Pular para o conteúdo principal

EMPREENDIMENTO DE QUEIJO ARTESANAL ATRAI TURISTAS PARA CIDADE DO SUL DE MINAS

Osvaldo Filho e o Queijo Alagoa Grande, medalha de Bronze no Mondial du Fromage 2017​
 
Minas Gerais é naturalmente encantadora com montanhas, picos, cachoeiras, rios, lagos e um clima maravilhoso! E quando a este cenário é acrescentado um cadinho de tempero e aceso o fogão à lenha a gastronomia mineira dá um show e atrai um grande número de turistas.
 
No Sul de Minas, a aproximadamente 500km de BH, 350km de São Paulo e 250km do Rio de Janeiro, a pequena Alagoa está ficando conhecida internacionalmente por uma iguaria deliciosa: o Queijo Artesanal Alagoa.

O feitio do queijo é tradicional e centenário. Todavia, recentemente o queijo tem extrapolado as montanhas da Mantiqueira, ultrapassado as fronteiras do Brasil, sobrevoado oceanos e pousado em solo europeu, na França, onde o Queijo Alagoa Grande da empresa Queijo d'Alagoa-MG ganhou medalha de Bronze no Mondial du Fromage, em Junho de 2017, por meio de uma viagem técnica proporcionada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

Este destaque internacional deu mais força ao trabalho iniciado 2009, pelo empreendedor mineiro Osvaldo Filho, que é pioneiro na venda de queijo artesanal pela internet por meio da loja virtual (www.queijodalagoa.com.br).

Em 2014 a "Queijo d'Alagoa-MG" recebeu o prêmio MG Turismo por atrair turistas pra Alagoa. Em abril deste ano foi inaugurada a loja física, que se tornou parada obrigatória pra os turistas que visitam a cidade, sendo vitrine para produtos locais, regionais, mineiros e brasileiros.

Tanto o empreendimento virtual quanto o físico estão contribuindo para o desenvolvimento econômico-social da cidade que tem apenas 2.400 habitantes, pois os turistas são atraídos pelo queijo, fazem contato pelo site, recebem indicações das pousadas, fecham a reserva, viajam para o município, almoçam e jantam nos restaurantes, abastecem no posto de combustível e contribuem para movimentar a economia da cidade.

Como não bastasse este positivo impacto local, a "Queijo d'Alagoa-MG" está chamando a atenção do trade da região. Recentemente os proprietários da Pousada Morro Verde, instalada em Carvalhos MG na Estrada que liga Alagoa x Bocaina de Minas, procuraram Osvaldo Filho para que ele divulgasse para seus seguidores e clientes a pousada, que só tem acesso 4x4.

​Visita da Pousada Morro Verde
 
A Unique Cafés, de São Lourenço, é outra empresa que solicitou o apoio da "Queijo d'Alagoa-MG" no desenvolvimento de uma receita com o Queijo Alagoa para ser servida na cafeteria durante o Festival Degusta, que agita o Circuito das Águas em setembro.

Luiz Fernando Moraes, esposa e filho, saíram de Aracaju-SE para conhecer Alagoa: "Comprei o queijo pela internet, comi, adorei, fui a Alagoa, me hospedei na Pousada Casarão. Ótima recepção, fui nas cachoeiras com guia local, conheci a loja do Osvaldinho, e até joguei na lotérica, só não ganhei na mega! A viagem foi top! Alagoa é linda!" relata Moraes.

De Santos/SP, Carmem Maria Lorenzo relata: "Saímos de Santos-SP e fomos conhecer Alagoa-MG. Compramos queijos e geleias na loja do Osvaldinho e por sorte ainda conhecemos ele, que é uma simpatia em pessoa!".

Manoel de Souza, da cidade de Varginha, viajou com a esposa e o filho, que é de Belo Horizonte: "Estivemos em Alagoa. Nos hospedamos na Pousada Fazenda Corguinho. Meu filho comprou um queijo e levou para seus amigos degustarem onde trabalha em BH. Acabou no mesmo dia! A turma dele fez pedidos pelo site. Gostamos da loja e fomos bem atendidos!" relata Souza.
 
​Manoel Souza Pinto e esposa, de Varginha
 
Para os leitores que ficaram com água na boca para degustar o queijo artesanal Alagoa, em diferentes tamanhos e estágios de maturação, com azeites da Mantiqueira e geleias deliciosas, anotem aí o endereço: a loja QUEIJO D'ALAGOA-MG fica na Rua José Luiz de Siqueira, 352, Centro de Alagoa-MG. E pra quem é ansioso e quer logo provar o queijo, acesse a loja virtual: www.queijodalagoa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.