Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DA UNIFEI PARTICIPAM DE CERIMÔNIA COM A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

A presidente Dilma Rousseff entre os estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras
Os alunos da Unifei, Maurício Andere e João Paulo Barbosa, durante a cerimônia no Palácio do Planalto
Os alunos Maurício Esper Andere, de Engenharia Elétrica, e João Paulo de Almeida Barbosa, de Engenharia de Controle e Automação, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participaram da cerimônia de comemoração ao cumprimento de metas do Programa Ciência sem Fronteiras, com a presença da presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Durante o evento de lançamento da segunda etapa do Programa Ciência sem Fronteiras, a presidente anunciou que o governo federal irá oferecer 100 mil novas bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros. O chamado “Ciência sem Fronteiras 2.0” entrará em vigor a partir de 2015. A primeira etapa do programa concedeu bolsas a 83 mil estudantes.

“Definimos nova fase do Ciência sem Fronteiras. Mais 100 mil bolsas para todos os jovens brasileiros que passarem e se classificarem a partir do processo de seleção”, informou Dilma na solenidade. A presidente destacou ainda que o Programa, que tem foco nas ciências exatas, sobretudo em cursos de engenharia, ajudará o país a se desenvolver tecnologicamente. “Esse é um programa feito para garantir ao Brasil condições de gerar aqui inovação, aumentar o interesse pelas ciências exatas e a aplicação de tecnologia em todas as áreas”, complementou a chefe do Executivo.

A presidente falou durante seu pronunciamento que a experiência em faculdades de outros países dá aos estudantes “novas perspectivas”. “Essas bolsas têm papel importante para os estudantes de graduação. Mostram os processos mais avançados existentes no mundo no que se refere ao estudo”.

Dilma ressaltou que as bolsas são concedidas conforme a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (nota igual ou superior a 600 pontos) e o rendimento acadêmico na universidade no Brasil. “Ao Ciência sem Fronteira não importa a origem ou classe social da pessoa. Se ela se esforçou, pode participar do Ciência sem Fronteira. Para fazer jus ao programa, há um critério meritocrático”, destacou a presidente.

O aluno Maurício Andere ingressou na Unifei em 2009 e está no último ano do curso de Engenharia Elétrica. Em 2012, participou do Ciência sem Fronteiras na University of Idaho (Estados Unidos) e realizou estágio na Schweitzer Engineering Laboratories, empresa conceituada mundialmente na área de proteção de sistemas elétricos.

Já o aluno João Paulo Barbosa, de Engenharia de Controle e Automação da Unifei, foi para o Ciência sem Fronteiras em junho de 2012, na Califórnia State University, Fullerton, sendo posteriormente transferido para a Califórnia State University, Chico, ambas nos Estados Unidos. Nos seus últimos meses no país, realizou pesquisa e curso de verão na Stanford University.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.