Pular para o conteúdo principal

UFLA FAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE CORTE DE BOLSAS PELA FAPEMIG


A Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA), diante das muitas dúvidas sobre a suspensão de bolsas por parte da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), esclarece:

A Fapemig, por não receber os repasses de recursos constitucionais do Governo de Minas Gerais, decidiu suspender as bolsas de iniciação científica (BIC) e iniciação científica júnior (BIC Júnior). Tal suspensão ocorreu para todas as universidades e institutos federais de Minas. No caso da UFLA, a seleção do Pibic/Fapemig já havia sido concluída e a do Bic-Júnior estava em andamento. Diante do comunicado da Fapemig, em ambos os casos não haverá a concessão das bolsas previstas.

No caso das bolsas Fapemig de mestrado e doutorado, as já existentes, em execução, serão renovadas normalmente.

O Programa Institucional de Bolsas (PIB) mantido pela UFLA - com 1.550 bolsas nas modalidades ensino, pesquisa e extensão e suas submodalidades – permanece funcionando sem qualquer corte e não sofre qualquer alteração diante do comunicado da Fapemig. Os editais de seleção atuais do PIB/UFLA, inclusive, começaram a ser publicados no último dia 1º. Já estão disponíveis os das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e Pesquisa (PRP). Os editais das pró-reitorias de Graduação (PRG) e de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) serão divulgados na próxima semana (acesse os editais já publicados).

A Direção Executiva da UFLA está agindo em diferentes frentes:

- Articulação de reunião com o vice-governador do Estado para argumentar sobre a importância dos programas suspensos e da geração de conhecimentos, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País.

- Atuação conjunta das instituições do Estado para defesa da ciência, tecnologia e inovação em Minas Gerais junto a outras autoridades governamentais.

- A própria UFLA, por meio de sua Direção Executiva, está buscado alternativas orçamentárias para reduzir o impacto das medidas anunciadas e oferecer alternativas aos estudantes.

Há uma luta intensa em curso para se buscar uma solução para os problemas de financiamento da pesquisa em Minas Gerais, já que a Fapemig é uma das agências mais importantes do País para amparo à pesquisa e passa atualmente por essa grave crise financeira.

Havendo novas informações sobre as negociações, estarão disponíveis para a comunidade acadêmica no Portal UFLA.

Direção Executiva/UFLA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...