Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DE NEGÓCIOS ABORDA O MELHOR CAMINHO PARA O SEGMENTO DE LOGÍSTICA NO SUL DE MINAS

Projeto visa reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região
Para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha

O Sul de Minas está recebendo de 31 de agosto a 2 de setembro, o Encontro de Negócios O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas. 

O evento apresenta a empresários e lideranças o projeto de solução para exportação, importação e distribuição de cargas no território nacional. A iniciativa é do Sebrae Minas em parceria com a Azul Cargo e a BH Airport Cargo, e tem o objetivo de reduzir custos e impulsionar o desenvolvimento econômico das empresas da região. 

Os encontros de negócios já foram realizados em Varginha  e Poços de Caldas, ontem, quarta-feira, 21. Hoje é a vez de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá receberem o evento. Amanhã, Pouso Alegre sedia o encerramento do encontro.

“O Sul de Minas, além de localização privilegiada, próximo às três maiores capitais do país, possui grande concentração de empresas e serviços que são projetados mundialmente. Os produtos da nossa região são vendidos para países como Alemanha, Estados Unidos e Japão. Com a implantação desse projeto, nossa intenção é de que todo esse processo de logística se torne mais ágil, econômico e efetivo”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio.

Ainda segundo Juliano Cornélio, para a efetivação do projeto de logística do Sul de Minas será utilizado o terminal aeroviário de cargas do Aeroporto Major Brigadeiro Tompowsky, em Varginha. Isto porque é o único da região a ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar esse tipo de serviço.

De acordo com dados da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, as atividades de maior especialização sulmineiras são fabricação de artigos de malharia, tricô, componentes eletrônicos, autopeças, novas tecnologias, produção de lavouras permanentes e extração de minerais metálicos não ferrosos. 

Essa movimentação resulta em um Produto Interno Bruto (PIB) regional de R$ 50,7 bilhões. Segundo dados divulgados pelo datavivo.info e CNAE 2.0, a cafeicultura representa 79% das exportações do Sul de Minas, gerando negócios que chegam a U$ 2,9 milhões sendo que os maiores exportadores são as cidades de Varginha (51,3%) e Guaxupé (23,4%).

“Queremos mostrar aos empresários que o transporte aéreo de carga é viável economicamente para médias e longas distâncias. Além de veloz, o modal aéreo é mais seguro, sem risco de roubo de carga ou de acidentes rodoviários, e possibilita o contato rápido com outros mercados no país e no mundo. Nosso objetivo é abrir uma nova perspectiva de logística para a região, disse Peter Robbe, gestor da BH Airport Cargo, área de carga da concessionária BH Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte.

O Encontro de Negócios O Melhor Caminho para o Segmento de Logística do Sul de Minas é destinado aos potenciais empresários que utilizam o transporte terrestre e aéreo para a movimentação de mercadorias dentro e fora do país. A reunião também é aberta às lideranças locais e formadores de opinião.
com Luciana Trindade - da Agência Sebrae MG de Notícias

Comentários

Davi disse…
Enquanto isso está uma vergonha a pista que leva até o aeroporto, desde a 491, o trevo ridículo que causa até mortes e a pista esburacada, cheia de mato nas margens, sem acostamento, sem calçada e ainda mal sinalizada! Parabéns prefeito estamos vendo bem como apóia os investimentos que pelo menos tentam chegar para Varginha! Só falta perder mais este...

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.