Pular para o conteúdo principal

SENAC EM LAVRAS QUALIFICOU CERCA DE 1.500 PROFISSIONAIS À FRENTE DO ATENDIMENTO A PACIENTES COM COVID-19

Em parceria com os municípios, Senac promoveu mais de 200 treinamentos em todo o estado

Desde o início da pandemia, diversas práticas da área da saúde tiveram que ser transformadas e algumas inovações implementadas para adequação aos novos protocolos de prevenção e tratamento da Covid-19. Além disso, houve a necessidade de novas contratações de profissionais que tiveram que integrar equipes já instaladas nas unidades de atendimento à população.

O novo cenário e o desafio de preparar funcionários para otimizar o atendimento aos pacientes nesta nova rotina com segurança fizeram com que muitos municípios mineiros recorressem ao Senac.

O Senac é aliado no combate à pandemia e realizou, em parceria com os municípios, capacitações para mais de 5000 profissionais de saúde em todo estado entre 2020 e 2021. A unidade do Senac em Lavras ministrou treinamentos para cerca de 1500 participantes de 11 cidades. Um dos beneficiados foi a própria Prefeitura Municipal de Lavras.

Ao longo de 2020 e 2021, mais de 60 contratos firmados com os gestores municipais - cujas verbas são destinadas às cidades especificamente para o combate à pandemia - foram executados. As parcerias geraram 235 turmas, impactando 5.477 profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, além de funcionários das áreas administrativas.

A maioria dos treinamentos ocorreu de forma remota, com toda a infraestrutura já adaptada do Senac para o ensino não presencial.

Os participantes receberam conteúdos atualizados sobre a doença e seus respectivos protocolos. “Por meio da educação profissional, nesse caso voltada especificamente para os profissionais de saúde, atingimos positivamente a população, ajudando no combate à pandemia”, pontua o Gerente de Relacionamento do Senac, Daniel Pires.

Ainda segundo ele, é uma preocupação da instituição levar aos participantes um conteúdo com os protocolos que estão sendo praticados em todo estado, a fim de deixar as ações de saúde uniformes independente da região, o que é um dos desafios da área nesse período.

Cuidado 360º
Entre os temas dos workshops e palestras, estão habilidades técnicas do dia a dia e que são vitais para o bom funcionamento das unidades de saúde, como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segurança no processo de triagem, higienização dos espaços e ferramentas de trabalho e técnicas de reanimação cardiopulmonar, treinamento para situações de emergência, entre outros.

Também foram abordados tópicos voltados às habilidades comportamentais, como relacionamento interpessoal, tratamento ao público, atendimento humanizado e saúde mental dos próprios profissionais de saúde.

A imunização não ficou de fora e também foi tema de treinamento para os profissionais, que tiveram preparação sobre os imunizantes, formas de aplicação, diluição e aplicação de medicamentos.

A agente comunitária de saúde (ACS) da cidade de São José da Lapa (24km de Belo Horizonte) Adriana Breseno de Sousa participou do treinamento de Atendimento Humanizado no primeiro semestre de 2021 e aprovou a iniciativa. “Os treinamentos foram ministrados. Creio que ações deste tipo, como oferecer mais cursos e renovar o conhecimento que nós, agentes de saúde, possuímos, deveriam ser ainda mais difundidas. Isso é um grande passo para gerar mais oportunidades de mudança e aperfeiçoar o atendimento”, afirma, elogiando a metodologia de ensino.

Já, o secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, conta que, com a capacitação, os servidores da cidade puderam se inteirar de práticas de outras regiões do estado: “As capacitações foram ofertadas de forma on-line por instrutores que tiveram domínio do conteúdo e expuseram experiências de outros municípios, o que foi um diferencial. Ter momentos de qualificação e atualização como este empodera e traz mais segurança a nossa equipe, para o cuidado em saúde da população e da saúde dos próprios profissionais”, salienta.

Novas oportunidades de aprendizado
Segundo o Gerente de Relacionamento Daniel Pires, parcerias como essas, entre os municípios e o Senac para treinamentos, palestras e workshops, seguem sendo firmadas ao longo de 2021, tanto por novos interessados quanto por cidades que buscam repetir a experiência.

Para o secretário de Saúde de Ibitiúra de Minas, também no Sul de Minas, Gean Menossi, os treinamentos foram um sucesso, o que se notou pelo desempenho da cidade no combate a pandemia. “Trabalhamos muito para retardar a doença na nossa cidade, o que tem refletido nos boletins. Até pouco tempo éramos a única cidade da região a não registrar óbitos. Temos continuado com o trabalho duro, pensando em novas oportunidades de atualização para prestar o melhor serviço e sabemos que podemos contar com o Senac.”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUTORA ARTÍSTICA VARGINHENSE É CONVIDADA PELO MEC PARA ATUAR NA CRIAÇÃO DE ESCOLA NACIONAL DE HIP HOP

A Bolando Produções marcou presença na primeira reunião com representantes da cultura de todo o Brasil, desenhando a política que busca promover o sucesso escolar de estudantes negros e periféricos pelo diálogo com o Hip-Hop Na última segunda-feira (26/01), aconteceu uma reunião em Brasília organizada pelo Ministério da Educação (MEC), com representantes da cultura Hip-Hop de todos os estados e do Distrito Federal, para apresentar a proposta e debater a criação da Escola Nacional de Hip-Hop . O projeto consiste em uma política educacional que buscará promover o sucesso escolar de estudantes da educação básica, sobretudo negros e periféricos, a partir do diálogo com a cultura Hip-Hop. E para ajudar o MEC a desenhar esse projeto, a Bolando Produções foi convidada para fazer parte da mesa de debates e estruturação da Escola Nacional de Hip-Hop. Estivemos ao lado de verdadeiros líderes e precursores da cultura Hip-Hop como GOG , Renan Inquérito , Thiago Elnino e tantos outros nomes e m...

COMUNICADO AMG BRASIL

A AMG Brasil recebeu da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, na tarde desta segunda-feira, dia 10/07, a informação da recuperação dos dois equipamentos medidores de polpa furtados no último mês de junho, da sua unidade operacional localizada em Nazareno e São Tiago (região do Campo das Vertentes/MG). Tais equipamentos foram localizados em um estabelecimento comercial que atua com revenda de sucata no estado de São Paulo. Os equipamentos localizados serão encaminhados à AMG Brasil de acordo com as orientações e diretrizes de manipulação e segurança determinadas pela CNEN. A AMG Brasil já comunicou o fato à Polícia Civil de Nazareno (MG). A AMG Brasil reforça que está sendo conduzida investigação interna independente a fim que sejam apurados os fatos que deram ensejo ao furto ocorrido, e sejam adotadas medidas de melhoria e mitigação de riscos em relação aos seus processos internos de controle. Conforme já esclarecido anteriormente, tais medidores de densidade de polpa são comume...

TOMBAMENTO DE CARRETA

Tombou, agora, uma carreta de cerveja na Rodovia Fernão Dias (BR-3821), na pista sentido Belo Horizonte, no km 721, na região de Carmo da Cachoeira. A faixa da esquerda está interditada em os ambos sentidos. No momento, trânsito está fluindo sem lentidão. Motorista sem ferimentos graves. Imagens @transitofernaodias *Por Sebastião Filho