Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES NA UFLA


A Comunidade Universitária trouxe a tona essa semana dois nomes fortes para a “Reconstrução” da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Eles têm no currículo páginas dedicadas ao trabalho realizado na universidade, trabalho este que marcou duas gestões como sendo históricas.

Encabeça a chapa o Professor José Roberto Soares Scolforo, tendo como vice o Professor Jackson Antônio Barbosa. Ambos com o nome já grafado na história desta instituição centenária, pelo trabalho prestado não só na área didática como também no campo administrativo, onde Scolforo atuou por dois mandatos como Reitor e Jackson como Prefeito do Campus (cargo este transformado em Pró-reitor de Infraestrutura e Logística).

Quem acompanha a Ufla nos últimos 12 anos, é testemunha que o período entre 2012 e abril de 2020 foi de uma transformação fantástica na universidade.

 Scolforo usou sua capacidade administrativa para colocar a universidade entre as primeiras do ranking nacional. Projetou também o nome da Ufla internacionalmente e aproximou a universidade da comunidade lavrense.

 Jackson por sua vez, esteve sempre ao lado de Scolforo para a concretização de toda essa empreitada de sucesso, sendo um dos responsáveis pela consolidação da Ufla como uma universidade de excelência.

Foram anos de inúmeras realizações.

O campus universitário passou por grandes transformações com a construção de grandes avenidas, que propiciaram o crescimento acelerado da área construída. 

Diversos cursos foram implantados, aumentando a possibilidade de acesso a universidade por muitos jovens da região, inclusive os de baixa renda.

Foram implementadas inúmeras bolsas para estudantes da graduação, pós graduação e programas de iniciação científica. 

Durante as duas gestões, o transporte no campus era feito de forma quase ininterrupta durante todo o dia para estudantes, servidores e visitantes (Scolforo adquiriu um ônibus articulado, o famoso “Mamute”).

O restaurante universitário tinha suas refeições com custo mínimo.

Várias eram as ações de capacitação de servidores técnico-administrativos.

Foram ofertados cursos nas mais diversas áreas da educação de nível superior e da pós-graduação, para aqueles que procuravam alcançar melhor desempenho funcional e salarial em sua carreira.

Várias ações de internacionalização foram consolidadas através da assinatura de diversos convênios. 

Houve a construção do parque tecnológico, que ainda não teve toda sua estrutura ocupada.

Não podemos nos esquecer da construção do hospital universitário, o mesmo que até hoje, infelizmente não entrou em funcionamento, por diversos motivos. 

Implantação do campus de São Sebastião do Paraíso, que ainda espera por consolidar seus cursos, demonstrando todo respeito que a Ufla tem por aquela cidade que a recebeu de braços abertos.

Construção de um novo centro de eventos, com capacidade para abrigar todos os eventos de grande porte de Lavras e região. 

A construção de uma usina fotovoltaica, além de diversas outras ações marcaram a passagem de Scolforo e Jackson na história da Ufla.

Por estes e por muitos outros motivos, a comunidade universitária e lavrense, esperam por uma chapa que represente sim uma Reconstrução para a Ufla, e, esta oportunidade se apresenta com Scolforo e Jackson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...

BOLSONARO CONDENADO

Nesta quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por maioria, condenar os oito réus do Núcleo 1 da ação penal 2668, a trama golpista. A AP 2668 tem como réus os oito integrantes do Núcleo 1 da tentativa de golpe, ou “Núcleo Crucial”, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR): o deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF; o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); o ex-presidente da República Jair Bolsonaro; o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e o general da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. A acusação envolveu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de E...

DECOLONIZAR A FILOSOFIA

Sinopse: "Política de Descontinuidade: Ética e Subversão" é uma obra provocativa que mergulha nas complexidades éticas e políticas da sociedade contemporânea. Escrito com clareza e profundidade, o livro lança luz sobre as dinâmicas de poder que moldam nossas interações diárias, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à marginalização dos corpos designados como dissidentes. Com o Prefácio de Adilson Moreira, a obra Políticas de descontinuidade: ética e subversão tem como propósito compreender a dinâmica das estruturas discriminatórias e seu apreço péla retroalimentação do poder. Deste modo, propor, por meio de uma ética da diferença, da solidariedade e antidiscriminatória, a corrosão desses sistemas de precarização e aniquilamento. O autor, Thiago Teixeira, explora como conceitos como racismo e ciseterobrutalidade reforçam uma hierarquia injusta entre os indivíduos, perpetuando fronteiras entre vida e morte e reforçando normas sociais que marginalizam e oprimem. ...