Pular para o conteúdo principal

AGÊNCIA TRANSFUSIONAL É INAUGURADA NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS SAMUEL LIBÂNIO



Com o objetivo de armazenar sangue e seus derivados para serem utilizados em diversos procedimentos foi inaugurada a Unidade da Agência Transfusional do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, no Sul de Minas, com a presença de autoridades e funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (Fuvs) e da Hemominas.

O vice-presidente da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha, agradeceu a presença de todos no evento e ressaltou a importância do novo espaço de saúde do HCSL. 

"É importante registar que o Hospital das Clínicas Samuel Libânio cumpre com total responsabilidade o seu papel de prestador de serviços do SUS, incorporando o que há de mais avançado nas pesquisas científicas das mais diversas especialidades. Como vice-presidente da mantenedora tenho a honra de registrar que o nosso presidente Rafael Simões lidera com entusiasmo, determinação e paixão, uma frente de trabalho que envolve a sociedade, os profissionais que atuam no HCSL e em todas as unidades mantidas pela Fuvs e as mais diversas organizações da sociedade civil", discursou. 

Segundo ele, a agência é uma questão de responsabilidade social, profissionalização da gestão e compromisso com a vida.

Conforme o médico responsável, Mário Mariottoni, a agência tem a função de ter o primeiro contato com o cliente, escolher e captar uma bolsa de sangue adequada para o mesmo e cuidar de todos os detalhes da transfusão. 

"Também por obrigatoriedade, sentimos necessidade de captar doadores para repor os estoques do Hemominas. Importante lembrar, que há 18 anos esse tipo de serviço não era prestado no hospital. No HCSL são realizadas de 1.200 a 1.300 transfusões todo mês, por isso surgiu essa necessidade de termos o sangue mais próximo dos pacientes", conta o médico.

Para a idealizadora do projeto, a farmacêutica bioquímica, Fabíola Maira Pereira, a Sala Transfusional tem qualidade, conforto e facilita bastante a dispensação do sangue. "Começamos a obra em janeiro deste ano, fizemos todas as compras de materiais necessários para realizar o serviço e temos seis pessoas na equipe. Temos um volume grande de transfusões e uma necessidade eminente de prestar esse serviço aqui no HCSL", disse Fabíola Pereira. A sala que já começou a funcionar no dia 1º de julho.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.