Pular para o conteúdo principal

SCOLFORO REALIZA MARATONA DE VIAGENS E CORTE NO ORÇAMENTO FOI TEMA DE REUNIÃO

A reitora Maria Lucia Cavalli, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), foi eleita nesta terça-feira, 28, em Brasília, a nova presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Juntamente com ela, assumem a Diretoria Executiva a reitora Ângela Paiva (UFRN), como 1ª vice-presidente, o reitor Anísio Brasileiro (UFPE), como suplente, a reitora Valéria Kemp (UFSJ), como 2º vice-presidente e o reitor Minoru Kinpara (UFAC) como suplente

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, está participando de uma série de encontros nessas duas últimas semanas, em Belo Horizonte e Brasília. Nas reuniões, ele tem buscado apoio para a universidade de diversas instituições.

A “maratona” de reuniões teve início no dia 20, em Belo Horizonte. Na capital mineira, Scolforo encontrou-se com o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela. Eles conversaram sobre o Geoportal, apoio da Fapemig ao Lavrastec e Inbatec e aumento da representatividade da UFLA nas câmaras daquela instituição. 

Em BH, o reitor também esteve com representantes de órgãos de controle para discutir casos de construtoras que paralisam obras na UFLA.

No dia 21, Scolforo foi a Brasília, onde se reuniu com o secretário de Educação Superior do MEC, professor Jesualdo Pereira Farias. 

O corte no orçamento das universidades, que representou uma perda de R$ 30 milhões do valor negociado para a UFLA, foi o tema da reunião. O orçamento negociado para a universidade, neste ano, havia sido o maior até então.

O reitor também esteve com o representante da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Denner Zacchi, com quem conversou sobre a arquibancada da Pista de Atletismo, pista coberta e aquecida, e um ginásio para treinamento da ginástica aeróbica. 

“Já conseguimos a aprovação desses projetos (piscina e ginásio), mas a questão ainda esbarra na escassez de recursos. Estamos tentando o compromisso de que parte dos recursos seja liberada neste ano e o restante, no ano que vem”, explica o reitor.

Com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o professor Scolforo falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na conversa, o reitor recebeu um convite da ministra Izabella Teixeira para integrar um grupo que discutirá a Política Nacional para Florestas Plantadas.

Nesta semana
Essa segunda-feira, 27, foi atribulada: em Belo Horizonte, o reitor participou de reuniões na CGU; com o secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho (PMDB), para apresentar o Geoportal, entre outros assuntos; e com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Sávio de Souza Cruz (PMDB), com quem discutiu sobre o CAR e o Sistema de Informações de Meio Ambiente (SISEMAnet). 

À tarde, Scolforo esteve no lançamento do programa Minas Digital, com o governador Fernando Pimentel (PT) e com o secretário de Ciência e Tecnologia, Miguel Corrêa (PT). Foi uma ocasião para solicitar recursos do Estado para o Lavrastec.

No dia 28, o reitor foi para Brasília, onde participou da eleição da nova diretoria da Andifes. No dia 29, a reunião ocorreu na Diretoria de Serviço Florestal Brasileiro (SFB), onde Scolforo discutiu o Inventário das Florestas do Brasil.

Hoje quinta-feira, 30, o professor Scolforo participará de um balanço sobre os projetos que envolvem o CAR, o Bolsa Verde (SISBolsaVerde) e o Curso de Capacitação do CAR (CapCAR), em Belo Horizonte. Esta reunião será com o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani.

Amanhã sexta-feira, 31, o reitor participará da solenidade de colação de grau dos formandos de julho/2015, na UFLA.
com Mateus Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...