Pular para o conteúdo principal

FIM DO LIXÃO EM CARRANCAS

No local do lixão desativado será desenvolvido um projeto de regeneração com plantio de árvores e plantas

Carrancas, no Sul de Minas, viveu um dia histórico no último dia 7. Com o empenho das secretarias de Meio Ambiente e de Obras, foi finalizada a última vala de aterro de lixo doméstico no lixão de Carrancas. 

Com o fim do lixão, continuará funcionando no local apenas a Usina de Triagem e Compostagem (UTC). Nela o lixo da cidade receberá o devido tratamento e destinação, como a triagem (separação e reciclagem), compostagem, armazenamento em contêineres específicos. 

De acordo com a prefeitura da cidade, todo o processo será finalizado com o transporte do rejeito final de resíduos sólidos até o aterro sanitário da cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, que é homologado pelos órgãos ambientais para receber este tipo de resíduo e o mais próximo de Carrancas. 

Com a medida, o município cumpre as exigências da Lei Nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que seja feita substituição dos lixões a céu aberto por aterros sanitários. 

Ainda de acordo com a administração da cidade, Carrancas ainda estava dentro do prazo da licença ambiental concedida pelo órgão ambiental estadual para operar o aterro controlado, mas se empenhou em resolver brevemente o problema do lixo, para dar melhores condições de trabalhos aos funcionários da UTC e para cessar a deposição de resíduo em nosso solo.

Em breve a cidade contará ainda com a coleta seletiva residencial, outro grande avanço e de extrema importância neste processo de correta destinação e tratamento do lixo, garantindo assim um melhor aproveitamento dos resíduos que são gerados diariamente e diminuindo a quantidade de rejeitos que serão destinados ao aterro sanitário. 

"Na próxima etapa contaremos com a colaboração e conscientização por parte de cada cidadão durante a coleta seletiva no município, visando o melhor aproveitamento do lixo em geral e consequentemente a preservação e proteção ambiental", destaca a prefeitura da cidade. 

No local do lixão desativado será desenvolvido um projeto de regeneração com plantio de árvores e plantas para dar condições de uma recuperação ambiental adequada ao ecossistema local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.