terça-feira, 6 de outubro de 2020

USINA HIDRELÉTRICA DO FUNIL TEM NOVA ILUMINAÇÃO

Imagem noturna da UHE Funil com a nova iluminação

A antiga iluminação externa da Usina Hidrelétrica do Funil (UHE Funil), com lâmpadas de vapor de sódio, foi substituída por uma iluminação de LED que é mais eficiente, econômica e com menos impacto ambiental

A recente substituição moderniza a iluminação da usina e irá gerar uma economia de até 3.800W de potência total do circuito externo. Para se ter uma ideia do que isso significa, seria possível iluminar cerca de 70 apartamentos populares pelo período de 8 a 10 horas por dia, como explica o eletricista Edgar Leite, que acompanhou a atividade.

“As luminárias anteriores eram de 250W de potência. As novas, de led, são de 150W. Mas por se tratar de uma tecnologia mais avançada e moderna, essas lâmpadas conseguem melhorar a iluminação e ainda geram grande economia para a empresa“.


Além dos ganhos em eficiência, a nova iluminação também reduz a quantidade de resíduos e contaminantes (mercúrio e fósforo), uma vez que cada lâmpada de vapor de sódio era também alimentada por um reator, ambos substituídos a cada necessidade de troca.

Edgar reforça ainda que um dos grandes ganhos com a troca do sistema de iluminação é a redução do risco de acidentes, “a vida útil de uma lâmpada de led é muito maior que as das lâmpadas convencionais. Isso significa menos necessidade de reposição e, consequentemente, de exposição ao risco de trabalho em altura“, conclui.


A nova iluminação poderá ainda auxiliar os trabalhos de vigilância e segurança patrimonial, contribuindo para as rondas noturnas realizadas nas proximidades do barramento.

Os trabalhos de melhoria e eficiência se estendem também para as galerias internas da hidrelétrica. As 298 luminárias das 4 galerias já foram substituídas e as lâmpadas fluorescente de 32W deram lugar às de led, com 18W de potência. A substituição refletirá em uma economia de 8.344W de potência.

“A substituição dos equipamentos por melhor tecnologia, além de representar mais eficiência energética, proporciona redução de custos de manutenção, redução de exposição aos riscos das atividades corretivas e melhores condições de circulação e vigilância das áreas da usina. Os equipamentos anteriores traziam pouca durabilidade, portanto, há um ganho acumulativo nesta melhoria“, comenta Willian Rosa, coordenador da UHE Funil.

Nenhum comentário: