Pular para o conteúdo principal

UNIFAL-MG CRIA SISTEMA DE MONITORAMENTO DE SINTOMAS DA COVID-19 ENTRE MEMBROS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA


Para acompanhar e monitorar o estado de saúde dos discentes, servidores, trabalhadores terceirizados e prestadores de serviço no período de suspensão das aulas presenciais, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) criou o Sistema Sentinela

Por meio desse sistema, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis estabelece um contato direto com membros da comunidade acadêmica e monitora a evolução de casos com sintomas semelhantes aos observados na doença Covid-19, resultante da infecção com o novo coronavírus (SARSCoV-2).

No primeiro boletim, divulgado nesta segunda-feira, 23, o Sistema Sentinela recebeu informações sobre 15 membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG que apresentaram febre e sinais respiratórios. 

Desses casos, 9 ainda permanecem apresentando os sintomas, 4 já foram descartados por apresentarem diagnóstico para outras doenças e 2 já não apresentam sintomas. Nenhum dos casos apresentou confirmação laboratorial para infecção pelo novo coronavírus. Apenas 2 casos relatados são servidores (as) da UNIFAL-MG e os demais (13) são estudantes.

O Sistema Sentinela surgiu a partir da proposta do docente Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Política de Saúde da UNIFAL-MG, ao Comitê de Acompanhamento e Prevenção. De acordo com ele, a principal aplicação do sistema é a possibilidade de identificar casos suspeitos, ou confirmados, entre membros da comunidade acadêmica para que os possíveis contatos dessas pessoas sejam alertados e redobrem os cuidados de saúde. 

 “A lógica do Sentinela está baseada em um tripé de ação de controle que incluem distanciamento social (já fortalecido com a suspensão das aulas), identificação de casos e rastreamento dos contatos. Essa é uma conduta epidemiológica padrão que deve ser adotada e fortalecida”, explica.

O procedimento adotado pela UNIFAL-MG para o monitoramento é o contato direto por meio de telefone e pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Nesse processo, é garantida a privacidade do informante, porém, a turma, grupo acadêmico e, quando possível, grupos sociais, serão alertados. 

 “É importante também que as pessoas não tenham receio de se comunicarem com o Sentinela, pois não se trata de fazer nenhum juízo moral a respeito de quem ofereceu a informação. Deve-se pedir a todos que tenham respeito e solidariedade neste momento, não constrangendo ninguém que possa ser visto como ‘fonte de contágio’. Atitudes desse tipo tem sido a maior ameaça para melhor funcionalidade do sistema”, ressalta o professor Sinézio Júnior.

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o Sistema Sentinela é outra ação importante da universidade nas medidas de enfrentamento e prevenção da pandemia da Covid-19. 

“Nós já havíamos decidido pela suspensão das aulas presenciais e, com isso, já estávamos contribuindo com o primeiro passo para o controle da pandemia que é o distanciamento social. Agora, com monitoramento de pessoas com sintomas, nós podemos contribuir, também, com a identificação de casos e rastreamento de contatos que são os outros dois tripés do enfrentamento da pandemia.”

O reitor da UNIFAL-MG ressalta o empenho e o compromisso do Comitê de Acompanhamento e Prevenção, dos especialistas na área de saúde e epidemiologia da universidade e da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis no enfrentamento à pandemia. 

“Esse é um momento de cuidado e de união entre todos. Com o enfrentamento coletivo acredito que possamos vencer essa crise e sair dela mais fortalecidos, reforçando o nosso compromisso, enquanto universidade pública, com a sociedade”, finaliza.

Os membros da comunidade universitária da UNIFAL-MG que apresentarem sintomas como febre, tosse ou outros sintomas respiratórios, devem informar ao Sistema Sentinela por meio do whatsapp (35) 3701-9242. Se preferir, a pessoa pode ligar para o mesmo número telefônico. A privacidade é garantida e o nome do informante não será divulgado nos boletins informativos.

Confira o Boletim do Sistema Sentinela na íntegra na página: Sistema Sentinela UNIFAL-MG

Sistema Sentinela
Para a efetividade do Sistema Sentinela, os discentes, servidores, trabalhadores (as) terceirizados (as) e prestadores (as) de serviço devem informar em caso de:

1) Febre por 3 dias ou mais, principalmente, se há tosse;
2) Febre sendo controlada por medicação por 3 dias ou mais;
3) Febre por 3 dias ou mais e dificuldade em respirar;
4) Procurou assistência médica e está sob suspeita de contaminação pelo coronavírus;
5) Foi diagnosticado com o coronavírus.

com Ivanei Salgado - da assessoria da UNIFAL-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...