Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG CRIA SISTEMA DE MONITORAMENTO DE SINTOMAS DA COVID-19 ENTRE MEMBROS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA


Para acompanhar e monitorar o estado de saúde dos discentes, servidores, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço no período de suspensão das aulas presenciais, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) criou o Sistema Sentinela

Por meio desse sistema, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis estabelece um contato direto com membros da comunidade acadêmica e monitora a evolução de casos com sintomas semelhantes aos observados na doença Covid-19, resultante da infecção com o novo coronavírus (SARSCoV-2).

No primeiro boletim, divulgado nesta segunda-feira, 23, o Sistema Sentinela recebeu informações sobre 15 membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG que apresentaram febre e sinais respiratórios. 

Desses casos, 9 ainda permanecem apresentando os sintomas, 4 já foram descartados por apresentarem diagnóstico para outras doenças e 2 já não apresentam sintomas. Nenhum dos casos apresentou confirmação laboratorial para infecção pelo novo coronavírus. Apenas 2 casos relatados são servidores (as) da UNIFAL-MG e os demais (13) são estudantes.

O Sistema Sentinela surgiu a partir da proposta do docente Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Política de Saúde da UNIFAL-MG, ao Comitê de Acompanhamento e Prevenção. De acordo com ele, a principal aplicação do sistema é a possibilidade de identificar casos suspeitos, ou confirmados, entre membros da comunidade acadêmica para que os possíveis contatos dessas pessoas sejam alertados e redobrem os cuidados de saúde. 

 “A lógica do Sentinela está baseada em um tripé de ação de controle que incluem distanciamento social (já fortalecido com a suspensão das aulas), identificação de casos e rastreamento dos contatos. Essa é uma conduta epidemiológica padrão que deve ser adotada e fortalecida”, explica.

O procedimento adotado pela UNIFAL-MG para o monitoramento é o contato direto por meio de telefone e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Nesse processo, é garantida a privacidade do informante, porém, a turma, grupo acadêmico e, quando possível, grupos sociais, serão alertados. 

 “É importante também que as pessoas não tenham receio de se comunicarem com o Sentinela, pois não se trata de fazer nenhum juízo moral a respeito de quem ofereceu a informação. Deve-se pedir a todos que tenham respeito e solidariedade neste momento, não constrangendo ninguém que possa ser visto como ‘fonte de contágio’. Atitudes desse tipo tem sido a maior ameaça para melhor funcionalidade do sistema”, ressalta o professor Sinézio Júnior.

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o Sistema Sentinela é outra ação importante da universidade nas medidas de enfrentamento e prevenção da pandemia da Covid-19. 

“Nós já havíamos decidido pela suspensão das aulas presenciais e, com isso, já estávamos contribuindo com o primeiro passo para o controle da pandemia que é o distanciamento social. Agora, com monitoramento de pessoas com sintomas, nós podemos contribuir, também, com a identificação de casos e rastreamento de contatos que são os outros dois tripés do enfrentamento da pandemia.”

O reitor da UNIFAL-MG ressalta o empenho e o compromisso do Comitê de Acompanhamento e Prevenção, dos especialistas na área de saúde e epidemiologia da universidade e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis no enfrentamento à pandemia. 

“Esse é um momento de cuidado e de união entre todos. Com o enfrentamento coletivo acredito que possamos vencer essa crise e sair dela mais fortalecidos, reforçando o nosso compromisso, enquanto universidade pública, com a sociedade”, finaliza.

Os membros da comunidade universitária da UNIFAL-MG que apresentarem sintomas como febre, tosse ou outros sintomas respiratórios, devem informar ao Sistema Sentinela por meio do whatsapp (35) 3701-9242. Se preferir, a pessoa pode ligar para o mesmo número telefônico. A privacidade é garantida e o nome do informante não será divulgado nos boletins informativos.

Confira o Boletim do Sistema Sentinela na íntegra na página: Sistema Sentinela UNIFAL-MG

Sistema Sentinela
Para a efetividade do Sistema Sentinela, os discentes, servidores, trabalhadores (as) terceirizados (as) e prestadores (as) de serviço devem informar em caso de:

1) Febre por 3 dias ou mais, principalmente, se há tosse;
2) Febre sendo controlada por medicação por 3 dias ou mais;
3) Febre por 3 dias ou mais e dificuldade em respirar;
4) Procurou assistência médica e está sob suspeita de contaminação pelo coronavírus;
5) Foi diagnosticado com o coronavírus.

com Ivanei Salgado - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho 

GRUPO PIRACANJUBA ENTRA NO MERCADO DE QUEIJOS FINOS COM AQUISIÇÃO DA BÁSEL LACTÉOS

Unidade, localizada em Minas Gerais, passa a ser a décima planta industrial da companhia O Grupo Piracanjuba anuncia a aquisição da Básel Lácteos, indústria especializada em queijos finos, localizada no município de Antônio Carlos, em Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira. A empresa familiar, cujos fundadores acumulam mais de 50 anos de experiência no setor, é reconhecida pela tradição e pela qualidade de seus produtos. Com a operação, a companhia goiana passa a contar com dez unidades industriais em funcionamento no Brasil. A aquisição está alinhada ao plano de expansão do Grupo Piracanjuba no segmento de queijos especiais e à ampliação de sua presença nacional. Reconhecida por sua linha premium, que inclui variedades como Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda, a Basel Lácteos agrega valor ao portfólio da companhia e fortalece sua atuação em categorias de alto padrão. Neste primeiro momento, o foco da empresa será a manutenção da linha de produção atual. “Nossa prioridade é pre...