Pular para o conteúdo principal

LEVANTAMENTO VAI APONTAR SE VÍRUS DA FEBRE AMARELA ESTÁ EM CIRCULAÇÃO EM POÇOS

Técnicos do Ministério da Saúde passaram esta semana em Poços para o trabalho que continua no laboratório da Funed, em Belo Horizonte

Durante esta semana, técnicos do Ministério da Saúde, a serviço da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Poços de Caldas, no Sul de Minas, para um trabalho importante e relacionado à prevenção da febre amarela no município. 

Por três dias, eles passaram por diversos pontos da cidade, especialmente em áreas de mata, para capturar exemplares dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, transmissores da febre amarela silvestre. 

Já a febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, mas não tem casos registrados no Brasil desde a década de 1940.

O levantamento foi uma solicitação da Vigilância Ambiental de Poços, como explica o coordenador Jorge Miguel Ferreira do Lago. 

“Há três semanas nós recebemos a Referência Técnica da Febre Amarela da Secretaria Estadual de Saúde, em uma visita de rotina. Na ocasião, nós solicitamos esta pesquisa e agora fomos atendidos. Em fevereiro do ano passado, quando um macaco encontrado morto teve a confirmação de febre amarela, nós ficamos no período de transmissão, entre junho de 2016 a junho de 2017. Depois disso, nós entramos em um período silencioso, ainda assim toda vez que um macaco é encontrado morto na cidade, isso gera um estado de alerta até a chegada do resultado da análise da Funed”.

Em um trabalho de paciência, os profissionais ficaram na mata, sentados, como uma espécie de isca humana. 

Assim que cada mosquito pousava na pele, com a ajuda de um equipamento que utiliza os princípios de sucção e expiração, os técnicos capturaram e armazenaram os animais que precisam estar vivos para a análise e o isolamento viral, também realizados na Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.

Na capital mineira, o trabalho será dividido em duas etapas: uma que vai identificar se os mosquitos são os transmissores da febre amarela e outra que vai apontar se estes mosquitos possuem o vírus da doença. 

Este ano foram quatro epizootias registradas na cidade, como é chamada toda ocorrência de morte de primatas. 

A análise em um animal descartou a febre amarela e outros três resultados são esperados pela Secretaria Municipal de Saúde. 

A vacinação é oferecida durante todo o ano, nas salas do município, para a faixa etária dos 9 meses aos 59 anos. Uma única dose integral, a aplicada em Poços, é suficiente para a vida toda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...