Pular para o conteúdo principal

SCOLFORO REALIZA MARATONA DE VIAGENS E CORTE NO ORÇAMENTO FOI TEMA DE REUNIÃO

A reitora Maria Lucia Cavalli, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), foi eleita nesta terça-feira, 28, em Brasília, a nova presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Juntamente com ela, assumem a Diretoria Executiva a reitora Ângela Paiva (UFRN), como 1ª vice-presidente, o reitor Anísio Brasileiro (UFPE), como suplente, a reitora Valéria Kemp (UFSJ), como 2º vice-presidente e o reitor Minoru Kinpara (UFAC) como suplente

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, está participando de uma série de encontros nessas duas últimas semanas, em Belo Horizonte e Brasília. Nas reuniões, ele tem buscado apoio para a universidade de diversas instituições.

A “maratona” de reuniões teve início no dia 20, em Belo Horizonte. Na capital mineira, Scolforo encontrou-se com o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela. Eles conversaram sobre o Geoportal, apoio da Fapemig ao Lavrastec e Inbatec e aumento da representatividade da UFLA nas câmaras daquela instituição. 

Em BH, o reitor também esteve com representantes de órgãos de controle para discutir casos de construtoras que paralisam obras na UFLA.

No dia 21, Scolforo foi a Brasília, onde se reuniu com o secretário de Educação Superior do MEC, professor Jesualdo Pereira Farias. 

O corte no orçamento das universidades, que representou uma perda de R$ 30 milhões do valor negociado para a UFLA, foi o tema da reunião. O orçamento negociado para a universidade, neste ano, havia sido o maior até então.

O reitor também esteve com o representante da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Denner Zacchi, com quem conversou sobre a arquibancada da Pista de Atletismo, pista coberta e aquecida, e um ginásio para treinamento da ginástica aeróbica. 

“Já conseguimos a aprovação desses projetos (piscina e ginásio), mas a questão ainda esbarra na escassez de recursos. Estamos tentando o compromisso de que parte dos recursos seja liberada neste ano e o restante, no ano que vem”, explica o reitor.

Com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o professor Scolforo falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na conversa, o reitor recebeu um convite da ministra Izabella Teixeira para integrar um grupo que discutirá a Política Nacional para Florestas Plantadas.

Nesta semana
Essa segunda-feira, 27, foi atribulada: em Belo Horizonte, o reitor participou de reuniões na CGU; com o secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho (PMDB), para apresentar o Geoportal, entre outros assuntos; e com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz (PMDB), com quem discutiu sobre o CAR e o Sistema de Informações de Meio Ambiente (SISEMAnet). 

À tarde, Scolforo esteve no lançamento do programa Minas Digital, com o governador Fernando Pimentel (PT) e com o secretário de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa (PT). Foi uma ocasião para solicitar recursos do Estado para o Lavrastec.

No dia 28, o reitor foi para Brasília, onde participou da eleição da nova diretoria da Andifes. No dia 29, a reunião ocorreu na Diretoria de Serviço Florestal Brasileiro (SFB), onde Scolforo discutiu o Inventário das Florestas do Brasil.

Hoje quinta-feira, 30, o professor Scolforo participará de um balanço sobre os projetos que envolvem o CAR, o Bolsa Verde (SISBolsaVerde) e o Curso de Capacitação do CAR (CapCAR), em Belo Horizonte. Esta reunião será com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani.

Amanhã sexta-feira, 31, o reitor participará da solenidade de colação de grau dos formandos de julho/2015, na UFLA.
com Mateus Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/