Pular para o conteúdo principal

FUNED CRIA APLICATIVO SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS

“O Mundo dos Venenos” está disponível na PlayStore para aparelhos com sistema operacional Android
Aplicativo desenvolvido pela Funed já está disponível na loja de aplicativos para Android, PlayStore

O aplicativo “O Mundo dos Venenos” já está disponível na PlayStore, loja de aplicativos, destinados a aparelhos com sistema operacional Android. O app, desenvolvido por Juliana Moraes, no período em que era bolsista do programa BIC-Jr, em 2017, na Fundação Ezequiel Dias (Funed), funciona como um e-book de quadrinhos educativos sobre animais peçonhentos.

De acordo com a chefe do Serviço de Proteômica e Aracnídeos (SPAR) e orientadora de Juliana, Márcia Helena Borges, o tema precisa ser desmitificado. 

“Trabalho com venenos de animais desde a graduação e vejo que o assunto assombra várias pessoas, uma vez que a maioria tem medo de encontrar um animal peçonhento. Este medo é importante e saudável, mas há muitos mitos envolvendo estes animais e seus venenos”, explica.

No intuito de conscientizar as pessoas sobre assuntos relacionados ao mundo dos venenos foi que Márcia propôs à Juliana o desenvolvimento de um aplicativo. “A ideia do aplicativo é disponibilizar conhecimento à população, principalmente a alunos tão jovens como a bolsista. Esta é uma forma de desmitificar algumas ideias envolvendo os animais peçonhentos”, ilustra.

Para Juliana, o projeto representou um desafio, já que programar ainda não era uma de suas aptidões. Os desenhos foram feitos pela própria BIC Jr., que, após terminar, se uniu a um aluno do professor da escola de Computação da UFMG, Sérgio Campos, para sanar dúvidas sobre a plataforma.

“Quando tivemos a ideia de fazer um aplicativo, eu não sabia sobre programação, então, toda semana, quase todo dia, eu ia à UFMG para aprender alguma coisa no departamento de tecnologia”, comenta Juliana.

Plataforma
Com uma plataforma simples e dinâmica, “O Mundo dos Venenos” dispõe de um guia de apresentação do projeto e outras duas áreas divididas em “Serpentes” e “Aranhas” e cada uma possui duas histórias que abordam de maneira lúdica um tema que, por vezes, é alvo de mitos.

Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui ou pesquise por “O Mundos do Venenos” na PlayStore e baixe o aplicativo, atualmente disponível para Android.

Aplicativo Cobra Coral
Além do aplicativo “O Mundo dos Venenos”, a Funed também já lançou o aplicativo “Cobra Coral”, com objetivo de mostrar como não especialistas podem diferenciar uma cobra coral peçonhenta (venenosa) de uma não peçonhenta (não venenosa).

O aplicativo foi desenvolvido sob coordenação da bióloga e responsável pelo Serviço de Coleções Científicas e Popularização da Ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Giselle Agostini Cotta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.