Pular para o conteúdo principal

REITOR DA UFJF ANUNCIA REDUÇÃO DRÁSTICA NA PREVISÃO DE DÉFICIT DA INSTITUIÇÃO


Na reunião do Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do último dia 10, o reitor Marcus David informou aos conselheiros que, em um grande esforço coletivo, a UFJF conseguiu organizar receitas e despesas e reduziu a previsão de déficit, que era de mais de seis milhões, para 200 mil reais, valor que já foi plenamente absorvido pela instituição neste início de ano.

Quanto ao orçamento 2023 da UFJF, Marcus David espera poder, em breve, convocar o Consu para discutir como deverá ser executado. No momento, a Universidade aguarda a liberação do orçamento pelo MEC.

Na pauta da reunião ordinária de fevereiro também foi apresentado o Relatório Anual de Atividades de Auditoria, referente ao ano de 2022. Esta apresentação anual, é exigência legal prevista na IN CGU n.° 5/2021. Quanto à substituição de membro do Conselho Superior junto à Comissão Permanente para Gestão de Proteção de Dados Pessoais da UFJF, foi aprovado o nome da professora Michele Pereira Netto, (representante do Congrad junto ao Consu) para compor a comissão.

Os conselheiros também aprovaram a solicitação de alteração do organograma da UFJF, com a transferência do Escritório de Processos da Proplan e sua vinculação direta à Reitoria, passando a se chamar “ Escritório de Governança em Processos, Riscos e Integridade”. O setor passa assim, a ser responsável por ações de governança e monitoramento de riscos e de integridade que, antes, estavam sob os cuidados da Diretoria de Integridade e Controle Institucional. Com as alterações, esta diretoria fica responsável apenas pelas ações de correição e controle institucional e terá o nome também alterado para “Diretoria de Controle Institucional”.

Foi também aprovada a proposta de alteração do Regimento da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Após a leitura do parecer e das discussões no plenário, a proposta foi ajustada, com a manutenção da representação discente e correções em alguns itens, para atender à legislação e a questões formais internas.

Por fim, os conselheiros presentes, após a análise, recusaram um recurso contra indeferimento de matrícula – por análise socioeconômica – de candidato a vaga pela política de cotas por renda. Também foi recusado, pelo plenário, recurso em última instância em face de cancelamento de matrícula por irregularidades no ingresso de candidato por grupo de reserva de vagas para negros (pretos e pardos) e indígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCIMENTO ORDENADO

São célebres e recorrentes exemplos de cidades que, ao experimentar ciclos duradouros de crescimento, deixaram de lado o planejamento urbano e viram parte dos avanços conquistados se converter em degradação.    Para fugir desse indesejável efeito colateral do desenvolvimento, Pouso Alegre, no Sul de Minas, se dedica à modernização das leis que regimentam o uso, a ocupação do solo e a disposição urbana em todas as suas dimensões. Não se trata de uma discussão trivial. Até o final de 2013, ao menos quatro projetos de leis foram elaborados pelo Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores com a missão de estabelecer as regras fundamentais sobre as quais será baseada a expansão urbana da cidade pelas próximas décadas, quando sua população pode triplicar, se aproximando de 500 mil habitantes. O conjunto de leis moderniza e complementa o Plano Diretor Municipal, estabelecendo critérios a serem observados na construção e disposição de imóveis, conforme sua localização e fi...

GRANA NO CAIXA

Entre julho e setembro deste ano de 2023, os municípios receberam um valor menor de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa redução foi por conta da redução do ICMS dos combustíveis feita na gestão do ex-presidente Bolsonaro. Para compensar essas perdas que atingiram negativamente as receitas dos municípios brasileiros, o Governo Lula está repassando R$ 4 bilhões para os municípios brasileiros. Com isso, o município de Lavras acaba de receber mais de 1,9 milhões de reais para cobrir essas perdas e manter os recursos da prefeitura sem prejuízo. 

BELEZAS DO CAMPUS

Se você já caminhou pelo campus da UFLA e olhou para o alto, provavelmente se deparou com esse incrível símbolo da biodiversidade brasileira: o tucano. Com seu longo bico alaranjado e plumagem preta, ele chama atenção por sua beleza e importância ecológica. No entanto, não se engane: apesar de ser encantador, o tucano é considerado um animal silvestre e predador. Os tucanos costumam viver em pares ou em bandos de até duas dezenas, deslocando-se em fila indiana durante o voo. Eles são considerados onívoros e sua alimentação é variada. Apesar de uma dieta majoritariamente composta por frutas e insetos, eles também se alimentam de ovos, filhotes de outras aves e pequenos vertebrados, revelando uma notável adaptabilidade alimentar. É fundamental destacarmos o importante papel que essas aves desempenham na natureza. Ao espalharem sementes durante seus voos, elas promovem a regeneração das florestas. Isso reforça a importância de sua preservação e a necessidade de combater a comercialização ...