Pular para o conteúdo principal

CÂMARA DE TRÊS PONTAS APROVA CRIAÇÃO DE CONSELHO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Quase 600 assinaturas foram colhidas na comunidade trespontana, para apoio à criação do Conselho
Vereadores de Três Pontas aprovaram por uninamidade o Projeto de criação do Compir

Foi aprovado pela Câmara Municipal do município de Três Pontas (MG) nesta segunda-feira, 16, o Projeto de Lei 149, de 19 de dezembro de 2016, que cria na cidade o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). 

O movimento pela criação do Conselho começou no início de 2016, como iniciativa dos estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Tiago Henrique da Silva (curso de Engenharia Ambiental e Saintária) e Lucas Eduardo Giraldelli (curso de Ciências Biológicas – licenciatura), apoiados por professores da universidade, além de outros órgãos e entidades de Três Pontas, Lavras e e outros locais do País.

A mobilização reuniu quase 600 assinaturas colhidas na cidade e o projeto foi protocolado na prefeitura, tendo sido encaminhado à Câmara por iniciativa do Executivo Municipal. 

A conquista é comemorada porque os conselhos são instrumentos de participação popular capazes de estreitar a relação entre os governos e a sociedade civil, participando do planejamento e da implementação de políticas públicas. 

No caso do Compir, irá atuar para fomentar políticas de promoção da igualdade racial no município, com a valorização da cultura negra e o incentivo ao desenvolvimento social.

O estudante da UFLA Tiago, e a secretária da Associação Afro Trespontana Hosana, protocolaram projeto na prefeitura em 2016. 

O Compir será um órgão consultivo e deliberativo, com atribuição principal de elaborar diretrizes e promover atividades que visem à defesa dos direitos de minorias étnico-raciais e sua inserção na vida socioeconômica, política e cultural, bem como contribuir para a eliminação das discriminações.

Em 13 maio de 2016 (data que marca a abolição da escravatura no Brasil) , durante lançamento do movimento, a professora do Departamento de Educação da UFLA (DED) Luciana Soares da Silva, que também é coordenadora do Grupo de Estudos Educação para as Relações Étnico-raciais, proferiu palestra em Três Pontas, abordando o tema “Educação para as relações étnico-raciais: um olhar discursivo”. 

Já a redação do Projeto de Lei foi possível com a contribuição da professora do Departamento de Direito (DIR) Maria das Graças Paula. O

utros professores e grupos da UFLA também colaboraram com o movimento, principalmente por meio de moções de apoio à criação do Conselho. Dentro e fora da UFLA, dez moções foram emitidas por diferentes instâncias, evidenciando a relevância da causa.

Além da criação do Conselho, o Projeto de Lei também propôs a criação a Assessoria do Compir e o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Fumpir). Junto ao projeto, foi aprovada a Emenda aditiva nº 001, de 11 de janeiro de 2017, que define a prestação de contas a ser feita pelo Conselho. 

O Compir estará vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente de Três Pontas. A decisão aguarda sanção do prefeito e, após essa etapa, haverá outras providências, como a eleição dos membros do Conselho e início dos trabalhos.

De acordo com Tiago, a experiência da mobilização pela criação do Compir foi compensadora. 

“Percebemos que à medida que a mobilização crescia, as pessoas se tornavam mais engajadas, participativas e conscientes das possibilidades de melhoria que o Conselho trará. Os apoios foram muitos e as perspectivas de um bom trabalho são boas. A contribuição da UFLA foi fundamental durante essa mobilização, com professores e grupos que ajudaram muito. Esperamos que o Conselho possa continuar contando com o apoio da Universidade e outros órgãos de Lavras para ter uma atuação efetiva”.

Além dos estudantes da UFLA Tiago e Lucas, integraram a Comissão de Organização do Movimento de Criação do Conselho Municipal da Promoção e Igualdade Racial de Três Pontas os representantes da Associação Afro Trespontana Hosana Valdomiro Manoel e Eduardo Luiz, além do jornalista Sebastião Filho.
por Ana Eliza Alvim - da assessoria UFLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...