Pular para o conteúdo principal

ENSINO MUSICAL É OFERTADO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAVRAS

Crianças participantes do projeto

A música, com seus benefícios para a saúde física e mental, tem sido o principal foco dos projetos de extensão vinculados à Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Conduzidos pelo maestro Daniel Paes de Barros, o “Musiquês” e o “Música por todos os Cantos” oferecem a crianças e adolescentes a educação musical, contribuindo com a construção de competências musicais e extramusicais, além de desenvolver a concentração, a linguagem e outras habilidades.

De acordo com o maestro Paes de Barros, “a ideia dos projetos sempre foi aproximar, de maneira mais consistente e regular, o Centro de Cultura da população, já que a música faz parte da formação do indivíduo, como qualquer outra disciplina”.

O Projeto Musiquês é realizado em parceria com o Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA), dando a oportunidade para que as crianças de três a seis anos que frequentam a escola tenham contato com a linguagem musical. A ideia do projeto surgiu em 2018, a partir de um concerto de final de ano realizado com as crianças. Durante a pandemia, vídeos foram produzidos e enviados aos pequenos para que mantivessem o contato com a música. Neste ano, o Musiquês voltou ao calendário escolar de forma presencial. A coordenação é feita conjuntamente com a professora do Nedi Danuza Lima, e apoiado pelos bolsistas José Carlos Festucci e Maria Eduarda Goulart.

As aulas são realizadas uma vez por semana, com cada turma, no Centro de Cultura. O repertório é formado por cirandas e canções da música popular brasileira, ensinadas e cantadas com o acompanhamento do piano. A professora do Ensino Infantil do Nedi Ana Paula Coelho Silva conta que é uma grande alegria para as crianças quando chega o dia do projeto: “Eles gostam muito, cantam as músicas, chegam aqui sabendo e isso incentiva muito a memória, o ritmo e auxilia na aprendizagem deles”.

Com adolescentes, recentemente tiveram início as atividades do projeto “Música por todos os Cantos”: aulas gratuitas de violino para alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais de Lavras. As aulas são ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, também no Centro de Cultura da UFLA. Por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais, os jovens aprendizes, com idade entre 14 e 18 anos, aprendem a tocar com a ajuda dos estudantes bolsistas da UFLA: Carlos Santana, Daniel Friedrich, Lucas Rocha e Victoria Said, sob a orientação do maestro. De acordo com o regente, aprender música abre as portas para o mundo: “o estudo da música envolve também conhecer outras culturas e idiomas, e isso te traz uma bagagem. A adolescência é um momento interessante para isso, porque você vai escolher uma profissão em breve, e é possível vislumbrar possibilidades além das que podemos imaginar inicialmente”, comenta.ufla na comunidade 900 2

Para a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Cristiano de Souza, Isabel da Costa, o projeto é muito relevante para o alcance do plano escolar de chegar em 2024 com todas as turmas em tempo integral, possibilitando mais uma parceria para uma educação focada no desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo o protagonismo juvenil, a solidariedade e a autonomia. “Pensando em uma proposta pedagógica multidimensional conectada à realidade dos estudantes e no desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, buscamos constantemente parcerias com a Universidade”, disse. Já a diretora, Maria de Lourdes Gianassi Alvarenga, incentiva e viabiliza a participação da escola em diferentes espaços e busca parcerias. “Estamos muito contentes com a participação dos nossos estudantes e desejamos, em breve, assistir a um concerto com a participação deles na Orquestra de Cordas da UFLA”.

Experiência única
Além de proporcionar aprendizado e desenvolvimento artístico, os projetos de extensão em música são uma experiência única, que é levada pela vida toda. Para o egresso do curso de Medicina Veterinária Marlon Guimarães Barros Filho, que atuou como bolsista da Orquestra de Cordas da UFLA, essa experiência foi mais além, já que atuar como bolsista de extensão da orquestra foi um critério de desempate para uma vaga de emprego em uma empresa multinacional. “Tocar em uma orquestra é um dos maiores exemplos de atividade em grupo e o mercado de trabalho hoje em dia busca pessoas com esse perfil, sendo inclusive um diferencial na decisão de contratação. Foi o que aconteceu comigo: fui selecionado por ter o perfil de grupo, e a orquestra foi o meu maior exemplo desse potencial. Sou muito grato por essa experiência”, comenta.

Outros projetos do Centro de Cultura da UFLA
O Musiquês e o Música por todos os Cantos integram o Programa Institucional de Música. Além desses projetos, também funcionam no Centro de Cultura o Coral Vozes do Campus, o Grupo Canto das Nascentes, o Madrigal UFLA, a Orquestra de Cordas da UFLA e as Oficinas de Música.

A Coordenadoria de Cultura da UFLA tem como finalidade apoiar iniciativas para a realização de eventos artísticos, bem como planejar e executar a integração entre os segmentos da comunidade por meio da promoção das artes cênicas, musicais e visuais, dentro e fora da UFLA. Sobre os projetos vinculados à música, mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail musica@ufla.br, ou pelo telefone (35) 3829-1585. As atividades também poderão ser acompanhadas pelo Instagram do Programa Institucional de Música, o @musicanocentrodecultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

PREFEITO SANCIONA LEI DO SILÊNCIO EM LAVRAS

Até gritos de pessoas e barulhos de animais serão enquadrados como perturbação do sossego Lei sancionada por Cherem passa a vigorar a partir do dia 15 de março O prefeito de Lavras, no Sul de Minas, José Cherem (PSD), sancionou a Lei nº 4393, que dispõe sobre a perturbação do sossego.  A nova legislação é fruto do Projeto de Lei (PL) nº 4.393, de autoria dos vereadores Coronel Claret (PSD) e Marcos Possato (PSDC) e recebeu emendas da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara local. O PL 06/2017 foi protocolado no dia 19 de janeiro deste ano na Câmara Municipal e teve tramitação rápida devido ao forte lobby de um pequeno grupo de moradores de classe média alta de uma região da cidade, interessados diretamente na rotina de um grupo de repúblicas. Já no dia 30 de janeiro o projeto foi votado por unanimidade pelos parlamentares lavrenses. De uma pequena parcela interessada em sua aprovação, agora sancionado o projeto passa a afetar toda a sociedade lavrense. A ...

NOTA À IMPRENSA

A Cemig informa que os desligamentos de curta duração (piques de energia) percebidos em Ribeirão Vermelho e em alguns bairros de Lavras na noite desta terça-feira (22), foram decorrentes de manobras operativas para remanejamento temporário de cargas entre circuitos, devido a uma intervenção emergencial na rede de energia que abastece parte da cidade. Os piques de energia também aconteceram após a conclusão dos serviços, durante as manobras para retornar o sistema elétrico à sua configuração original. A companhia esclarece que, embora os piques de energia causem incômodo, foram imprescindíveis para evitar uma interrupção do fornecimento de energia de maior duração, que traria mais prejuízos à população. A Cemig destaca que estão previstos investimentos na modernização da subestação de energia instalada na cidade de Lavras. As obras, que serão iniciadas na próxima semana, trarão ganhos significativos à melhoria do sistema elétrico na região.