Pular para o conteúdo principal

CULTURA: DOCUMENTÁRIO RETRATA A LUTA DO MOVIMENTO NEGRO DE ALFENAS


Contar a história de um movimento que surgiu no início da década de 1990 em Alfenas, no Sul de Minas, pela valorização das expressões culturais da comunidade afrodescendente na cidade. 

Com esta proposta surgiu o documentário “NCNA – Núcleo de Consciência Negra de Alfenas”. A produção, uma parceria do Núcleo e a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), teve seu lançamento oficial no dia 11 de abril, na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade.

Ao resgatar boa parte do trabalho desenvolvido pelo NCNA há mais de 20 anos, o vídeo conta, como disse em depoimento a socióloga Daniela Roberta Antônio Rosa, a história de uma família negra que começou a lutar para manter viva a cultura de seus antepassados. 

Com o tempo o trabalho do Núcleo cresceu e, além de debater questões relacionadas à identidade afro e promover eventos ligados a ela, tornou-se um local que trabalha a responsabilidade social. 

Em sua sede há várias atividades ligadas à dança, artes marciais e, graças a parceiros, são distribuídos na casa dos fundadores do Núcleo pães e frutas a famílias que necessitam de tal ajuda assistencial.

O documentário começou a ser elaborado em novembro de 2015 e foi concluído em abril de 2016. São 40 minutos de produção, com 25 depoimentos que mergulham em fatos marcantes que levaram ao surgimento do Núcleo. 

A cultura popular, como a Congada, Folia de Reis, Moçambique, religiões de matriz africana, a Escola de Samba do Bairro Santos Reis e a capela dedicada aos três reis magos, construída em 1917 e considerada como a mais antiga do século 20 no Brasil, segundo pesquisa desenvolvida pelo Reisado do Estado do Rio de Janeiro, bem como o debate de que o racismo existe, são retratados na produção.

Em números, foram cerca de 10 horas de gravação e 44 horas de edição. A TV Alfenas deu importante contribuição ao Documentário graças ao seu arquivo; assim como o NCNA, que contribui com fotos. 

A produção envolveu três colaboradores da assessoria de comunicação da Unifenas (Galvone Praga de Oliveira, cinegrafista; Davidson Eustáquio da Silva, editor de imagens e arte; e Everton Luiz Marques, jornalista responsável).
com Everton Marques - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.