Pular para o conteúdo principal

FUNED CRIA APLICATIVO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS

“O Mundo dos Venenos” está disponível na PlayStore para aparelhos com sistema operacional Android
Aplicativo desenvolvido pela Funed já está disponível na loja de aplicativos para Android, PlayStore

O aplicativo “O Mundo dos Venenos” já está disponível na PlayStore, loja de aplicativos, destinados a aparelhos com sistema operacional Android. O app, desenvolvido por Juliana Moraes, no período em que era bolsista do programa BIC-Jr, em 2017, na Fundação Ezequiel Dias (Funed), funciona como um e-book de quadrinhos educativos sobre animais peçonhentos.

De acordo com a chefe do Serviço de Proteômica e Aracnídeos (SPAR) e orientadora de Juliana, Márcia Helena Borges, o tema precisa ser desmitificado. 

“Trabalho com venenos de animais desde a graduação e vejo que o assunto assombra várias pessoas, uma vez que a maioria tem medo de encontrar um animal peçonhento. Este medo é importante e saudável, mas há muitos mitos envolvendo estes animais e seus venenos”, explica.

No intuito de conscientizar as pessoas sobre assuntos relacionados ao mundo dos venenos foi que Márcia propôs à Juliana o desenvolvimento de um aplicativo. “A ideia do aplicativo é disponibilizar conhecimento à população, principalmente a alunos tão jovens como a bolsista. Esta é uma forma de desmitificar algumas ideias envolvendo os animais peçonhentos”, ilustra.

Para Juliana, o projeto representou um desafio, já que programar ainda não era uma de suas aptidões. Os desenhos foram feitos pela própria BIC Jr., que, após terminar, se uniu a um aluno do professor da escola de Computação da UFMG, Sérgio Campos, para sanar dúvidas sobre a plataforma.

“Quando tivemos a ideia de fazer um aplicativo, eu não sabia sobre programação, então, toda semana, quase todo dia, eu ia à UFMG para aprender alguma coisa no departamento de tecnologia”, comenta Juliana.

Plataforma
Com uma plataforma simples e dinâmica, “O Mundo dos Venenos” dispõe de um guia de apresentação do projeto e outras duas áreas divididas em “Serpentes” e “Aranhas” e cada uma possui duas histórias que abordam de maneira lúdica um tema que, por vezes, é alvo de mitos.

Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui ou pesquise por “O Mundos do Venenos” na PlayStore e baixe o aplicativo, atualmente disponível para Android.

Aplicativo Cobra Coral
Além do aplicativo “O Mundo dos Venenos”, a Funed também já lançou o aplicativo “Cobra Coral”, com objetivo de mostrar como não especialistas podem diferenciar uma cobra coral peçonhenta (venenosa) de uma não peçonhenta (não venenosa).

O aplicativo foi desenvolvido sob coordenação da bióloga e responsável pelo Serviço de Coleções Científicas e Popularização da Ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Giselle Agostini Cotta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...