Pular para o conteúdo principal

FAISCA ALFENAS: SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL COMEÇA HOJE

Festival oferece oficinas, apresentações culturais, exposições, intervenções, mostras e debates

Todos Os Caetanos do Mundo é uma das atrações

A segunda edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) começa hoje, segunda-feira, 14. O projeto, realizado e produzido de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coletivos culturais oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras e shows. 

As atividades serão realizadas na UNIFAL-MG, Teatro Municipal de Alfenas, Casa da Cultura e na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas.

O FAISCA abrange música, dança, teatro, literatura, cinema e intervenções socioculturais em atividades formativas, espetáculos, mostras de cinema com debates. A iniciativa surgiu da interação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNIFAL-MG com o Coletivo Suavis, formado por estudantes da universidade, e Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

A programação do festival oferece cerca de 20 oficinas temáticas, 30 apresentações culturais, seis exposições, mostras de cinema, intervenções e debates. Segundo o universitário Flávio Veneroso do Coletivo Suavis, a programação do FAISCA 2015 mostra a diversidade cultural brasileira. “Procuramos interagir diversas áreas culturais de forma a atender todos os públicos”.

Para Ivanei Salgado, coordenador de Cultura da UNIFAL-MG, o FAISCA é uma iniciativa que comprova a importância de interagir instituições, grupos culturais e artistas para produção de projetos na área de cultura. “O diferencial do FAISCA é a interação sociocultural promovida pelas atividades do projeto. Não vemos a arte e a cultura apenas como uma forma de apreciação, mas como uma necessária forma de expressão da sociedade”, ressalta.

A abertura oficial do FAISCA Alfenas acontece na segunda-feira, 14, às 20h, no Auditório Leão de Faria do campus sede da UNIFAL-MG com uma apresentação do Circuito Dandô de Música formado pelos músicos João Arruda, Kátya Teixeira e Nádia Campos recepcionados pelo Madrigal Renascentista da UNIFAL. 

 Ao longo de toda semana, haverá atividades no campus da UNIFAL e no Teatro Municipal de Alfenas. Na sexta-feira no período noturno, o FAISCA ganha a área central da cidade com apresentações de poesia e hip hop, trazendo a conceituada rapper Lurdez da Luz, ganhadora de diversos prêmios de música pelo Brasil.

No sábado e domingo, haverá atividades na Praça Getúlio Vargas, a partir das 14h, com destaque para apresentações dos grupos Djambê, Todos Os Caetanos do Mundo, Estado de Natureza, do violeiro Índio Cachoeira, O Clown com o músico Zé Guela. 

A programação do final de semana também com atividades infantis, intervenções teatrais, circo, Feira de Troca de Sementes, recolhimento de lixo eletrônico, entre outras. A programação completa pode ser acessada no site: www.unifal-mg.edu.br/faisca

Em artes visuais, o FAISCA Alfenas promove as exposições “O que te acende” (fotografia colaborativa), “Mídia Ninja: as ruas de junho” (fotografia colaborativa), “Poizé” de Sandra Ribeiro, “Ilustre Cotidiano” do ilustrador Vitor Borges, “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr, e “Instantes em Instagram” de Marcius Vinicius Barcelos. 

As duas últimas, circulam pelo projeto Corredor Cultural da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e forma disponibilizadas, respectivamente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

O FAISCA tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cutura, com o patrocínio master da UNIFI do Brasil, patrocínio cultural da Plug Comunicação Visual, Café Quetal, Supermercado São Paulo, Martins e Gomes Máquinas e VECON Engenharia, apoio da Cascafina Estamparia, Fenícia Palace Hotel, Restaurante Mineirinho e Gráfica Rocha. 

O projeto tem a produção colaborativa do Coletivo Suavis, Piso Projetos Sustentáveis, Coletivo Zepelim, Coletivo Corrente Cultural, Coletivo Esquina, Instituto Hare Om, Dri Cri Cri Artesanato, Coletivo Quilombo e ITCP UNIFAL. 

A realização é da FACEPE-Fundação de Apoio Cultura Ensino Pesquisa e Extensão de Alfenas, UNIFAL-MG, por meio da PROEX e da PRACE, e da Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3299-1077. A participação nas oficinas do FAISCA gera certificados de extensão universitária. 

As inscrições são gratuitas no site:www.unifal-mg.edu.br/faisca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...