Pular para o conteúdo principal

DETENTAS DA CIDADE DE OLIVEIRA APRENDEM O OFÍCIO DA MAQUIAGEM

Vinte detentas da unidade se inscreveram no curso de maquiadora profissional e designer de sobrancelhas oferecido em parceria com o Pronatec


Dezenas de pincéis, bases e corretivos para os mais diversos tons de pele, sombras coloridas, blush, batons e pinças entraram no dia a dia do Presídio Doutor Nelson Pires, no município de Oliveira, no Oeste do Estado. 

Todas as 20 detentas da unidade se inscreveram no curso de maquiadora profissional e designer de sobrancelhas oferecido pela unidade prisional em parceria com o programa Pronatec, do governo federal.

São 160 horas de aprendizagem, com aulas na parte da tarde, três vezes por semana. Na opinião do diretor geral do presídio, Carlos Marcelo Rodrigues, as presas vislumbraram no curso a oportunidade de aprender uma profissão em alta no mercado de trabalho. 

“E, o que é muito significativo, de forma gratuita. Hoje, particulares chegam a cobrar até R$ 1,5 mil por um curso de maquiagem profissional de menor duração, na faixa de 120 horas, por exemplo”, afirma Carlos Marcelo.

O diretor acrescenta que Maria Marcilene dos Santos é profissional do ramo da beleza e estética há doze anos e é ela quem está ensinando às reclusas a teoria e a prática da profissão. Proprietária de uma loja de cosméticos e de um salão de beleza, ela garante que ao final do curso as detentas estarão aptas a ingressar no mercado de trabalho.

“O setor de beleza e estética é um dos que mais cresce no mundo. A área de beleza nunca está em uma grande crise. O profissional do ramo fatura em média R$ 3 mil e pode ganhar muito mais”, diz a instrutora.

As aulas acontecem num pátio interno da unidade. As detentas replicam as orientações da professora usando mesas como bancadas de trabalho, onde ficam dispostos todos os objetos necessários para a maquiagem profissional, tanto para o dia quanto para a noite. 

Entre as técnicas ensinadas no curso, estão a análise e a conceituação dos diferentes formatos de rostos e tipos de pele e a aplicação dos objetos adequados para automaquiagem, maquiagem e demaquiagem.

Sob o olhar atento da professora, as detentas vão transformando pouco a pouco os próprios rostos. Uma base e um corretivo para disfarçar as imperfeições, um blush para corar, uma sombra e um rímel para realçar o olhar e um batom para colorir o sorriso: é assim que as vinte alunas se mostram no fim de cada aula. 

Para elas, não se trata apenas de uma oportunidade para aprender uma profissão, mas também um resgate real da autoestima.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.