Pular para o conteúdo principal

UFSJ É A INSTITUIÇÃO BRASILEIRA COM MAIOR IMPACTO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA


A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) recebeu da empresa Web of Science Group o prêmio de instituição brasileira com maior impacto de pesquisa nas áreas de ciências exatas e da natureza no mundo. O relatório foi elaborado pela Clarivate Analytics e deu nota de 2,53 para a UFSJ. Nenhuma outra instituição teve nota acima de 2 nesse quesito.

Levando em consideração todas as áreas do conhecimento analisadas, a UFSJ ficou em segundo lugar no Brasil (com uma nota média de 1,54) - veja matéria anterior aqui. Os resultados apontam para a qualidade da ciência desenvolvida na universidade, pois, para mensurar o impacto em pesquisa, é levada em conta a citação das produções da UFSJ por outros cientistas internacionalmente. A nota média global é de 1.

“Este prêmio simboliza uma espécie de retorno da nossa Universidade para a sociedade, além de ser um exemplo forte de como as universidades públicas brasileiras são importantes para o desenvolvimento científico do País”, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), André Mota.

Ele lembra ainda que a UFSJ tem recebido, nos últimos anos, pesquisadores formados em grandes instituições de ensino superior do Brasil. “Essa rede que conseguimos atrair e manter na UFSJ trouxe interações internacionais com grupos de pesquisa relevantes”, ressalta.

Para André Mota, o desafio agora é manter esses bons índices em um cenário de escassez de recursos para a ciência no País. 

“Um ponto fundamental é ter planejamento, organização e gestão financeira responsável que reconheçam essa situação que estamos enfrentando e permitam a implementação de ações para que esse desenvolvimento não seja interrompido”, avalia.

Papel das universidades públicas
De acordo com a relatório, 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Juntas, essas instituições são responsáveis por mais da metade do conhecimento científico gerado no País. Esse dado alerta para a discussão em torno da valorização da pesquisa.

O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, André Batista de Negreiros, defende que a pesquisa deve permanecer resistindo aos ataques de desvalorização que vêm sofrendo a ciência como um todo. 

“A UFSJ valoriza a pesquisa e tem pesquisadores de alto gabarito internacional que favorecem o impacto dos artigos publicados pela nossa instituição. Penso que devemos falar em ampliação mais do que em manutenção”.

Clarivate Analytics
A empresa atua no fornecimento de informações e inovação em setores como produção científica, inteligência farmacêutica e biotecnológica, Padrões de inteligência e conformidade de patentes, tendo como principal foco universidades, organizações sem fins lucrativos, organizações de financiamento, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELEIÇÕES NA UFLA

A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas. Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística). Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.  Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla intern...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.