Pular para o conteúdo principal

PM DE MEIO AMBIENTE PRENDE E AUTUA INFRATORES E DOA PESCADO À INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA


Na noite de ontem, segunda-feira, dia 5, a Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras, no Sul de Minas,  recebeu informações sobre a nefasta prática de pesca ilegal na área interditada/proibida da UHE do Funil, tendo então a equipe se deslocado para o local, e se posicionado estrategicamente par realizar a abordagem dos indivíduos que se encontravam em flagrante delito.


Assim, após realizarem a pesca ilegal, um dos autores deslocou em um veículo Fiat Uno, cor branca, e ao ser abordado, o condutor realizou uma manobra brusca e iniciou fuga, sendo então rastreado e perseguido pela equipe na viatura policial, até o momento que o autor perdeu o controle direcional e o veículo tombou na beira da estrada, e o autor evadido pela janela rumo à vegetação, sendo identificado, mas, mesmo após intenso rastreamento, não foi localizado para possível prestação de socorro e prisão.

A equipe retornou ao veículo onde foi localizado três exemplares da espécie Dourado, sendo que ao aferir o peso e tamanho, comprovou-se que um deles é de tamanho inferior ao mínimo permitido para captura em locais onde não haja proibição para atos de pesca, totalizando em 11 quilos. E ainda, um “dichavador” de drogas, contendo em seu interior pequena porção com característica e odor semelhante ao de Maconha, e também, 01 uma “Guimba” e um cigarro intacto, com conteúdo com característica e odor semelhantes ao de Maconha.

Diante da situação, foi realizado o acionamento do guincho para remoção e apreensão do veículo, e adotadas as providências do registro do REDS e lavraturas dos autos de infração.

Na mesma data, numa outra abordagem, também na região da área interditada/proibida da UHE do Funil, a mesma equipe Policial Militar de Meio Ambiente, conseguiu efetuar a abordagem de outro veículo, Fiat Uno, o qual estava sendo conduzido por um Indivíduo já conhecido pela prática de crime de pesca, e ao ser realizada busca no veículo, foram então encontrados 18 exemplares de Piapara, sendo que desses, 15 unidades estavam abaixo do tamanho mínimo para captura, havendo também, um exemplar de Dourado medindo 52 cm, logo também, abaixo do tamanho mínimo para captura, totalizando 13 quilos de pescado.

Nesse sentido, foram adotadas medidas previstas, com prisão em flagrante, apreensão do veículo e do pescado e lavratura dos respectivos autos de infração ambiental.

Em ambas as ocorrências, os pescados foram avaliados pelo serviço da vigilância Sanitária de Lavras, e atestados em condições para consumo, sendo então, doados para uma entidade filantrópica, Instituto de Recuperação Eterna Misericórdia, situada na estrada Ponte Alta, sem número, acesso pelo Bairro Novo Horizonte em Lavras (Contato: 035-3826-0068 /035-98868-8243), Local que acolhe 40 pessoas em tratamento, e que necessita de apoio e doações!

*Da assessoria da Polícia Militar de Meio Ambiente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...