terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

TRÁFEGO DE VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NO PERÍMETRO URBANO DE ITAJUBÁ PODE SER PROIBIDO


Na última quarta-feira, 12, a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Bem-Estar Animal e Agropecuária se reuniu no Plenário da Câmara Municipal de Itajubá, no Sul de Minas, para tratar sobre a possível proibição em perímetro urbano de veículos por tração animal e também dos ecopontos (locais destinados à descartes de entulho reservado aos carroceiros).

Na ocasião, estiveram presentes: secretário municipal de Agricultura José Henrique Jacarini, diretor do Departamento de Trânsito Luiz Cláudio Gaudino Braga e os carroceiros Rodrigo Daniel Poddis, José Denival, Amarildo de Souza, Roberto Benedito Valentim e a Maria do Carmo Silva Ribeiro. Também participou como convidado o vereador Fabrício Machado.

O secretário Jacarini falou da importância dos cuidados com o animal e ressaltou a necessidade de regulamentação para uso de equinos na tração de carroças, reforçando que há uma série de estudos que podem ser levados em consideração para balizar as tomadas de decisões. 

Também destacou a importância de amplo diálogo que vise efetivamente construir um processo sólido e benéfico para o município.

O diretor Luiz Cláudio falou da necessidade de se tomar determinados cuidados no trânsito se tratando da condução de carroças, em virtude do trânsito que hoje é mais intenso e dinâmico pelo crescimento da cidade. 

Ressaltou a necessidade de reflexivos nas carroças e bagageiros para efeito de sinalização e a obrigação, após devida regulamentação, de emplacamento e fiscalização dos veículos que, mesmo sendo feito por tração animal, estão inseridos no trânsito e precisam de identificação, caso ocorra infração. 

Pontuou ainda sobre acompanhamento periódico da saúde dos animais. Colocou-se a disposição para orientar os condutores de carroça e aos vereadores desta Casa, buscando atender a sociedade de forma concreta e contundente.

No uso da palavra, os carroceiros apresentaram os procedimentos de trabalho, como são realizados os cuidados visando o bem-estar e a saúde do animal e enfatizaram há, sim, profissionais inadequados na área, mostraram-se favoráveis à regulamentação e abertos ao diálogo.

Outro fator de extrema importância abordado pelos carroceiros foi à utilização e manutenção dos ecopontos, já que muitos profissionais que utilizam veículo tracionado por força motriz aproveitam o espaço que é exclusivamente destinado para os carroceiros. Solicitaram, ainda, a expansão dos ecopontos, visando um menor deslocamento e maior tranquilidade na execução dos serviços

Após ampla discussão, os vereadores da comissão Vladimir Bananeiro (Presidente), Mônica Chaves (Relatora), Zé Maria Bão (Membro), Wilson do Povo (Suplente) e Fabrício Machado (convidado) se colocaram a disposição para atendimentos e sugestões, se comprometam estudar soluções benéficas atender os anseios de cada cidadão.

com assessoria

Nenhum comentário: