Pular para o conteúdo principal

PASSOS TERÁ CENTRO SOCIOEDUCATIVO

A cidade de Passos, no Sul do Estado, vai receber um Centro Socioeducativo para internação de adolescentes em conflito com a lei até o segundo semestre do próximo ano. A decisão foi tomada em reunião do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, com representantes da Justiça, Ministério Público e lideranças políticas e policiais da cidade. 

O novo Centro de Internação terá capacidade para abrigar 48 adolescentes e funcionará no antigo prédio da Escola Estadual Neca Quirino, no Bairro Belo Horizonte. O local será adaptado para receber os jovens em conflito com a lei segundo as regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Nesta obra, que começa já nas próximas semanas, o Estado investirá cerca de R$ 3,5 milhões. 

Além da internação, nas unidades socioeducativas, como a que será inaugurada em Passos, os adolescentes que cometeram atos infracionais participam de cursos, de projetos culturais, esportivos e de inclusão social. Os jovens também frequentam aulas regulares dos ensinos fundamental e médio e são atendidos por equipe técnica especializada.

Benefício Social
Além das questões afetas a segurança, o Centro Socioeducativo de Passos vai trazer benefícios sociais para a região, como a geração de empregos. De forma direta, assim que a unidade for inaugurada, devem ser criados cerca de 130 novos postos de trabalho, entre técnicos, agentes socioeducativos e cargos de gestão e direção, de acordo com a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio. 

Câmeras do Olho Vivo
Durante a reunião em Passos, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, falou das ações de segurança que foram tomadas neste ano após a vinda da cúpula da Defesa Social para a cidade, em 2012, na reunião do Comitê de Monitoramento dos Crimes Violentos.
O sistema de monitoramento Olho Vivo, anunciado na última reunião, já está com todas as 16 câmeras licitadas e deve entrar em funcionamento até março do próximo ano. 

A instalação do Grupamento Especializado em Áreas de Risco (Gepar) da Polícia Militar no Bairro Novo Horizonte, realizado este ano, e requerido na última reunião com a cúpula da Defesa Social também está trazendo bons resultados. Segundo informações das polícias locais, enquanto em 2012 ocorreram 12 homicídios na área onde agora atua o GEPAR, em 2013, já com os trabalhos do grupo, foi registrado apenas um homicídio.
Crédito foto: Fernanda Leonel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.