locais utilizados para tal finalidade. A prioridade é erradicar os bota-foras na cidade, inclusive aqueles que atualmente possuem autorização, disponibilizando uma área própria para o descarte desses materiais localizada próximo ao aterro de lixo controlado da cidade, na BR-265.

Legislação Federal
A legislação federal prevê que cada município elabore um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, que além de estipular que seja disponibiliza uma área adequada para o descarte desses materiais, estabelece os processos de licenciamento para as áreas de beneficiamento, proíbe a disposição dos resíduos de construção em áreas não licenciadas; incentiva à reinserção dos resíduos reutilizáveis ou reciclados e define critérios para o cadastramento de transportadores, além de ações educativas e de orientação dos agentes envolvidos.
 
Calendário
As novas regras passam a valer a partir de 15 de setembro, quando fica proibido o descarte de resíduos de construção civil ou volumosos nos bota-foras, ficando o infrator sujeito a multas pelo descumprimento da legislação, podendo inclusive haver cassação do alvará, conforme a Legislação Municipal.

Participaram da reunião os representantes de empresas ligadas ao setor, como construtoras, empresas de terraplanagem, de transporte de entulho, marmorarias, entre outras atividades, que terão que se adequar às normas que farão parte de projeto de lei que será encaminhado a Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...