quinta-feira, 30 de julho de 2020

COMBATE À DENGUE: SEMENTES DE CROTALÁRIA SÃO ENTREGUES A SECRETARIA DE SAÚDE DE NEPOMUCENO


O vice- presidente e vereador Lineu Marques Tonelli, entregou no mês de julho a Secretaria de Saúde de Nepomuceno, no Sul de Minas, mais de 6.000 pacotes contendo a semente da crotalária. O projeto foi apresentado pelo vereador ao coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Alexandre Rage e a secretária municipal de Saúde, Alessandra de Carvalho. 

Na reunião, que contou com ata e apresentação de projeto, o vereador contou com a presença do presidente da Casa, Giovanni Militani, que sugeriu a inserção do programa legislativo Parlamento Jovem para auxiliar no projeto.

A crotalária (Crotalaria juncea L.) é uma planta leguminosa comum no Nordeste brasileiro e que, segundo especialistas, possui substâncias naturais em suas flores que atraem a libélula, um dos predadores naturais do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela é uma planta que serve como repelente contra dengue, ajuda em sua prevenção, mas não é a solução do problema.

A entrega dos pacotes contendo a semente da crotalária será feita pelos agentes da vigilância. Durante a fiscalização dos agentes no combate a dengue, eles entregarão os pacotes com a semente da flor e vão explicar ao morador como plantar e os benefícios trazidos.

O apoio do Parlamento Jovem de Nepomuceno veio devido ao tema trabalhado pelo programa no ao de 2020, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para o diretor da Escola do Legislativo de Nepomuceno, Clélio Braz de Souza, “participar de um projeto que auxilia no combate a dengue usando de métodos que não prejudicam o meio ambiente faz a diferença no trabalho realizado com os jovens”.

A ideia do projeto partiu do vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Lineu Marques Tonelli, que sempre apoiou causas ambientais. De acordo com o vice-presidente, “é importante envolver a comunidade, adultos e crianças, no combate a dengue. A parceria da Câmara Municipal com o executivo e o Parlamento Jovem, vão intensificar o trabalho de conscientização e garantir que nosso objetivo de diminuir o índice de dengue em nossa comunidade seja alcançado”.

Ele ainda ressaltou a importância da participação dos agentes da Vigilância, “os agentes é quem vão distribuir os saquinhos com as sementes e explicar a população como funciona. Eles serão a ligação entre o projeto e a comunidade. Sem a colaboração dos agentes em distribuir e explicar o processo, esse trabalho não seria realizado”.

O presidente da Câmara e vereador, Giovanni Militani, apoiou o projeto desde o primeiro momento e foi o responsável por inserir o Parlamento Jovem na campanha. “Um projeto que pode ajudar a combater a dengue sem prejudicar o meio ambiente é algo que deveríamos tentar. Precisamos trabalhar mais em prol da prevenção e evitar que tenhamos no futuro alguma epidemia. Não podemos brincar com a saúde, precisamos cuidar dela”.

Mesmo com a eficácia da planta no combate ao Aedes aegypti, é preciso lembrar da importância de manter os cuidados tradicionais no controle do mosquito como: evitar água parada, manter quintais e jardins limpos e tampar caixas, tonéis e barris.

Nenhum comentário: