Pular para o conteúdo principal

GOVERNO, MINISTÉRIO PÚBLICO E PREFEITURAS SE UNEM NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI EM MINAS

Pimentel convocou os gestores públicos e a população mineira a trabalhar de forma ainda mais intensa no combate ao mosquito

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), assinou nesta quinta-feira, 25, durante reunião no Minascentro, em Belo Horizonte, termo de cooperação técnica entre o governo estadual, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) com o objetivo de unir os Poderes no combate ao mosquito Aedes aegypti. 

O encontro reuniu prefeitos e secretários de saúde de municípios mineiros para tratar das ações necessárias ao combate à dengue, chikungunya e zika vírus. 

O vice-governador e coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a essas doenças, Antônio Andrade (PMDB), também participou do encontro.

Pimentel convocou os gestores públicos e a população mineira a trabalhar de forma ainda mais intensa no combate ao mosquito, por entender ser preciso aumentar a mobilização no Estado. 

“Está, aqui, o representante do governo federal, o presidente da Assembleia Legislativa, o governador, o vice-governador, o presidente do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, as forças militares, os secretários do Estado, os prefeitos. O problema é quem não está. Minas Gerais tem 853 municípios, 180 estão aqui. Ainda não chegamos ao grau de mobilização necessário. Nós estamos fazendo tudo o que podemos”, afirmou.

Na avaliação de Fernando Pimentel, a liberação de recursos pelo governo de Minas Gerais e pelo Ministério da Saúde é insuficiente se a população não ajudar. 

Termo de compromisso
Com o termo de compromisso, o Governo de Minas Gerais pretende intensificar as articulações entre o Executivo estadual, Ministério Público e prefeituras para a execução das ações de combate à dengue, chikungunya e zika vírus, de acordo com as diretrizes nacional e estadual. 

Entre as ações está a criação de um canal direto de comunicação com os Poderes e órgãos externos envolvidos, a orientação de prefeitos sobre a utilização dos recursos federais e estaduais para o combate ao mosquito, além da criação de campanhas de conscientização da sociedade.

O Ministério Público terá como missão intensificar a fiscalização sobre a aplicação dos recursos financeiros para o combate ao Aedes aegypti. Também terá controle sobre imóveis fechados e sem fiscalização. O órgão poderá propor ações judiciais para garantir o acesso de agentes em áreas abandonadas. 

O procurador-geral de Justiça do MPMG, Carlos André Mariani Bittencourt, destacou orientação interna nas 292 comarcas do Estado para auxiliar os prefeitos “a ajuizar as ações, quando necessárias, para ingresso naqueles imóveis fechados, abandonados ou até mesmo quando haja resistência de seus proprietários”. 

O objetivo, segundo ele, é fazer efetivamente a fiscalização e tomar as providências adequadas para o combate ao mosquito.

O presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), reiterou a relevância da participação dos gestores públicos. “Não teremos sucesso se não tivermos a presença dos senhores prefeitos. E os prefeitos, muitas vezes, estão alijados do processo. Ainda há uma resistência da população”.

Comitê
Coordenado pelo vice-governador Antônio Andrade, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus foi criado em dezembro de 2015. 

Seu objetivo é propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor, bem como reduzir a incidência das doenças e seus efeitos.

Durante o evento, o vice-governador também cobrou a mobilização dos prefeitos e destacou a atuação do governo para capacitar os gestores para o enfrentamento do problema. Segundo ele, a ação deve ser preventiva, e não curativa. 

“Estamos repassando todas as informações que dizem respeito à liberação dos recursos. A prioridade da reunião é mostrar que os Poderes estão unidos em torno dessa guerra. Tem prefeito que não sabe a responsabilidade que tem”, afirmou. 

Quadro do Estado
De acordo com Secretaria de Estado de Saúde (SES), somente este ano, até o dia 16 de fevereiro, foram registrados em Minas Gerais 62.271 casos prováveis de dengue, com oito mortes. 

Em relação à febre chikungunya, foram 336 notificações em 2016, das quais 208 foram descartadas e as restantes ainda se acham em fase de investigação.  

Quanto ao zika vírus, até a última segunda-feira, 22, foram notificados 195 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia. Do total de casos, 15 foram confirmados laboratorialmente para zika vírus. 

Dos casos confirmados, 14 são gestantes, sendo quatro em Coronel Fabriciano, duas em Juiz de Fora e Montes Claros e uma em Belo Horizonte, Ferros, Pingo D’Água, Sete Lagoas, Ubá e Uberlândia. Além do protocolo de microcefalia, a SES investiga outros 303 casos notificados, em 2016 no Estado.

Também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Adalclever Lopes (PMDB), o presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Bitencourt Marcondes, secretários de Estado, deputados federais e estaduais e representantes das forças de segurança de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.