Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SITUAÇÃO DO RIO ITAPECERICA

Atendendo a um pedido do ambientalista Jairo Gomes Viana, presidente da ONG SOS Rio Itapecerica, por meio do presidente da Comissão de Saúde, Meio-Ambiente e Ciências da Câmara, vereador Edimilson Andrade, foi realizada Audiência Pública para discutir a situação do Rio Itapecerica, em Divinópolis, no Centro-Oeste, que segundo a denúncia apresentada, estaria com níveis de poluição muito altos.

A audiência teve início com a explanação da Equipe de Governo que apresentou o Plano Municipal para recuperação do Rio Itapecerica e na sequência o presidente da Mesa, Vereador Edimilson, abriu para questionamentos do público que em vários momentos manifestou insatisfação com o serviço prestado pela Copasa no que tange ao tratamento do esgoto do município. Um dos principais pontos questionados foi a cobrança do serviço antes de este ser efetuado. Munícipes também cobraram agilidade nas obras de instalação do sistema de tratamento, já que mesmo questionando o modelo, o contrato foi firmado com a prestadora.

O ambientalista Jairo Gomes dispôs de um tempo maior para sua explanação e apresentou dados sobre a situação do Rio itapecerica inclusive relatando incidentes envolvendo empresas da cidade que causaram grandes danos ambientais. Jairo também questionou algumas ações da Copasa, atentou para a necessidade de se preservar as nascentes que abastecem o rio e denunciou a situação de praga em que se encontra a proliferação de aguapés. A fala de Jairo Gomes foi complementada pela do ambientalista Marcos Vilela que denunciou ainda o aterramento de nascentes e e trouxe outros dados sobre o rio que corta Divinópolis.

Após a explanação dos ambientalistas e questionamentos do público foi dada a palavra aos integrantes da Mesa que puderam esclarecer as duvidas dos presentes. Questionado sobre a situação da cobrança da taxa para tratamento de esgoto antes da existência do serviço, o representante do Ministério Público, o Promotor Francisco Generoso informou que o MP já impetrou várias ações neste sentido mas que a empresa Copasa tem conseguido sair-se vitoriosa na maioria das cidades em que isto ocorreu. O Promotor também orientou o público que estava munido de denúncias a formalizarem a entrega das mesmas para que o órgão possa agir.

Acusada de não apresentar a agilidade esperada para implantação de 100% da rede coletora e tratadora de esgoto, a empresa COPASA, representada no ato por Maurício Pereira, deixou claro que as obras estão em andamento conforme o cronograma e que em até 2016 estarão totalmente concluídas possibilitando que o rio se recupere naturalmente a partir do momento em que não receber mais dejetos da cidade e da região.

O presidente da Comissão Edimilson Andrade coletou todos os dados fornecidos pelos presentes, inclusive demandas protocoladas pela presidente do Partido Verde, Iris Moreira e informou que fará o acompanhamento de todo o cronograma estabelecido para que o mesmo ocorra dentro dos prazos, inclusive adotando medidas legais cabíveis quando necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...