Pular para o conteúdo principal

TRÁFEGO DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NO PERÍMETRO URBANO DE ITAJUBÁ PODE SER PROIBIDO


Na última quarta-feira, 12, a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Agropecuária se reuniu no Plenário da Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, para tratar sobre a possível proibição em perímetro urbano de veículos por tração animal e também dos ecopontos (locais destinados à descartes de entulho reservado aos carroceiros).

Na ocasião, estiveram presentes: secretário municipal de Agricultura José Henrique Jacarini, diretor do Departamento de Trânsito Luiz Cláudio Gaudino Braga e os carroceiros Rodrigo Daniel Poddis, José Denival, Amarildo de Souza, Roberto Benedito Valentim e a Maria do Carmo Silva Ribeiro. Também participou como convidado o vereador Fabrício Machado.

O secretário Jacarini falou da importância dos cuidados com o animal e ressaltou a necessidade de regulamentação para uso de equinos na tração de carroças, reforçando que há uma série de estudos que podem ser levados em consideração para balizar as tomadas de decisões. 

Também destacou a importância de amplo diálogo que vise efetivamente construir um processo sólido e benéfico para o município.

O diretor Luiz Cláudio falou da necessidade de se tomar determinados cuidados no trânsito se tratando da condução de carroças, em virtude do trânsito que hoje é mais intenso e dinâmico pelo crescimento da cidade. 

Ressaltou a necessidade de reflexivos nas carroças e bagageiros para efeito de sinalização e a obrigação, após devida regulamentação, de emplacamento e fiscalização dos veículos que, mesmo sendo feito por tração animal, estão inseridos no trânsito e precisam de identificação, caso ocorra infração. 

Pontuou ainda sobre acompanhamento periódico da saúde dos animais. Colocou-se a disposição para orientar os condutores de carroça e aos vereadores desta Casa, buscando atender a sociedade de forma concreta e contundente.

No uso da palavra, os carroceiros apresentaram os procedimentos de trabalho, como são realizados os cuidados visando o bem-estar e a saúde do animal e enfatizaram há, sim, profissionais inadequados na área, mostraram-se favoráveis à regulamentação e abertos ao diálogo.

Outro fator de extrema importância abordado pelos carroceiros foi à utilização e manutenção dos ecopontos, já que muitos profissionais que utilizam veículo tracionado por força motriz aproveitam o espaço que é exclusivamente destinado para os carroceiros. Solicitaram, ainda, a expansão dos ecopontos, visando um menor deslocamento e maior tranquilidade na execução dos serviços

Após ampla discussão, os vereadores da comissão Vladimir Bananeiro (Presidente), Mônica Chaves (Relatora), Zé Maria Bão (Membro), Wilson do Povo (Suplente) e Fabrício Machado (convidado) se colocaram a disposição para atendimentos e sugestões, se comprometam estudar soluções benéficas atender os anseios de cada cidadão.

com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

TCE DETERMINA RESSARCIMENTO E MULTA ASSOCIAÇÃO POR IRREGULARIDADES EM CONVÊNIO PARA ATENDER CRIANÇAS EM CAMPO BELO

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) determinou, nesta terça-feira (26/8), o ressarcimento de R$84 mil e também a multa de aproximados R$ 15 mil ao presidente da Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber, à época, Ronaldo da Silva, em Campo Belo. O município, por meio do Convênio n. 8/2016 (com vigência entre 15/2/2016 e 28/2/2017), custeou e manteve despesas operacionais para oferta de ensino infantil a crianças entre 4 meses e 4 anos e 11 meses, que eram atendidas pela Associação Centro Educacional Infantil Cantinho Saber. Todavia, à época de prestar contas referente ao ano de 2016, a associação apresentou um plano de trabalho ineficaz, documentos que não foram capazes de justificar as despesas apresentadas, com inconsistências de valores, inclusive sem assinatura dos responsáveis. Não apresentou nenhuma nota fiscal, o informe de despesas total divergiu do extrato bancário e, sobre as despesas de pessoal, não recolheu encargos previdenciários. Ou...