Pular para o conteúdo principal

SAMU MACRO SUL COMPLETA UM ANO DE ATIVIDADES BENEFICIANDO 152 CIDADES

Serviço atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em atendimento e número de municípios

Secretário de Governo, Odair Cunha; então ministro da Saúde, Arthur Chioro; presidente do Conselho Diretor do Cissul e prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro; secretário de Saúde, Fausto Pereira; e o governador Fernando Pimentel durante a inauguração do Samu Macro Sul

No próximo domingo, 31, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da Macro Região Sul de Minas Gerais completa um ano da inauguração. 

O serviço, que beneficia 152 cidades que compõem a macrorregião, atende aproximadamente 2,7 milhões de pessoas e constitui o maior Samu do Brasil em termos de atendimento, número de municípios e bases. 

Em comemoração à data, será realizada, hoje sexta-feira, 29, às 16h, uma solenidade no Hotel Podium, em Varginha. Para o governador do Estado, Fernando Pimentel (PT), a inauguração do serviço de urgência e emergência representou um grande avanço para a Saúde no Sul do Estado. 

“O Samu é muito mais do que um serviço de ambulâncias. Ele tem um papel importantíssimo, porque tem salvado vidas ao longo da sua existência”, destacou.

Um dos maiores apoiadores da criação do Samu Macro Sul, o secretário de Estado de Governo Odair Cunha (PT) ressalta a importância do serviço para a região. 

“A implantação do Samu foi uma importante conquista para o Sul de Minas, que vem contribuindo efetivamente para salvar vidas. Tivemos a alegria de apoiar e lutar intensamente pela criação do Samu na região. Vale ressaltar, ainda, a sensibilidade do governador Fernando Pimentel, que, em apenas um mês a frente da administração estadual e em um gesto de carinho com a população do Sul, deu aval positivo para o funcionamento do serviço”, afirma.

Manutenção
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa, mensalmente, R$ 2, 6 milhões para mantê-lo em funcionamento. 

O Samu Macro Sul possui sua sede – Central Operativa – no município de Varginha e atualmente conta com 34 bases descentralizadas na região, que realizam atendimentos de Urgência e Emergência por intermédio das 43 ambulâncias do serviço – 34 de suporte básico e 9 de suporte avançado, com estrutura de UTI.

Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região Sul de Minas (Cissul), o Samu é um dos componentes da Rede de Urgência e Emergência da Macro Região Sul, contando com 28 hospitais credenciados. 

O Conselho Diretor é presidido pelo prefeito do município de Monte Sião, João Paulo Ribeiro (PT).

O primeiro ano
Atualmente, o Samu da Macro Região Sul conta com 593 profissionais trabalhando nas bases e Central Operativa. Neste primeiro ano de funcionamento foi levantado um número de aproximadamente 370 mil ligações ao serviço.  

As Unidades de Suporte Básico (USBs) realizaram mais de 87% dos atendimentos, enquanto as Unidades de Suporte Avançado (USAs) totalizaram um percentual superior a 12% dos atendimentos.

As causas que mais demandaram atendimento por meio das Unidades foram as clínicas e traumáticas, seguidas, respectivamente, pelas obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. Destas causas, a que mais demandou suporte avançado foi a pediátrica. 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou, durante o primeiro ano, treinamentos com os profissionais das 34 bases descentralizadas, incluindo condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

De acordo com o Secretário Executivo do Cissul/Samu, Jovane Ernesto Constantine, “com o início do serviço, os casos com risco iminente de morte passaram a ser referenciados com maior agilidade, principalmente onde a assistência e o suporte à saúde são menores”. Para Jovane, a adaptação é um processo natural e, após os seis primeiros meses de funcionamento, o reconhecimento por parte dos municípios foi ainda mais efetivo.

Conscientização
Entre os projetos desenvolvidos pelo NEP está o “Samuzinho”, com foco nas escolas públicas e privadas. 

Ele visa conscientizar crianças de 7 a 15 anos sobre a importância do Samu, além de alertar para o perigo dos trotes e orientar sobre primeiros socorros básicos. 

Das 370 mil ligações ao serviço; 17% foram trotes. Para a coordenadora do NEP, Kátia Ferreira, “o retorno dos treinamentos oferecidos pelo NEP é muito ativo, principalmente por parte das equipes de Atenção Básica, que passam a ter um contato mais estreito com a Urgência e Emergência”. 

Para 2016, outro projeto será capacitar Prontos Socorros e UTIs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...