Pular para o conteúdo principal

MARGARIDA SALOMÃO REBATE MINISTRO: "PROBLEMA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NÃO É GESTÃO, É POLÍTICO"


“O Ministro da Educação cai em profunda contradição quando diz que o colapso das Universidades Federais e Institutos de Pesquisa brasileiros é uma questão de gestão e que os reitores precisam se adaptar ao novo cenário. Não, Ministro. Essa é uma questão política, de prioridade”, afirma a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), rebatendo a fala do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE) nesta quarta-feira, 30.

De acordo com matéria da Globo News, dados do MEC, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, apontam que 44 das 64 universidades federais do país tiveram seu orçamento afetados por cortes na comparação com o primeiro semestre de 2016.

O ranking das dez universidades com os contingenciamentos mais expressivos inclui grandes universidades, como a Unifesp (5ª colocada), UFRJ (8º lugar) e UFPE (7º lugar). Em dez dessas universidades, o corte neste ano superou os 20% da verba repassada às universidades ao longo dos seis primeiros meses de 2016.


Para Margarida Salomão, que preside a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e já foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Sistema Nacional de Educação Superior foi responsável por consolidar grandes entidades na área de pesquisa, na área de formação e que interiorizaram para o Brasil a educação superior. Por isso, não pode estar sob ameaça.

“A Universidade deve ter uma situação de tranquilidade para que as pessoas possam pensar, formar, produzir. Esse risco eminente de fechar, de não saber se vamos chegar ao fim do ano prejudica mortalmente as universidades. É por isso que nós precisamos lutar e exigir que os recursos para as federais sejam imediatamente disponibilizados”, afirmou a parlamentar.

Comissão Geral
Para concentrar ações e medidas nesse sentido, a deputada explica que está em construção no Congresso Nacional, uma Comissão Geral que contará com a participação das Assembleias Legislativas dos estados. 

“O objetivo é que esse drama mobilize as bancadas no Congresso porque se trata de uma situação intolerável que compromete não só uma geração de estudantes, mas também a economia dos municípios e estados que abrigam as instituições”, explica Margarida Salomão.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...