Projeto visa reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região
Para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha |
O Sul de Minas está recebendo de 31 de agosto a 2 de setembro, o Encontro de Negócios O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas.
O evento apresenta a empresários e lideranças o projeto de solução para exportação, importação e distribuição de cargas no território nacional. A iniciativa é do Sebrae Minas em parceria com a Azul Cargo e a BH Airport Cargo, e tem o objetivo de reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico das empresas da região.
Os encontros de negócios já foram realizados em Varginha e Poços de Caldas, ontem, quarta-feira, 21. Hoje é a vez de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá receberem o evento. Amanhã, Pouso Alegre sedia o encerramento do encontro.
“O Sul de Minas, além de localização privilegiada, próximo às três maiores capitais do país, possui grande concentração de empresas e serviços que são projetados mundialmente. Os produtos da nossa região são vendidos para países como Alemanha, Estados Unidos e Japão. Com a implantação desse projeto, nossa intenção é de que todo esse processo de logística se torne mais ágil, econômico e efetivo”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.
Ainda segundo Juliano Cornélio, para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha. Isto porque é o único da região a ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar esse tipo de serviço.
De acordo com dados da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, as atividades de maior especialização sulmineiras são fabricação de artigos de malharia, tricô, componentes eletrônicos, autopeças, novas tecnologias, produção de lavouras permanentes e extração de minerais metálicos não ferrosos.
Essa movimentação resulta em um Produto Interno Bruto (PIB) regional de R$ 50,7 bilhões. Segundo dados divulgados pelo datavivo.info e CNAE 2.0, a cafeicultura representa 79% das exportações do Sul de Minas, gerando negócios que chegam a U$ 2,9 milhões sendo que os maiores exportadores são as cidades de Varginha (51,3%) e Guaxupé (23,4%).
“Queremos mostrar aos empresários que o transporte aéreo de carga é viável economicamente para médias e longas distâncias. Além de veloz, o modal aéreo é mais seguro, sem risco de roubo de carga ou de acidentes rodoviários, e possibilita o contato rápido com outros mercados no país e no mundo. Nosso objetivo é abrir uma nova perspectiva de logística para a região, disse Peter Robbe, gestor da BH Airport Cargo, área de carga da concessionária BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.
O Encontro de Negócios O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas é destinado aos potenciais empresários que utilizam o transporte terrestre e aéreo para a movimentação de mercadorias dentro e fora do país. A reunião também é aberta às lideranças locais e formadores de opinião.
com Luciana Trindade - da Agência Sebrae MG de Notícias
Um comentário:
Enquanto isso está uma vergonha a pista que leva até o aeroporto, desde a 491, o trevo ridículo que causa até mortes e a pista esburacada, cheia de mato nas margens, sem acostamento, sem calçada e ainda mal sinalizada! Parabéns prefeito estamos vendo bem como apóia os investimentos que pelo menos tentam chegar para Varginha! Só falta perder mais este...
Postar um comentário