Pular para o conteúdo principal

ALUNOS CRIAM APLICATIVO PARA REGISTRAR E MAPEAR FOCOS DE DENGUE E PROBLEMAS URBANOS

Aplicativo DeOlho disponibiliza mapa com a localização de fotos de possíveis focos de dengue, lixo e problemas urbanos tiradas por usuários 

Focados em desenvolver mecanismo para a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya, seis alunos do curso de Engenharia Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão “DeOlho”. 

A expressão é o nome do aplicativo gratuito desenvolvido por eles, que permite à população de qualquer cidade registrar e visualizar por meio de mapa possíveis focos do mosquito, descarte incorreto de lixo e problemas urbanos.

Os usuários visualizam de maneira rápida e dinâmica um mapa, identificando onde estão espalhados os focos denunciados. Recém-lançado, o aplicativo conta com 17 registros em Juiz de Fora, Santos Dumont, Varginha, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. 

Em Juiz de Fora, usuários mostram fotos de buracos em calçadas, lixo espalhado na Praça da Estação, no Centro, e calçada sem capina. 

No Rio de Janeiro, um morador aponta como foco de dengue um terreno com estruturas aparentemente abandonadas.

No mercado on-line, existem aplicativos semelhantes ao que foi desenvolvido. Entretanto, o diferencial do “DeOlho” é a praticidade de não exigir cadastro. 

Basta acessar, escolher uma das três categorias disponíveis (lixo, foco de dengue ou problemas urbanos), tirar a foto e compartilhar a localização no aparelho para registrar a reclamação. O aplicativo garante o anonimato do usuário. 

 O “DeOlho” objetiva ser um canal entre a população e as instâncias de representação urbana. Um dos criadores do aplicativo, o estudante João Gabriel Silva Marra, reforça que o objetivo futuro é que os registros sejam enviados aos órgãos responsáveis. 

O site do aplicativo também pretende se tornar um fórum de discussão, em que os usuários tenham a oportunidade de opinar e relatar como resolveram seus problemas.

A ideia de criar o aplicativo partiu da percepção do grupo sobre a página Juiz de Fora da Depressão, popular no Facebook, em que moradores da cidade comumente relatam problemas urbanos e infrações do dia a dia. 

Os estudantes decidiram então concentrar essas informações em uma única plataforma, para que, a longo prazo, torne-se efetiva junto aos órgãos públicos.

Combate à dengue na UFJF
Além de poder fazer o alerta pelo aplicativo, o usuário que desejar informar sobre possíveis focos na UFJF pode também ligar para a Pró-reitoria de Infraestrutura, que disponibiliza o telefone (32) 2102-3709 para receber informações, como parte das iniciativas de combate à dengue no campus.

O aplicativo DeOlho está disponível para download no Google Play.

Outras informações: contato@deolho.xyz
da assessoria 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...