Pular para o conteúdo principal

ELITE ECONÔMICA

O Ibope analisou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para identificar as cidades que formam a elite econômica do país. O estudo chegou a um seleto grupo de 48 cidades cuja economia e geração de empregos avançam a taxas médoas que chegam ao dobro do registrado no restante do país. Com intenso volume de atração de investimentos e alto índice de geração de empregos, Pouso Alegre integra o time de campeãs do desenvolvimento. Em Minas, apenas três cidades constam na lista. Betim e Ribeirão das Neves fecham o trio.

Num intervalo de seis anos, de 2004 a 2010, a elite econômica integrada por Pouso Alegre registrou um crescimento médio de 153% de seu Produto Interno Bruto (PIB), indicador usado para medir o avanço global da economia. No mesmo período, o PIB brasileiro cresceu 94%. Já o emprego formal subiu 39% em todo o país de 2004 a 2010, mas no grupo das médias ligeiras o incremento foi de 70%. No caso de Pouso Alegre a distância é ainda maior. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico revelam que o município gera o dobro de empregos do país. Nos últimos cinco anos, Pouso Alegre gerou um emprego para cada 12 habitantes. No restante do país, a proporção para o mesmo período foi de um emprego para cada 27 habitantes.

O prefeito Agnaldo Perugini avalia que a cidade alcançou um lugar na elite econômica do país por todas as características positivas que reúne a serviço de uma atividade econômica diversificada e eficiente. "Pouso Alegre tem ótima localização logística. Isso é fato. Mas só essa vantagem competitiva não era suficiente para atrair os grandes investidores. Por isso, um dos pilares de nossa política de atração de investimentos é mostrar que o diferencial do município vai além ", considera. Para Perugini, a cidade também oferece ótima infraestrutura, excelente material humano e tem na administração pública eficiente e imparcial mais uma forma de criar um bom ambiente para os negócios. "Todo empreendimento que venha agregar valor a economia do município recebe total apoio da administração", ressalta.
Política inovadora
Desde 2010, Pouso Alegre soma 21 novas empresas de médio e grande porte que estão investindo R$ 1,8 bilhão em suas plantas. A política de atração de investimentos adotada pelo governo Perugini é considerada uma das mais inovadoras e eficazes do país. Além de apresentar as vantagens competitivas da cidade por sua localização logística e boa infraestrutura, a Prefeitura se dedica a criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios. Abrir uma empresa em Pouso Alegre, por exemplo, leva, em média, quatro dias. O município ainda conde incentivos como isenções fiscais para empreendimentos de grande porte. Em alguns casos, o município pode até doar áreas, como ocorreu com a empresa XCMG. Para o maior investimento único da China no país (R$ 1 bilhão até 2015) foi doada uma área de 225 mil m².

A ordem agora, é fazer da cidade centro de excelência nos segmentos industriais em que tem uma cadeia de produção competitiva. “Com o parque industrial em franca expansão e forte atuação em diversos ramos da produção (farmacêutico, alimentício, autopeças, têxtil), Pouso Alegre prioriza hoje investimentos que agreguem valor à sua economia, com capacidade de gerar boas oportunidades de trabalho e bons salários”, aponta o prefeito Agnaldo Perugini.

Cidades médias se destacam
Os municípios que integram a elite econômica do país são os principais expoentes de um conjunto de 133 cidades que, juntas, detêm 64% do poder de consumo no Brasil. Só as 48 maiores concentram 7% da população, respondem por 8,8% da riqueza gerada pelo país e empregam 7,7% do total de pessoas com carteira de trabalho assinada.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.