Pular para o conteúdo principal

FAISCA ALFENAS: SEGUNDA EDIÇÃO DO FESTIVAL COMEÇA HOJE

Festival oferece oficinas, apresentações culturais, exposições, intervenções, mostras e debates

Todos Os Caetanos do Mundo é uma das atrações

A segunda edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais (FAISCA) começa hoje, segunda-feira, 14. O projeto, realizado e produzido de forma colaborativa entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coletivos culturais oferece gratuitamente oficinas, exposições, mostras e shows. 

As atividades serão realizadas na UNIFAL-MG, Teatro Municipal de Alfenas, Casa da Cultura e na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas.

O FAISCA abrange música, dança, teatro, literatura, cinema e intervenções socioculturais em atividades formativas, espetáculos, mostras de cinema com debates. A iniciativa surgiu da interação da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNIFAL-MG com o Coletivo Suavis, formado por estudantes da universidade, e Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

A programação do festival oferece cerca de 20 oficinas temáticas, 30 apresentações culturais, seis exposições, mostras de cinema, intervenções e debates. Segundo o universitário Flávio Veneroso do Coletivo Suavis, a programação do FAISCA 2015 mostra a diversidade cultural brasileira. “Procuramos interagir diversas áreas culturais de forma a atender todos os públicos”.

Para Ivanei Salgado, coordenador de Cultura da UNIFAL-MG, o FAISCA é uma iniciativa que comprova a importância de interagir instituições, grupos culturais e artistas para produção de projetos na área de cultura. “O diferencial do FAISCA é a interação sociocultural promovida pelas atividades do projeto. Não vemos a arte e a cultura apenas como uma forma de apreciação, mas como uma necessária forma de expressão da sociedade”, ressalta.

A abertura oficial do FAISCA Alfenas acontece na segunda-feira, 14, às 20h, no Auditório Leão de Faria do campus sede da UNIFAL-MG com uma apresentação do Circuito Dandô de Música formado pelos músicos João Arruda, Kátya Teixeira e Nádia Campos recepcionados pelo Madrigal Renascentista da UNIFAL. 

 Ao longo de toda semana, haverá atividades no campus da UNIFAL e no Teatro Municipal de Alfenas. Na sexta-feira no período noturno, o FAISCA ganha a área central da cidade com apresentações de poesia e hip hop, trazendo a conceituada rapper Lurdez da Luz, ganhadora de diversos prêmios de música pelo Brasil.

No sábado e domingo, haverá atividades na Praça Getúlio Vargas, a partir das 14h, com destaque para apresentações dos grupos Djambê, Todos Os Caetanos do Mundo, Estado de Natureza, do violeiro Índio Cachoeira, O Clown com o músico Zé Guela. 

A programação do final de semana também com atividades infantis, intervenções teatrais, circo, Feira de Troca de Sementes, recolhimento de lixo eletrônico, entre outras. A programação completa pode ser acessada no site: www.unifal-mg.edu.br/faisca

Em artes visuais, o FAISCA Alfenas promove as exposições “O que te acende” (fotografia colaborativa), “Mídia Ninja: as ruas de junho” (fotografia colaborativa), “Poizé” de Sandra Ribeiro, “Ilustre Cotidiano” do ilustrador Vitor Borges, “América Latina: Nação Cultura” do fotógrafo Kleos Jr, e “Instantes em Instagram” de Marcius Vinicius Barcelos. 

As duas últimas, circulam pelo projeto Corredor Cultural da regional sudeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e forma disponibilizadas, respectivamente pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

O FAISCA tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cutura, com o patrocínio master da UNIFI do Brasil, patrocínio cultural da Plug Comunicação Visual, Café Quetal, Supermercado São Paulo, Martins e Gomes Máquinas e VECON Engenharia, apoio da Cascafina Estamparia, Fenícia Palace Hotel, Restaurante Mineirinho e Gráfica Rocha. 

O projeto tem a produção colaborativa do Coletivo Suavis, Piso Projetos Sustentáveis, Coletivo Zepelim, Coletivo Corrente Cultural, Coletivo Esquina, Instituto Hare Om, Dri Cri Cri Artesanato, Coletivo Quilombo e ITCP UNIFAL. 

A realização é da FACEPE-Fundação de Apoio Cultura Ensino Pesquisa e Extensão de Alfenas, UNIFAL-MG, por meio da PROEX e da PRACE, e da Prefeitura de Alfenas por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3299-1077. A participação nas oficinas do FAISCA gera certificados de extensão universitária. 

As inscrições são gratuitas no site:www.unifal-mg.edu.br/faisca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho