Pular para o conteúdo principal

PIMENTEL RECEBE PRIMEIRO-MINISTRO DE PORTUGAL PARA REFORÇAR PARCERIAS E RELAÇÕES ECÔNOMICAS

Governos de Minas e de Portugal assinaram termo de cooperação para desenvolvimento de projetos de mobilidade elétrica

O governador Fernando Pimentel (PT) recebeu nesta quarta-feira, 2, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e os ministros de Estado de Economia, Manuel Caldeira Cabral, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. 

O encontro serviu para reforçar os laços de cooperação entre Minas Gerais e o país europeu nas áreas de ciência e tecnologia, mobilidade urbana e sustentabilidade.

O primeiro-ministro português António Costa destacou a importância de parcerias com o Governo de Minas Gerais e ressaltou o papel do estado nos setores de tecnologia e inovação. 

“Estamos em um estado dos mais pujantes do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, que quer ser a capital da inovação tecnológica do Brasil e o centro de desenvolvimento de startups no Brasil. Esse é, portanto, um novo ciclo que temos que ter com base nesse novo patamar de desenvolvimento econômico”, afirmou. 

Antes do encontro, o Governo de Minas Gerais, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Axxiom Soluções Tecnológicas, juntamente com a Universidade do Minho e o Centro de Engenharia e Inovação (CEiiA), de Portugal, assinaram um termo de cooperação para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo, por meio de parcerias para o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial na área da mobilidade elétrica.

O termo prevê uma série de acordos para desenvolvimento de projetos conjuntos relacionados ao desenvolvimento e industrialização de veículos elétricos de nova geração, por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, intercâmbio de professores e pesquisadores e supervisão de teses desenvolvidas entre as duas universidades relacionadas ao tema.

Além disso, a parceria também prevê o apoio a programas do Governo de Minas Gerais que envolvam estudantes estrangeiros, além de organização conjunta de conferências, workshops de caráter científico, tecnológico e empresarial, associados à mobilidade sustentável e industrialização de veículos elétricos de nova geração. 

“Essa é uma política pública do Estado de Minas Gerais. O que estamos fazendo é muito mais que o sistema de mobilidade e o carro elétrico. É todo um ecossistema que nós estamos tentando desenvolver em torno disso, com a universidade, com outras empresas, que vão criar um ecossistema de desenvolvimento científico e tecnológico para a mobilidade elétrica”, explicou o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco. 

O ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, destacou a parceria com o Governo do Estado e o papel das universidades no acordo. 

“Estamos aqui para fazer um sistema de mobilidade para o futuro. Portanto, pelo lado do governo de Portugal é com o maior interesse que, juntamente com o Governo do Estado de Minas Gerais, colocamos em conjunto a capacidade de Portugal nas universidades, nos centros tecnológicos, e do Estado de Minas Gerais para pensar num projeto de nível global”, disse o ministro.

Também participaram do encontro com autoridades portuguesas os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha (PT); de Cultura, Ângelo Oswaldo (PMDB); o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco; e o presidente da Cemig, Mauro Borges.

Histórico
Essa é a segunda vez em pouco mais de um mês que o Estado recebe visita de autoridades portuguesas. 

No final de setembro, o governador Fernando Pimentel recebeu o secretário de Estado da Indústria de Portugal, João Vasconcelos, em cerimônia de assinatura de despacho governamental para implementação do projeto “Sistema de Mobilidade de Baixo Carbono” em Minas Gerais.

A proposta, inspirada em iniciativas do Centro de Excelência e Inovação na Indústria da Mobilidade (CEiiA), prevê a interligação, por meio de veículos elétricos, entre a Cidade Administrativa de Minas Gerais, o Aeroporto Internacional de Confins, o Palácio da Liberdade e os prédios públicos do BDMG, Cemig, Fapemig, Codemig, na região central de Belo Horizonte. 

“Há um mês foi lançado formalmente esse projeto que combina sistema inteligente com a circulação de veículos elétricos. A gente sabe que o grande desafio da mobilidade hoje está nas cidades e parte central dele está nesse deslocamento. Queremos fazer esses testes, inclusive com diferentes veículos (carros, motos e ônibus), não só pela visão que a gente tem do futuro, do desafio associado à tecnologia e dos novos desenvolvimentos de materiais mas, também, por uma nova visão de política pública. Nesse sentido, o Estado cria um ambiente e uma possibilidade de poder estabelecer políticas públicas que hoje não existem no Brasil”, afirmou a presidente da Axxiom Soluções Tecnológicas, Fabiana Santos. 

As parcerias entre os governos de Minas Gerais e de Portugal se estreitaram a partir de fevereiro de 2015, quando o governador Fernando Pimentel esteve em visita oficial ao país para se encontrar com autoridades e conhecer projetos desenvolvidos nas áreas de mobilidade, indústria aeronáutica e sustentabilidade. 

Um ano depois, Pimentel retornou a Portugal para assinar convênios de cooperação científica e tecnológica com ênfase em redes de energia de baixo carbono, mobilidade urbana e intercâmbio de conhecimento acadêmico para futuras inovações na indústria automobilística de Minas Gerais entre o Governo do Estado e o Governo de Portugal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho