Pular para o conteúdo principal

COMBATE À DENGUE: SEMENTES DE CROTALÁRIA SÃO ENTREGUES A SECRETARIA DE SAÚDE DE NEPOMUCENO


O vice- presidente e vereador Lineu Marques Tonelli, entregou no mês de julho a Secretaria de Saúde de Nepomuceno, no Sul de Minas, mais de 6.000 pacotes contendo a semente da crotalária. O projeto foi apresentado pelo vereador ao coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Alexandre Rage e a secretária municipal de Saúde, Alessandra de Carvalho. 

Na reunião, que contou com ata e apresentação de projeto, o vereador contou com a presença do presidente da Casa, Giovanni Militani, que sugeriu a inserção do programa legislativo Parlamento Jovem para auxiliar no projeto.

A crotalária (Crotalaria juncea L.) é uma planta leguminosa comum no Nordeste brasileiro e que, segundo especialistas, possui substâncias naturais em suas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela é uma planta que serve como repelente contra dengue, ajuda em sua prevenção, mas não é a solução do problema.

A entrega dos pacotes contendo a semente da crotalária será feita pelos agentes da vigilância. Durante a fiscalização dos agentes no combate a dengue, eles entregarão os pacotes com a semente da flor e vão explicar ao morador como plantar e os benefícios trazidos.

O apoio do Parlamento Jovem de Nepomuceno veio devido ao tema trabalhado pelo programa no ao de 2020, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para o diretor da Escola do Legislativo de Nepomuceno, Clélio Braz de Souza, “participar de um projeto que auxilia no combate a dengue usando de métodos que não prejudicam o meio ambiente faz a diferença no trabalho realizado com os jovens”.

A ideia do projeto partiu do vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Lineu Marques Tonelli, que sempre apoiou causas ambientais. De acordo com o vice-presidente, “é importante envolver a comunidade, adultos e crianças, no combate a dengue. A parceria da Câmara Municipal com o executivo e o Parlamento Jovem, vão intensificar o trabalho de conscientização e garantir que nosso objetivo de diminuir o índice de dengue em nossa comunidade seja alcançado”.

Ele ainda ressaltou a importância da participação dos agentes da Vigilância, “os agentes é quem vão distribuir os saquinhos com as sementes e explicar a população como funciona. Eles serão a ligação entre o projeto e a comunidade. Sem a colaboração dos agentes em distribuir e explicar o processo, esse trabalho não seria realizado”.

O presidente da Câmara e vereador, Giovanni Militani, apoiou o projeto desde o primeiro momento e foi o responsável por inserir o Parlamento Jovem na campanha. “Um projeto que pode ajudar a combater a dengue sem prejudicar o meio ambiente é algo que deveríamos tentar. Precisamos trabalhar mais em prol da prevenção e evitar que tenhamos no futuro alguma epidemia. Não podemos brincar com a saúde, precisamos cuidar dela”.

Mesmo com a eficácia da planta no combate ao Aedes aegypti, é preciso lembrar da importância de manter os cuidados tradicionais no controle do mosquito como: evitar água parada, manter quintais e jardins limpos e tampar caixas, tonéis e barris.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.