Pular para o conteúdo principal

OS CANDIDATOS DE LAVRAS

Dos quadros candidatos (até o momento), somente dois já possuem trajetória política na cidade


Termina hoje, segunda-feira, 15, o prazo para o registro das candidaturas para quem vai concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. 

Até o momento, Lavras, no Sul de Minas, conta com 4 candidatos a prefeito: Leandro Moretti (PRB), Adjamar Veríssimo (PT), Thales Marden (PEN) e José Cherem (PSD). 

Esta é a primeira vez após muitas eleições que grandes e tradicionais legendas de Lavras, como o PSDB e o PMDB (este até momento não apresentou candidatura) não apresentam um nome para prefeito ou vice.

Após muito mistério e suspense, a ex-prefeita Jussara Menicucci, anunciou que não tentaria disputar um quarto mandato como prefeita de Lavras. Sendo assim, o PSDB sairá somente com chapa de vereadores. 

A ex-prefeita também não apoiará nenhum candidato a prefeito, mas continuará com as atividades partidárias e pretender se empenhar na campanha dos candidatos a vereador do PSDB, legenda da qual ela é a presidente municipal.

A não candidatura de Jussara mira as atenções dos candidatos para o médico José Cherem. 

Irmão do deputado estadual atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fábio Cherem, a coligação de José Cherem não conta com a presença em sua fileira do PT, legenda do governador Fernando Pimentel e nem do PMDB, agremiação do vice-governador Antônio Andrade, da qual ele também é o presidente estadual.

Inicialmente houve tratativas para a adesão do PT local ao grupo de José Cherem, mas com a candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes para a prefeitura de Belo Horizonte e a forte resistência interna, principalmente dos petistas históricos, a legenda optou por ter um candidato próprio.

Com isso, foi escolhido Adjmar Veríssimo, militante histórico no partido e que teve uma atuação marcante como presidente do Conselho Municipal de Habitação, no período que Lavras recebeu grandes investimentos no setor do meio do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. 

Dos quatro candidatos a prefeito de Lavras, apenas dois possuem já perfil político atuante: Adjmar e Leandro Moretti, que é vereador de primeiro mandato.

José Cherem e Thales Marden iniciam na política nestas eleições municipais, já disputando o mandato de prefeito. Talles possui perfil técnico, com conhecimento de administração e segundo seus apoiadores, fará uma campanha totalmente propositiva.

De acordo com seus apoiadores, a intensão é fazer uma discussão ‘madura’ sobre a cidade e propor ações de longo prazo, sem deixar de lado as necessidades urgentes do município.

José Cherem, que sempre dedicou à vida a medicina em Lavras, também é estreante. Tem ao seu lado o irmão Fábio Cherem, deputado estadual pelo segundo mandato, secretário de Estado e que já concorreu ao pleito de prefeito e também o outro irmão, Marcos Cherem, que foi vereador e prefeito de Lavras. 

Apesar disso, José Cherem tem pela frente o desafio de imprimir um perfil próprio, afinar o discurso e conquistar aliados. 

Devido aos problemas que o irmão Marcos Cherem enfrentou desde a campanha até a cassação de seu mandato de prefeito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nota-se que a candidatura de José Cherem está cercada de ‘cuidados’, mas também se percebe ainda um perfil político tímido dele. 

Este detalhe fica mais evidente na relação dele com a imprensa local, que em alguns segmentos nem existe. 

Já se tem registro de ‘certos descontentamento’ de alguns profissionais com a falta de ‘acessibilidade’ do candidato ao posto de prefeito de uma cidade de mais de 100 mil habitantes. 

Já Leandro Moretti é vereador de primeiro mandato, mas rapidamente imprimiu um perfil político e uma ‘marca própria’ perante a sociedade. Conseguiu formar uma ampla coligação de partidos, entre eles o PSL do ex-prefeito Carlos Alberto Pereira e de sua esposa, a deputada federal Dâmina Pereira. 

Mas terá como desafio, assim como todos os outros candidatos, transmitir ao eleitorado segurança nas suas propostas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...