Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI PARTICIPAM DE CERIMÔNIA COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

A presidente Dilma Rousseff entre os estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras
Os alunos da Unifei, Maurício Andere e João Paulo Barbosa, durante a cerimônia no Palácio do Planalto
Os alunos Maurício Esper Andere, de Engenharia Elétrica, e João Paulo de Almeida Barbosa, de Engenharia de Controle e Automação, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participaram da cerimônia de comemoração ao cumprimento de metas do Programa Ciência sem Fronteiras, com a presença da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Durante o evento de lançamento da segunda etapa do Programa Ciência sem Fronteiras, a presidente anunciou que o governo federal irá oferecer 100 mil novas bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros. O chamado “Ciência sem Fronteiras 2.0” entrará em vigor a partir de 2015. A primeira etapa do programa concedeu bolsas a 83 mil estudantes.

“Definimos nova fase do Ciência sem Fronteiras. Mais 100 mil bolsas para todos os jovens brasileiros que passarem e se classificarem a partir do processo de seleção”, informou Dilma na solenidade. A presidente destacou ainda que o Programa, que tem foco nas ciências exatas, sobretudo em cursos de engenharia, ajudará o país a se desenvolver tecnologicamente. “Esse é um programa feito para garantir ao Brasil condições de gerar aqui inovação, aumentar o interesse pelas ciências exatas e a aplicação de tecnologia em todas as áreas”, complementou a chefe do Executivo.

A presidente falou durante seu pronunciamento que a experiência em faculdades de outros países dá aos estudantes “novas perspectivas”. “Essas bolsas têm papel importante para os estudantes de graduação. Mostram os processos mais avançados existentes no mundo no que se refere ao estudo”.

Dilma ressaltou que as bolsas são concedidas conforme a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (nota igual ou superior a 600 pontos) e o rendimento acadêmico na universidade no Brasil. “Ao Ciência sem Fronteira não importa a origem ou classe social da pessoa. Se ela se esforçou, pode participar do Ciência sem Fronteira. Para fazer jus ao programa, há um critério meritocrático”, destacou a presidente.

O aluno Maurício Andere ingressou na Unifei em 2009 e está no último ano do curso de Engenharia Elétrica. Em 2012, participou do Ciência sem Fronteiras na University of Idaho (Estados Unidos) e realizou estágio na Schweitzer Engineering Laboratories, empresa conceituada mundialmente na área de proteção de sistemas elétricos.

Já o aluno João Paulo Barbosa, de Engenharia de Controle e Automação da Unifei, foi para o Ciência sem Fronteiras em junho de 2012, na Califórnia State University, Fullerton, sendo posteriormente transferido para a Califórnia State University, Chico, ambas nos Estados Unidos. Nos seus últimos meses no país, realizou pesquisa e curso de verão na Stanford University.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho