Pular para o conteúdo principal

GILBERTO ABRAMO FALA DOS DESAFIOS DE COMANDAR O PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO EM MINAS


Casado há 28 anos, pai de família, o nosso entrevistado da semana, apesar de ter nascido no interior de São Paulo, se considera cidadão mineiro – com direito a sotaque mansinho e pão de queijo todo dia à mesa. 

Em Minas Gerais, estado onde vive há 16 anos, ele foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas. Além de ser parlamentar, o republicano também é formado em marketing político, planejamento estratégico e gestão pública. 

Recentemente ele topou o desafio de assumir a presidência estadual do PRB-MG a convite do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. Desta vez, a Agência PRB Nacional conversa sobre metas, desafios e eleições 2016 com o novo presidente regional Gilberto Abramo.

Entrevista

Portal PRB: Como o senhor encarou a nova missão de assumir a presidência regional do PRB de Minas Gerais?
Gilberto Abramo: Na verdade, eu já fazia parte da própria Executiva Estadual e o trabalho sempre foi pautado no crescimento. A Executiva sempre teve consciência de que o partido deveria crescer no estado, como a Nacional tem a consciência de que é importante crescer no País. Então, a partir do momento que eu assumi a presidência, o objetivo não mudou, pelo contrário, ele intensificou a minha responsabilidade de dar continuidade àquilo que já vínhamos sustentando no pleito em que eu fazia parte da Executiva do partido.

Portal PRB: E qual a sua expectativa?
G.A. - A minha expectativa é muito boa até porque eu gosto de desafio. E a própria Executiva Nacional deu uma demonstração clara de que, quando nós traçamos um objetivo e o objetivo é um grande desafio, tendo trabalho, tendo esforço e empenho, nós podemos chegar lá. A exemplo do que aconteceu nas últimas eleições – de oito deputados federais para 21 deputados. Então, não é qualquer partido que tem essa capacidade, a não ser aqueles que realmente abraçam e desejam o crescimento.

Portal PRB: O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, tem frisado que o desafio do PRB é resgatar a prática da boa política. Como o PRB-MG pretende encarar este propósito?
G.A. – Eu acredito que na política atual existem boas pessoas com boas intenções, mas talvez sejam a minoria, pessoas que não estão trilhando o caminho da política, mas que têm boas intenções. Acredito que elas precisam despertar porque se elas não forem despertadas e a política ser gerenciada pelos maus políticos, acredito que dificilmente nós conseguiremos uma mudança. Então, o propósito do PRB-MG, e creio que o do partido em todo o Brasil, é o de trazer pessoas que de repente não estejam envolvidas diretamente com a política, mas que, a partir do momento que nós despertarmos nelas esse interesse, elas tenham sim o desejo de ingressarem na política e que possam nos ajudar a implantar uma política voltada para o cidadão.

Portal PRB: Quais metas o senhor já estabeleceu para os coordenadores municipais?
G.A. – Eu tenho dito que a responsabilidade não é exclusiva minha, nem da Executiva, mas a responsabilidade é de todo mundo.Tivemos uma reunião com todos os coordenadores municipais para traçar as metas das eleições de 2016. Hoje nós temos quase 200 vereadores no estado, a nossa meta para a proporcional é chegar ao número de 600 vereadores. Já na majoritária, atualmente nós temos entre prefeitos e vice-prefeitos 16 nomes e nós queremos pelo menos aumentar para 40. Esta é a meta que nós traçamos para todos os coordenadores.

Portal PRB: E quais ações juntamente com a comunidade o senhor pretende promover?
G.A. – Já estamos fazendo. Nós temos praticamente 10 macrorregiões em Minas Gerais e, já neste sábado (a entrevista aconteceu no dia 04/03), em cada polo, em cada macrorregião acontecerá um evento do PRB. A ideia é levar a proposta do partido, conquistar novos filiados, como também, descobrir novas lideranças. Então, a cada final de semana estaremos em diferentes polos. Consequentemente isto será feito também pela executiva estadual, mas em cada polo o coordenador municipal fará reuniões nas microrregiões entre o partido e pessoas interessadas em caminhar com o PRB. Então, nós teremos uma movimentação diária em todo o estado, nas comunidades, como a Caravana 10 que será feita pelos deputados, pela executiva e que contará com a presença do ministro do Esporte, George Hilton em algumas delas.

Portal PRB: E qual a sua avaliação da participação das mulheres na política em Minas Gerais?
G.A. – Para mim, a mulher ela sempre teve um papel muito importante na sociedade. Infelizmente, quando se fala de política, percebemos que o interesse da mulher nesta questão ainda é a minoria. Tanto é que a gente vê a dificuldade que se tem para completar a chapa e alcançar a porcentagem de que é destinada às mulheres. É muito difícil porque a maioria delas não se interessa pela política.

Portal PRB: E como mudar este quadro?
G.A. – Então, assim como nós estamos buscando novas pessoas que não estão ligadas diretamente à política, mas que têm interesse de uma mudança, o mesmo objetivo é o de trabalhar na conscientização dessas mulheres e mostrar a cada uma delas o papel importante que elas podem exercer na política, bem como elas já exercem em outras áreas administrativas.

Portal PRB: Qual mensagem o senhor deixa para os simpatizantes, militantes e para quem acompanha o PRB?
G.A. – Acreditem no PRB! A demonstração foi clara de que o partido está caminhando, está no rumo certo, a exemplo das eleições do ano passado, onde saltamos de 8 deputados federais para 21. Ou seja, isso é uma credibilidade aos olhos da população. Enfim, continuem acreditando, caminhem conosco e entendam que a causa que defendemos não é apenas a do PRB, mas de todo o povo. O governo do PRB é do povo, pelo povo e para o povo.

por Jamile Reis – da Agência PRB Nacional de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...