Pular para o conteúdo principal

ALFENAS É A PRIMEIRA CIDADE DO ESTADO CERTIFICADA COM O SELO PREVENÇÃO MINAS

Raio-x das dinâmicas criminais apontaram os melhores caminhos para evitar que o crime aconteça; cerimônia foi realizada durante Seminário Municipal de Prevenção à Criminalidade

Alfenas foi certificada na manhã desta terça-feira, dia 29, como a primeira cidade do estado a receber e a completar o ciclo do Programa Selo Prevenção Minas. Localizada no sul de Minas, Alfenas foi acompanhada ao longo de dois anos pela equipe técnica da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade, área pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de que fossem traçadas as dinâmicas criminais do município e elaborado um diagnóstico detalhado das especificidades do cenário da criminalidade local para que, então, fossem qualificadas as ações de prevenção para evitar que o crime aconteça.

Desde o início das atividades do Programa em Alfenas, em novembro de 2019, diversas ações foram realizadas no município, como: a instituição de uma comissão municipal de prevenção à criminalidade; o fortalecimento da rede de proteção às mulheres; o desenvolvimento de um diagnóstico de segurança pública local e o lançamento do Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade de Alfenas. Esse Plano foi construído coletivamente, por meio de parceria com as diversas instituições locais e a sociedade civil e terá vigência de 10 anos. É um marco na história da prevenção social à criminalidade de Alfenas e vem sendo implementado pela Secretaria Municipal de Defesa Social.

Durante a solenidade realizada nesta manhã, a subsecretária interina de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes, ressaltou a importância do programa inovador para o município e para o Estado. “Era preciso ter clareza de quais problemas de segurança pública estávamos tratando. Fizemos um diagnóstico que nos apontou possibilidades de trabalho. Hoje, o Plano de Prevenção à Criminalidade de Alfenas é uma realidade. Ele foi aprovado é uma lei a ser trabalhada, perseguida, e um fim a ser alcançado pelo município. Isso tudo foi feito juntamente com a comunidade civil. Não se faz política pública de cima pra baixo. A gente faz junto”.

“Não se combate violência com emoções e, sim, racionalmente”. Foi pensando assim que o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio Silva, recebeu com orgulho a certificação estadual. “O selo vem ao encontro do que penso. Estamos vivendo o melhor momento da segurança da nossa cidade. Os índices de criminalidade que temos hoje são resultados de um trabalho sério como este, realizado com a ajuda do estado. Ação de segurança é diária; feita todos os dias. Vamos reunir os programas que temos com o estado e vamos unificá-los para potencializar ainda mais o que estamos fazendo”, concluiu o chefe do executivo municipal.

Selo Prevenção Minas
O Selo Prevenção Minas atua como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção à criminalidade. É uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o Estado. Uma forma de se pensar junto com a sociedade, por meio de uma comissão de prevenção à criminalidade, ações que possam enfrentar, combater e prevenir a criminalidade, de acordo com a necessidade de cada município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...