Pular para o conteúdo principal

UFLA FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE CORTE DE BOLSAS PELA FAPEMIG


A Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA), diante das muitas dúvidas sobre a suspensão de bolsas por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), esclarece:

A Fapemig, por não receber os repasses de recursos constitucionais do Governo de Minas Gerais, decidiu suspender as bolsas de iniciação científica (BIC) e iniciação científica júnior (BIC Júnior). Tal suspensão ocorreu para todas as universidades e institutos federais de Minas. No caso da UFLA, a seleção do Pibic/Fapemig já havia sido concluída e a do Bic-Júnior estava em andamento. Diante do comunicado da Fapemig, em ambos os casos não haverá a concessão das bolsas previstas.

No caso das bolsas Fapemig de mestrado e doutorado, as já existentes, em execução, serão renovadas normalmente.

O Programa Institucional de Bolsas (PIB) mantido pela UFLA - com 1.550 bolsas nas modalidades ensino, pesquisa e extensão e suas submodalidades – permanece funcionando sem qualquer corte e não sofre qualquer alteração diante do comunicado da Fapemig. Os editais de seleção atuais do PIB/UFLA, inclusive, começaram a ser publicados no último dia 1º. Já estão disponíveis os das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e Pesquisa (PRP). Os editais das pró-reitorias de Graduação (PRG) e de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) serão divulgados na próxima semana (acesse os editais já publicados).

A Direção Executiva da UFLA está agindo em diferentes frentes:

- Articulação de reunião com o vice-governador do Estado para argumentar sobre a importância dos programas suspensos e da geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País.

- Atuação conjunta das instituições do Estado para defesa da ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais junto a outras autoridades governamentais.

- A própria UFLA, por meio de sua Direção Executiva, está buscado alternativas orçamentárias para reduzir o impacto das medidas anunciadas e oferecer alternativas aos estudantes.

Há uma luta intensa em curso para se buscar uma solução para os problemas de financiamento da pesquisa em Minas Gerais, já que a Fapemig é uma das agências mais importantes do País para amparo à pesquisa e passa atualmente por essa grave crise financeira.

Havendo novas informações sobre as negociações, estarão disponíveis para a comunidade acadêmica no Portal UFLA.

Direção Executiva/UFLA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.