Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DRUMMONSTERS DA UNIFEI PARTICIPA DE PROJETO QUE RESGATA A MEMÓRIA DRUMMONDIANNA

Drummond e um dos telefones de sua coleção

O que Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade; a Drumonsters, equipe de robótica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus de Itabira, e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade têm em comum, além da forte ligação com o poeta itabirano?

Idealizado por Pedro e executado pela Drumonsters, o projeto “Drummond, fala, fala, fala” consiste na seguinte ideia: ao atender a chamada de um telefone, a pessoa tem a oportunidade de ouvir poemas recitados pelo próprio autor, sendo possível até selecionar qual obra deseja escutar. 
O objeto também esteve à mostra no Fórum das Letras, em Ouro Preto

A participação da Drumonsters, aliás, foi uma indicação do próprio Pedro, que diz ter passado a “admirar e torcer” pela equipe desde que descobriu o seu trabalho.

O objeto utilizado na ação fazia parte de uma coleção de telefones de Drummond e de sua esposa, Dolores Dutra de Morais. 

Este e outros itens do acervo estarão à mostra em uma exposição a ser realizada em março deste ano, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, e que, depois, passará por outros pontos de Itabira e região.

A origem do projeto é curiosa: em 1995, Pedro Drummond gravou a voz do avô recitando poemas na secretária eletrônica da casa da família. 

De alguma maneira, um jornalista descobriu a história e publicou o contato em seu periódico, um gatilho para que várias pessoas ligassem para a casa durante todo o dia só para ouvir os poemas.

O telefone já esteve exposto em dois pontos de Itabira: a Avenida João Pinheiro e a Fazenda do Pontal. 

Em ambas as ocasiões, despertou a emoção de quem se arriscava a atender a chamada misteriosa, como garante o diretor de eletrônica da Drumonsters, Arthur Müller: “A recepção da população foi muito boa, muita gente se emocionava. Claro, alguns ficavam receosos em atender, achando que era algum tipo de pegadinha, mas a maioria das pessoas que escutou, principalmente as mais velhas, se sentiu tocada”.

Camilo Lelis, técnico de laboratório da Unifei em Itabira e membro da equipe, também destacou a repercussão que a ação teve dentro da comunidade itabirana, algo que o surpreendeu, e ressaltou que o projeto reforça o cunho social da equipe de robótica: “Acho que a Drumonsters, além de competir, tem um papel social muito importante. Essa foi uma ótima oportunidade de trabalhar esse lado da equipe, de aproximá-la da comunidade. A Unifei tem esse objetivo de atuar e prestar serviços à sociedade, e a Drumonsters, naturalmente, está inserida nisso”.

Fórum das Letras
No dia 22 de novembro, a Drumonsters esteve em Ouro Preto para participar do Fórum das Letras, ação cultural que homenageou Carlos Drummond de Andrade. 

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o fórum tem como principal objetivo a valorização da identidade e diversidade da literatura dos países de língua portuguesa, promovendo shows, peças de teatro e outras atrações.

Arthur Müller conta como foi a experiência do grupo e a apresentação do “telefone drummondianno” aos participantes: “Não esperávamos que tantas pessoas se interessassem, até porque não conheciam muito bem o nosso trabalho. A repercussão foi excelente, encontramos um público que gostava de poesias e nosso projeto foi divulgado nacionalmente”.

Para saber um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Drumonsters e conhecer como foi a experiência do “telefone drummondiano” em Itabira, acesse os links:



da assessoria da UNIFEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...