Pular para o conteúdo principal

ALUNOS CRIAM APLICATIVO PARA REGISTRAR E MAPEAR FOCOS DE DENGUE E PROBLEMAS URBANOS

Aplicativo DeOlho disponibiliza mapa com a localização de fotos de possíveis focos de dengue, lixo e problemas urbanos tiradas por usuários 

Focados em desenvolver mecanismo para a luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya, seis alunos do curso de Engenharia Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão “DeOlho”. 

A expressão é o nome do aplicativo gratuito desenvolvido por eles, que permite à população de qualquer cidade registrar e visualizar por meio de mapa possíveis focos do mosquito, descarte incorreto de lixo e problemas urbanos.

Os usuários visualizam de maneira rápida e dinâmica um mapa, identificando onde estão espalhados os focos denunciados. Recém-lançado, o aplicativo conta com 17 registros em Juiz de Fora, Santos Dumont, Varginha, São Paulo, Rio de Janeiro e Belém. 

Em Juiz de Fora, usuários mostram fotos de buracos em calçadas, lixo espalhado na Praça da Estação, no Centro, e calçada sem capina. 

No Rio de Janeiro, um morador aponta como foco de dengue um terreno com estruturas aparentemente abandonadas.

No mercado on-line, existem aplicativos semelhantes ao que foi desenvolvido. Entretanto, o diferencial do “DeOlho” é a praticidade de não exigir cadastro. 

Basta acessar, escolher uma das três categorias disponíveis (lixo, foco de dengue ou problemas urbanos), tirar a foto e compartilhar a localização no aparelho para registrar a reclamação. O aplicativo garante o anonimato do usuário. 

 O “DeOlho” objetiva ser um canal entre a população e as instâncias de representação urbana. Um dos criadores do aplicativo, o estudante João Gabriel Silva Marra, reforça que o objetivo futuro é que os registros sejam enviados aos órgãos responsáveis. 

O site do aplicativo também pretende se tornar um fórum de discussão, em que os usuários tenham a oportunidade de opinar e relatar como resolveram seus problemas.

A ideia de criar o aplicativo partiu da percepção do grupo sobre a página Juiz de Fora da Depressão, popular no Facebook, em que moradores da cidade comumente relatam problemas urbanos e infrações do dia a dia. 

Os estudantes decidiram então concentrar essas informações em uma única plataforma, para que, a longo prazo, torne-se efetiva junto aos órgãos públicos.

Combate à dengue na UFJF
Além de poder fazer o alerta pelo aplicativo, o usuário que desejar informar sobre possíveis focos na UFJF pode também ligar para a Pró-reitoria de Infraestrutura, que disponibiliza o telefone (32) 2102-3709 para receber informações, como parte das iniciativas de combate à dengue no campus.

O aplicativo DeOlho está disponível para download no Google Play.

Outras informações: contato@deolho.xyz
da assessoria 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITA, SECRETÁRIO DE ESTADO E DEPUTADO ANUNCIAM IMPORTANTES CONQUISTAS

A prefeita Jussara Menicucci, o deputado estadual Cássio Soares e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participaram das tratativas que viabilizaram importantes investimentos para o município de Lavras, que reforçam o compromisso com a saúde pública. Entre as conquistas está a liberação de recursos para a implantação de cinco novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Misericórdia, ampliando a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento intensivo às crianças do município. Outro passo fundamental foi o credenciamento da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) em Lavras, que possibilitará a realização de tratamento oncológico completo no município, garantindo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes e suas famílias. Além disso, foram conquistados recursos para equipar a UPA Zona Norte, ampliando a estrutura e qualificando o atendimento de urgência e emergência prestado à população lavrense.

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...