Pular para o conteúdo principal

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CESUL MOSTRA EMPRESÁRIOS MAIS OTIMISTAS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021


A Educação Corporativa do Unis apresentou os resultados do Índice de Confiança do Conselho Empresarial do Sul de Minas - Regional Varginha referente ao 4º trimestre de 2020, e as perspectivas para o 1º trimestre de 2021. 

Os resultados demonstram que os empresários melhoraram seu otimismo, tanto no contexto atual como para os primeiros três meses do novo ano que se inicia. O resultado apurado torna possível compreender o contexto regional e auxiliar empresários, governos, entidades representativas e demais agentes na tomada de decisões. 

O índice apresenta a percepção dos empresários no que se refere a seis quesitos intimamente ligados ao desempenho das empresas, são eles: vendas, contratações, investimentos (considerados internos à empresa), inadimplência, segmento empresarial e economia nacional (considerados externos à empresa). 

O índice geral de confiança dos empresários do CESUL, que engloba a situação atual e futura (feito através de uma média simples), alcançou o patamar de 110,75, uma elevação de 10,25 pontos em relação à pesquisa anterior, demonstrando que o empresariado se encontra em uma situação de confiança em alta no conjunto de suas percepções e expectativas. O resultado foi o melhor para o ano de 2020. 

Com relação à situação atual, a confiança se apresenta com índice de 110,67, enquanto a confiança futura para o primeiro trimestre de 2021 encontra-se no nível de 110,83. Estes resultados mostram um empresário bastante otimista tanto no contexto atual quanto para o próximo trimestre. Comparando com a sondagem realizada no trimestre anterior, é possível verificar uma elevação de 12,67 pontos no nível atual de confiança e de 7,83 pontos na confiança futura. 

Importante destacar que é o valor mais alto para o nível atual de confiança desde o início da pesquisa em 2018, o que pode indicar que os negócios se encontram em bom nível de recuperação no pós-pandemia. No entanto, a confiança futura está bem abaixo do maior valor que já foi obtido na pesquisa (no terceiro trimestre de 2019), o que pode indicar que o empresariado ainda tem receios sobre uma recuperação mais robusta no primeiro trimestre de 2021 dadas as incertezas que a pandemia ainda apresenta. 

Por isso, como já preconizado por analistas e pela equipe econômica do governo federal, a vacinação em larga escala é fundamental para que as incertezas sejam minimizadas e as decisões empresariais tenham um horizonte mais claro para serem tomadas. 

A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.