Pular para o conteúdo principal

NOVAS REGRAS PARA DE BOTA-FORA EM LAVRAS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), apresentou na manhã desta terça-feira, 27, detalhes do Sistema de Gestão de Resíduos da Construção Civil e Resíduos Volumosos, que será implantado em Lavras, no Sul de Minas, e que tem como meta principal regulamentar o descarte do entulho oriundo de construção civil, de serviços de capina, terraplanagem ou mesmo de particulares, adequando o município às exigências da Resolução 307/2012 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Lavras não tem legislação específica para a questão do descarte, o que resultou num enorme passivo ambiental em decorrência da disposição irregular de entulho, com risco para a saúde pública e para as famílias que residem próximas dos locais utilizados para tal finalidade. A prioridade é erradicar os bota-foras na cidade, inclusive aqueles que atualmente possuem autorização, disponibilizando uma área própria para o descarte desses materiais localizada próximo ao aterro de lixo controlado da cidade, na BR-265.

Legislação Federal
A legislação federal prevê que cada município elabore um Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil, que além de estipular que seja disponibiliza uma área adequada para o descarte desses materiais, estabelece os processos de licenciamento para as áreas de beneficiamento, proíbe a disposição dos resíduos de construção em áreas não licenciadas; incentiva à reinserção dos resíduos reutilizáveis ou reciclados e define critérios para o cadastramento de transportadores, além de ações educativas e de orientação dos agentes envolvidos.
 
Calendário
As novas regras passam a valer a partir de 15 de setembro, quando fica proibido o descarte de resíduos de construção civil ou volumosos nos bota-foras, ficando o infrator sujeito a multas pelo descumprimento da legislação, podendo inclusive haver cassação do alvará, conforme a Legislação Municipal.

Participaram da reunião os representantes de empresas ligadas ao setor, como construtoras, empresas de terraplanagem, de transporte de entulho, marmorarias, entre outras atividades, que terão que se adequar às normas que farão parte de projeto de lei que será encaminhado a Câmara Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...