Pular para o conteúdo principal

DIRIGENTES DA UFLA SE MANIFESTAM SOBRE CENÁRIO ATUAL ENFRENTADO PELA INSTITUIÇÃO

Universidades federais vem passando por um momento de grandes dificuldades. Mesmo assim, UFLA conseguiu aumentar o número de bolsas institucionais de 1.300 para 1.425
Para 2018, custeio da UFLA será ampliado em 18%. De acordo com dirigentes da instituição, com este aumento será possível garantir o funcionamento adequado da universidade

As universidades federais vem passando por um momento de grandes dificuldades em virtude da conturbada conjuntura pela qual passa o Brasil. Sofrendo com fortes contingenciamentos de recursos, os dirigentes destas instituições vem fazendo verdadeiros malabarismos para conseguir manter o funcionamento das instituições.

O orçamento anual da universidade é dividido em custeio e capital, sendo os recursos liberados especificamente para esses fins.

A matriz de custeio tem um modelo próprio, definido em conjunto pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Ela é lastreada em critérios que avaliam o desempenho da Universidade. Portanto, reflete o mérito dos indicadores da Instituição.

O custeio é o que mantém a universidade funcionando, permitindo aquisição de materiais para aulas, pagamento da terceirização, assistência estudantil em todas as suas fases, material de consumo, manutenção, energia, combustível, e outras mais.

Já o capital é composto pelo MEC, a partir de compromissos para implantação de novos cursos e, numa fração pequena, para substituição de equipamentos defasados e pequenas obras. Esse é o recurso que permite o crescimento da universidade por meio de investimentos em laboratórios, salas de aulas, equipamentos e infraestrutura em geral. Em todo momento de crise, a opção dos governos é pela redução desse valor.

Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), localizada na quinta maior cidade do Sul do Estado de Minas Gerais, a direção da instituição tem conseguido driblar a forte crise pela qual passa as instituições federais de ensino superior. 

Em nota assinada pelo reitor José Roberto Soares Scolforo e pela vice-reitora Édila Vilela de Resende e divulgada na última sexta-feira, 1º, a UFLA destaca que na proposta de orçamento do governo para 2017, o custeio da UFLA foi reajustado em 5,2%. De acordo com a nota, esse valor teve como referência o orçamento de 2016. 

"Um número pequeno de universidades teve acréscimo no custeio. informamos isso à nossa comunidade em agosto de 2016, pois, é nesse período que o governo, por lei, deve encaminhar a proposta de orçamento ao Congresso Nacional. Já no capital, a redução no valor que tínhamos conseguido em 2016 foi de 50,5%. Valor considerado injusto pela instituição, já que temos vários cursos novos. Portanto, naquela mesma época, nossa comunidade foi informada sobre a redução do capital", destaca trecho da nota oficial.

Mesmo diante do cenário desfavorável e com uma maratona de negociações em Brasília, a direção da instituição conseguiu obter compromissos positivos para instituição. Na segunda semana de agosto, por exemplo, o reitor José Roberto Scolforo autorizou o aumento do número de bolsas institucionais de 1.300 para 1.425.

As novas bolsas foram concedidas após a sensibilização da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) que, juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), reuniu com a Direção Executiva da universidade com a finalidade de atender mais estudantes em vulnerabilidade.

"Por último, deixamos claro a todos de nossa comunidade que, para 2018, conseguimos ampliar o custeio da UFLA em 13%, o que garantirá o funcionamento adequado da universidade", enfatiza. Os dirigentes da Universidade Federal de Lavras destacaram as incertezas do cenário para 2018.

"No entanto, não podemos deixar de esclarecer que o capital ou investimento da Matriz de Orçamento de Custeio e Capital (OCC) para 2018 pode sofrer novo e expressivo corte, não só para a UFLA, mas para todas as 64 Universidades. Estamos lutando diuturnamente para reverter essa possibilidade. E, se vier a ocorrer, procederemos da mesma forma como sempre: procurando alternativas e construindo soluções para que a UFLA continue seu crescimento de forma sustentável."

Ainda na nota oficial, a direção da instituição se pronunciou sobre os atrasos em licitações e falou sobre a matriz de custeio da universidade. "Atrasos eventuais em processos licitatórios estão vinculados à necessidade do cumprimento total da lei e outras questões".

Além do aumento no número de bolsas institucionais, a direção da instituição destacou que obteve um emenda da bancada dos 53 deputados federais de MG no valor de R$7.083 milhões. Do Governo de Minas, a universidade conseguiu o apoio de 4 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemig) para aquisição de equipamentos para os cursos de engenharia.

Clique aqui e confira a nota completa divulgada pela Universidade Federal de Lavras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DROGARIA ARAUJO ABRE 59 VAGAS DE EMPREGO NO INTERIOR

Contratações serão feitas para vários cargos, de gerentes à vendedores, em 13 cidades do interior de Minas A Drogaria Araujo está com 59 vagas de emprego abertas nas cidades de Varginha, Lavras, Nova Serrana, Formiga, Juiz de Fora, Ouro Preto, Ubá, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Pará de Minas, São João del Rei e Viçosa.  As oportunidades de emprego são para os cargos de gerente e subgerente de loja, vendedor, fiscal de loja, operador de caixa e repositor de mercadorias. O processo seletivo ocorrerá até o fim de janeiro de 2020, e os interessados devem cadastrar o seu currículo no site www.trabalhenaaraujo.com.br .  Para se candidatar as vagas é necessário ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados e disponibilidade de horário. A Drogaria Araujo desenvolve o Programa Incluir e informa que Pessoas com Deficiência (PCD) poderão concorrer a essas vagas. A empresa garante benefícios para todas as funções, como assistência médica,...

NUTRIVITAL ANUNCIA NOVA UNIDADE FABRIL EM VARGINHA

A Prefeitura de Varginha celebra a implantação de uma nova unidade fabril da empresa Nutrivital no município, reforçando o protagonismo da cidade como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico do Sul de Minas. O empreendimento integra o planejamento estratégico da companhia até 2030 e representa um importante avanço rumo aos conceitos de Indústria 5.0, que aliam tecnologia de ponta, inteligência artificial e valorização do capital humano para impulsionar o agronegócio brasileiro. A nova fábrica contará com uma área construída inicial de 8 mil metros quadrados, com foco na produção de aditivos, premixes, núcleos e concentrados. A escolha de Varginha como sede do investimento se deve à sua localização privilegiada, que favorece a logística nacional e internacional, especialmente por meio do Porto Seco, além da proximidade com importantes regiões produtoras do país. O diretor e fundador da Nutrivital, Rodrigo Risso, destaca que a implantação da unidade em Minas Gerais...

UPA 24 HORAS É CONTEMPLADA COM R$ 740 MIL EM RECURSOS

Lavras, no Sul de Minas, recebeu um importante reforço para a saúde pública com a destinação de R$ 740 mil para fortalecer o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O recurso é resultado da parceria entre a prefeita Jussara Menicucci (PSD) e o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que têm atuado em conjunto para ampliar os investimentos no município. A prefeita Jussara Menicucci destacou a importância do recurso para garantir mais qualidade, eficiência e segurança no atendimento à população. Já o deputado estadual Cássio Soares reafirmou seu compromisso com Lavras, ressaltando que o investimento contribuirá para fortalecer a estrutura da saúde e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. Os recursos, que já estão disponíveis, serão destinados ao aprimoramento do atendimento da UPA 24 Horas, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de saúde e reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade da assistência à população.