Pular para o conteúdo principal

SAMU MACRO SUL COMPLETA UM ANO DE ATIVIDADES BENEFICIANDO 152 CIDADES

Serviço atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em atendimento e número de municípios

Secretário de Governo, Odair Cunha; então ministro da Saúde, Arthur Chioro; presidente do Conselho Diretor do Cissul e prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro; secretário de Saúde, Fausto Pereira; e o governador Fernando Pimentel durante a inauguração do Samu Macro Sul

No próximo domingo, 31, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Macro Região Sul de Minas Gerais completa um ano da inauguração. 

O serviço, que beneficia 152 cidades que compõem a macrorregião, atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em termos de atendimento, número de municípios e bases. 

Em comemoração à data, será realizada, hoje sexta-feira, 29, às 16h, uma solenidade no Hotel Podium, em Varginha. Para o governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), a inauguração do serviço de urgência e emergência representou um grande avanço para a Saúde no Sul do Estado. 

“O Samu é muito mais do que um serviço de ambulâncias. Ele tem um papel importantíssimo, porque tem salvado vidas ao longo da sua existência”, destacou.

Um dos maiores apoiadores da criação do Samu Macro Sul, o secretário de Estado de Governo Odair Cunha (PT) ressalta a importância do serviço para a região. 

“A implantação do Samu foi uma importante conquista para o Sul de Minas, que vem contribuindo efetivamente para salvar vidas. Tivemos a alegria de apoiar e lutar intensamente pela criação do Samu na região. Vale ressaltar, ainda, a sensibilidade do governador Fernando Pimentel, que, em apenas um mês a frente da administração estadual e em um gesto de carinho com a população do Sul, deu aval positivo para o funcionamento do serviço”, afirma.

Manutenção
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa, mensalmente, R$ 2, 6 milhões para mantê-lo em funcionamento. 

O Samu Macro Sul possui sua sede – Central Operativa – no município de Varginha e atualmente conta com 34 bases descentralizadas na região, que realizam atendimentos de Urgência e Emergência por intermédio das 43 ambulâncias do serviço – 34 de suporte básico e 9 de suporte avançado, com estrutura de UTI.

Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (Cissul), o Samu é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência da Macro Região Sul, contando com 28 hospitais credenciados. 

O Conselho Diretor é presidido pelo prefeito do município de Monte Sião, João Paulo Ribeiro (PT).

O primeiro ano
Atualmente, o Samu da Macro Região Sul conta com 593 profissionais trabalhando nas bases e Central Operativa. Neste primeiro ano de funcionamento foi levantado um número de aproximadamente 370 mil ligações ao serviço.  

As Unidades de Suporte Básico (USBs) realizaram mais de 87% dos atendimentos, enquanto as Unidades de Suporte Avançado (USAs) totalizaram um percentual superior a 12% dos atendimentos.

As causas que mais demandaram atendimento por meio das Unidades foram as clínicas e traumáticas, seguidas, respectivamente, pelas obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. Destas causas, a que mais demandou suporte avançado foi a pediátrica. 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou, durante o primeiro ano, treinamentos com os profissionais das 34 bases descentralizadas, incluindo condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

De acordo com o Secretário Executivo do Cissul/Samu, Jovane Ernesto Constantine, “com o início do serviço, os casos com risco iminente de morte passaram a ser referenciados com maior agilidade, principalmente onde a assistência e o suporte à saúde são menores”. Para Jovane, a adaptação é um processo natural e, após os seis primeiros meses de funcionamento, o reconhecimento por parte dos municípios foi ainda mais efetivo.

Conscientização
Entre os projetos desenvolvidos pelo NEP está o “Samuzinho”, com foco nas escolas públicas e privadas. 

Ele visa conscientizar crianças de 7 a 15 anos sobre a importância do Samu, além de alertar para o perigo dos trotes e orientar sobre primeiros socorros básicos. 

Das 370 mil ligações ao serviço; 17% foram trotes. Para a coordenadora do NEP, Kátia Ferreira, “o retorno dos treinamentos oferecidos pelo NEP é muito ativo, principalmente por parte das equipes de Atenção Básica, que passam a ter um contato mais estreito com a Urgência e Emergência”. 

Para 2016, outro projeto será capacitar Prontos Socorros e UTIs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...