Pular para o conteúdo principal

AZARIAS RIBEIRO É REVERENCIADO NA 15ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NEGRO

Professor, jornalista lavrense Azarias Ribeiro, negro que, no início do século passado, se fez um visionário na formação de professoras e fundador de escolas 
Professora titular aposentada da Universidade Federal de Lavars (UFLA) e pesquisadora do Cinema Negro, Cláudia Maria Ribeiro

Aconteceu na semana de 6 a 11 de agosto, a Mostra Internacional de Cinema Negro, em São Paulo, no SESC da Vila Mariana. A Mostra está em sua 15ª Edição anual consecutiva, sendo o debate que privilegia o conhecimento, a afirmação positiva das minorias, o cinema que inquieta, se descortina como a marca da personalidade da Mostra do Cinema Negro. 

Celso Prudente e Cláudia Ribeiro

Segundo seu curador, o antropólogo, cineasta, escritor, professor pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Celso Prudente, o Cinema Negro tem uma estética diferente, é um olhar diferente porque é intuitivo. 

Este ano, a 15ª Mostra apresentou filmes que marcaram época e fizeram o diferencial na transição do cinema da forma para o cinema de conteúdo, como o filme de Haroldo Costa, Pista de Grama (1958), o grande homenageado na solenidade de abertura. Ele nos disse que seu filme foi o caminho para o ‘Cinema Novo’. Em uma cena, a música "Eu não Existo sem Você", de Tom e Vinicius, foi tocada pelo então jovem João Gilberto e cantada por Elizeth Cardoso. 

Entre exibições de filmes e curtas como Alma no Olho (Zózimo Bulbul/1973), Questão de Justiça (Celso Prudente/2017), Rhoma Acans (Leonor Teles/2012), O Parto (Celso Lucas e José Celso Martinez Correia/1975), Exu Rei-Abdias Nascimento (Bárbara Vento/2017), Barravento (Glauber Rocha/1961), Orfeu (Carlos Diegues/1999), Nha Fala (Flora Gomes/2002), o Documentário Ôri de Raquel Gerber/1989 e o filme que conta a trajetória dos Novos Baianos chamado de Os Filhos de João - O Admirável Mundo Novo por ter sido João Gilberto quem ‘apadrinhou’ em 1970 os Novos Baianos; a programação também contou com Mesa de Debates e Roda de Conversa.


A professora titular aposentada da Universidade Federal de Lavars (UFLA), pesquisadora do Cinema Negro, Cláudia Maria Ribeiro, participou da Roda de Conversa: "A construção da imagem afirmativa do ibero-afro-ásio-ameríndio, enquanto minoria, o Cinema Negro posto em questão". 

Em sua fala, a pesquisadora reverenciou o professor, jornalista lavrense Azarias Ribeiro, negro que, no início do século passado, se fez um visionário na formação de professoras e fundador de escolas onde música e teatro fundamentaram a educação para ele.


A 15ª Mostra Internacional do Cinema Negro, um projeto de inclusão sociocultural da juventude afrodescendente, segundo seu curador, Celso Prudente, lançou este ano uma obra com artigos de cineastas falando sobre seus filmes, acadêmicos, professoras e professores da área do áudio visual, pesquisadoras e pesquisadores de diversas vertentes que têm em comum as discussões das minorias, da valorização das identidades negras e diversidade.


A pesquisadora Cláudia Ribeiro, participa da obra discorrendo sobre seus estudos e pesquisas por três meses em Sevilha, na Espanha. Seu artigo intitulado: "Imaginário das Águas Andaluzas para surfar pela invisibilidade dos negros e negras de Sevilha", foi apresentado em sua fala, reforçando a criação de um movimento intempestivo do pensamento e reafirmando os processos históricos na construção de um roteiro que é símbolo da dinâmica da vida!

Também foi homenageada a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), física e educadora e doutora Sônia Guimarães por sua imagem de afirmação positiva de afrodescendentes e de todas as minorias. Ainda no campo das homenagens, aconteceu a entrega “in memorian” do certificado de pós doutor ao artista, procurador e jurista Wilson Prudente e nesta solenidade estavam professores e professoras da Escola de Comunicação e Artes da USP, juristas, conselheiras e conselheiros da OAB-RJ, cônsul de Cabo Verde e representante do consulado da África do Sul, economistas, integrantes do Movimento Negro Unificado, músicos, artistas que unindo forças e resistências afirmam as lutas positivas e reafirmam a história.

por Fátima Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...