quarta-feira, 30 de março de 2022

POÇOS DE CALDAS VAI DESENVOLVER PLANO DE TRABALHO PARA A INCLUSÃO PRODUTIVA

Iniciativa foi debatida em evento realizado pela Incubadora Social

A Incubadora Social de Poços de Caldas promoveu, na última quinta-feira, dia 24, o evento “Explorando oportunidades para potencializar a inclusão produtiva no município”, voltado para indústrias, empresas, instituições e profissionais que atuam ou possuem interesse na área de inclusão produtiva e geração de renda.

O evento visa divulgar as ações realizadas pela Incubadora Social no município; fomentar a discussão sobre inclusão produtiva; criar pontes, conectando mundos e perspectivas diferentes para promover a colaboração por meio da construção de alianças; ampliar o ecossistema da inclusão produtiva na cidade, através de novas parcerias; pensar conjuntamente sobre quem são os atores que podem contribuir nessa discussão e definir o papel de cada um na construção de um cenário mais favorável para a inclusão produtiva em Poços de Caldas.

Plano de Trabalho
No encontro, foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Incubadora Social, seu funcionamento, os resultados e as demandas do equipamento para que possíveis parceiros possam atuar junto à Incubadora. A partir do evento, serão realizadas reuniões pontuais por setor, para discutir quais são as ações a serem desenvolvidas, além da criação de uma comissão de elaboração do Plano de Trabalho para a Inclusão Produtiva, formada por diversos atores, como representantes da indústria, rede hoteleira, comércio, instituições de ensino, órgãos consultivos e órgãos públicos.

“O evento visa divulgar as ações da Incubadora Social e ampliar o número de parceiros que podem atuar junto à Incubadora, proporcionando a potencialização da inclusão produtiva no município”, informou a terapeuta ocupacional Patrícia Ávila, técnica de referência da Incubadora Social.

O vice-prefeito Júlio César de Freitas participou da abertura do evento. “Um dos nossos objetivos é mostrar a Incubadora Social, tornar público e acessível, divulgar o belíssimo trabalho que é desenvolvido neste equipamento”, destacou.

Dentro do encontro, realizado no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, foi apresentada também a parceria que está sendo desenvolvida entre o equipamento e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tendo como consultor o professor doutor José Osvaldo De Sordi, docente-pesquisador colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP) e professor do curso de Administração da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

“Para nós, essa parceria com a Incubadora Social está sendo ótima porque a Incubadora está bem estruturada e já existe um legado de 17 anos. Só tenho a agradecer pela oportunidade”, discursou o professor.

Incubadora Social
A Incubadora Social é uma iniciativa de impacto social, que promove espaços de acolhimento, capacitação e assessoria visando a inclusão produtiva, empreendedorismo, empoderamento, independência e autonomia pessoal e financeira do público atendido. 

“Esse trabalho desenvolvido em parceria com a universidade nos ampliou o olhar sobre as possibilidades de ação da Incubadora no município. Desde 2018, tenho acompanhado de perto o trabalho e tenho visto um crescente aumento e valorização”, avaliou a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Andréia Achel.

O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, que cumpria agenda oficial em Brasília, participou da abertura do evento de forma remota e convidou todos os presentes para que possam somar esforços junto à Incubadora Social. “Que os presentes possam fomentar, fazer com que outras pessoas possam colaborar conosco, participar desse grande trabalho junto à Incubadora Social. Venha fazer parte dessa causa você também”, convidou.

Nenhum comentário: